O Metrô de São Paulo mantém em seu plano de longo prazo a construção de novas linhas para atender a diversas regiões de São Paulo e também da Região Metropolitana. Um dos ramais mais frequentemente citados nos últimos anos é a Linha 22-Marrom (ex-Bordô) que ligará a Zona Oeste de São Paulo, passando por Osasco até atingir o município de Cotia.
Em entrevista concedida à ABIFER, o diretor de engenharia e planejamento do Metrô de São Paulo, Paulo Meca, foi questionado a respeito do uso do Veículo Leve sobre Trilhos, conhecido pela pela sigla VLT. Dentro desta esfera, Meca traçou importantes questões que norteiam a possibilidade de estudos para a adoção do modal em projetos da companhia.
A Linha 22 foi citada como um exemplo de ramal que poderia ser complementado com um VLT. O projeto funcional do ramal foi concebido levando em consideração uma linha de metrô convencional e predominantemente subterrânea.
Em sua explanação, o diretor menciona fatores financeiros como o CAPEX e OPEX que, em suma, retratam os custos para implantação e operação da linha, respectivamente. Os dados de demanda estimada, quando atrelados ao investimento necessário à construção do trecho, devem estar equilibrados de forma que o projeto seja economicamente viável.
Um dos fatores que pode corroborar com a adoção do VLT é a capacidade de transporte no horário de pico. Dentre as principais características da Linha 22-Marrom delineadas em seu projeto funcional, estima-se que 36 mil passageiros utilizem o ramal nos períodos de maior movimentação. Tal capacidade de transporte pode ser considerada adequada para a implantação de um VLT com grande movimentação.
Meca, no entanto, cita durante a entrevista uma possível implantação com dois modais, sendo o VLT utilizado a partir de Cotia e o metrô subterrâneo no trecho final, já dentro da capital paulista. “Estamos pensando em de repente algum outro modal compor de tal forma que a gente consiga viabilizar um menor custo e consiga atender adequadamente a demanda”, explicou.
Uma das alternativas que foi estudada para a Linha 22 foi o monotrilho. Apesar de muito criticado, o modal pode se apresentar como uma solução viável em muitas situações, haja vista sua rápida implantação e baixo custo. Entretanto o monotrilho, nesta situação específica, não seria bem conjugado ao traçado levando em consideração o sistema viário existente.
Dependendo do tipo de implantação e formato do modal é possível cogitar a adoção de um metrô leve, uma evolução do VLT que conta com estruturas de maior porte e segregação total das vias. Fato é, a Linha 22-Marrom ainda está no radar do Metrô de São Paulo e seu projeto deverá ser mais aprofundado antes da concepção de um anteprojeto de engenharia.
Legal que pelo menos ainda será trem, apesar de Monotrilho ser bem superior à VLT.
Agora fica a pergunta (que os mais atentos já sabem a resposta), por quê a Linha 18 – Bronze não virou VLT (nem se quer tentaram) ao invés de BRT?
A metra tem a resposta pra sua pergunta
Interesses sujos meu amigo, esse lixo de BRT já estava acordado entre Doria e Metra antes mesmo deste sujeito ser eleito.
O ideal seria todas as linhas de BRT virarem VLT ou monotrilho mas Doriana é escr0t0 demais pra isso.
Na reportagem diz sobre o monotrilho:
“…o modal pode se apresentar como uma solução viável em muitas situações, haja vista sua rápida implantação e baixo custo.”
Não para gestão PSDB kkkkkkk!
O ideal seria metrô ou trem metropolitano, mas se vir VLT é muito melhor que ônibus!
VLT é um passo para BRT.
exatamente
Se o grupo vida e V.O. fizerem as jogadas certas, conseguem mudar facinho o cenário e dar “justificativas técnicas” para a mudança
19 estações em 26 km?
Melhor maneira de gastar dinheiro público
Dinheiro muito mal gasto, indo para o ralo
Eu moro na região da Raposo Tavares e na minha opinião, um VLT ou um monotrilho não conseguiriam dar conta da demanda. Acho melhor o Metrô refazer todos esses estudos aí, e outra coisa, se o governo não tem grana para fazer a implantação, faz como a linha 20 será feita, faz uma dinamização dos lucros e entrega o projeto pra iniciativa privada construir com empreendimentos anexos.
Dariam sim. Você tá pensando no assunto como alguém que sai e volta no horário de pico.
Sim, pela manhã no pico o fluxo de pessoas Cotia > São Paulo é muito grande, assim como de tarde no pico o contrário também.
Mas no resto do dia, das 19H que o Metrô passa aberto, o fluxo seria pendular 50% do tempo . Assim como na Zona Leste, a maior parte do dia os trens vão estar operando abaixo da capacidade.
Se isso já é prejudicial em um trem menor, como Monotrilho ou VLT, num trem pesado é inviável.
Faz tempo que vc não usa a linha vermelha em horário de suposto vale né?
Aquela inhaca é cheia o dia todo