A empresa Pólux Engenharia venceu a concorrência para prestar serviços de consultoria técnica para no projeto de fabricação de 44 trens novos para o Metrô de São Paulo.
Com uma proposta de R$ 19,4 milhões, a Pólux ficou à frente dos consórcios Tekhnites-Modera (R$ 23,2 milhões), TÜV Rheiland-Sondotécnica (R$ 31,6 milhões) e Gerenciaonamento EPM (R$ 32 milhões).
A vencedora, no entanto, terá que prover uma garantia adicional no valor de R$ 1,6 milhão por questões de exequibilidade da proposta.
Os relatórios de análises comercial, técnica, financeira e o parecer jurídico confirmara a Pólux como apta a assinar contrato, o que deve ocorrer em breve caso não haja recurso das demais participantes.
O trabalho da Pólux envolve acompanhar o projeto e fabricação das composições da Frota R, que irão reforçar as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô.
A produção ficará a cargo da chinesa CRRC, que derrotou a Alstom em pregão ocorrido em dezembro.
Dos 44 trens, 22 serão usados para permitir a extensão da Linha 2-Verde até Penha. Eles terão características como passagem livre entre os carros, paineis em LED, ausência de cabine de comando e operação totalmente automatizadao (nível GoA4).