Metrô pede licença ambiental prévia da Linha 20-Rosa enquanto ainda traça plano para tirá-la do papel

Companhia solicitou autorização à Cetesb não apenas do ramal que ligará a região da Lapa ao ABC como também da extensão da Linha 2-Verde em Guarulhos
Linha 20-Rosa deverá ter 33 km de extensão e 24 estações (Jean Carlos)

Enquanto o governo ainda não possui mesmo um plano sobre como tirá-la do papel, o Metrô de São Paulo solicitou à Cetesb, companhia ambiental do estado, a licença prévia da Linha 20-Rosa.

A informação foi divulgada pela Cetesb nesta sexta-feira (14) e abre um prazo de 45 dias para que qualquer interessado possa se manifestar. Na mesma publicação no Diário Oficial, a empresa também revelou que o Metrô solicitou o mesmo documento para a extensão da Linha 2-Verde entre as futuras estações Fernão Dias e Dutra, que já teve as obras contratadas, mas ainda depende das desapropriações e outros projetos.

Vale explicar que existem diversas licenças ambientais, necessárias para etapas distintas de um projeto. A licença prévia é a primeira delas e tem como objetivo aprovar a localização e concepção do empreendimento.

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Ou seja, é emitida quando o projeto se encontra na fase preliminar do planejamento, “atestando a sua viabilidade ambiental, estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação”, como explica o Ministério do Meio Ambiente.

O início das obras de fato só ocorre após a emissão da licença ambiental de instalação, que prevê a autorização dos canteiros e atividades relacionadas. Por fim, há a licença ambiental de operação, focada em permitir que o empreendimento comece a funcionar. Além delas, existem outras variações que envolvem as mesmas situações.

Mapa de estações provisório da Linha 20-Rosa (CMSP)

Linha 19 ou Linha 20?

Embora o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) insista em dizer que pretende tirar do papel tanto a Linha 19-Celeste, mais adiantada, quanto a Linha 20-Rosa, mais cara, informações internas apontam que uma das duas terá prioridade neste mandato.

A Linha 19, que ligará Guarulhos ao centro de São Paulo já possui projeto funcional aprovado e está com o projeto básico em andamento enquanto a Linha 20 conta com o anteprojeto de engenharia e estudos ambientais sendo realizados. Além disso, o ramal “Rosa” teve uma consultoria contratada para estudar a modelagem comercial do projeto, a fim de potencializar sua concessão.

Em documento a que teve acesso este site, o governo cita a escolha entre “Linhas 19 ou 20 e/ ou desestatização + extensão Linha 2 + investimentos Linha 15 (a ser estudado, de acordo com evolução de investimentos em andamento)”.

Com 24 estações planejadas, a Linha 20-Rosa deve ter sua implantação dividida em duas fases, a primeira entre Santa Marina e Abraão de Morais, e a segunda, a partir desta estação até Santo André.

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3 comments
  1. O governo pode falar o que quiser, mas neste mandato, nenhuma das duas linhas vai sair do papel. Os projetos levam tempo, há prazos a serem cumpridos, não se tira estudos assim do dia pra noite.
    E os recursos disponíveis também são limitados, já há várias obras de expansão em andamento, que devem ser finalizadas primeiro, pra depois se priorizar essas novas linhas.

  2. Essa linha vai somente até a estação Saúde, depois disso, a Metra vai colocar mais um ótimo BRT, porque o ABC Paulista precisa de metrô?

  3. Esse governo ainda vai fazer a maior BURRADA da história de expansão metroviária, que será avançar com a expansão da Linha 2 para Guarulhos sem sequer ao menos começar a construir a Linha 19.

    Se isso acontecer, pode fechar, no horário de pico, todas as estações entre Aricanduva e Imigrantes da Linha 2, e torná-la expressa neste trecho, já que ninguém vai conseguir mais mesmo entrar em trem nenhum! Então, para que perder tempo parando em tanta estação, não é mesmo?! No máximo, faz uma parada em Tamanduateí, para quem precisar ir para o ABC.

    Fui irônico acima, mas na prática, infelizmente, será por aí mesmo.
    É no mínimo lamentável.

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