O Metrô de São Paulo estabeleceu uma meta ousada de investimentos em expansão e modernização de suas linhas. A companhia pretende concluir 2023 empregando nada menos que R$ 5,64 bilhões em projetos como as linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro, além de modernização dos ramais mais antigos como as linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
Trata-se de uma previsão 60% mais alta que a feita para 2022, quando o Metrô havia programado investir R$ 3,5 bilhões na expansão do sistema, valor bem superior ao de anos anteriores, quando a meta girava em torno de R$ 2 bilhões.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Mas apesar do plano ambicioso, a realidade tem sido dura com a companhia. Em geral, o executado tem ficado pouco acima de metade do previsto, como no ano passado, quando foram empregados 2,1 bilhões nas obras e projetos, ou 60% do estipulado há um ano.
Ano | Previsto | Realizado |
---|---|---|
2023 | R$ 5,6 bilhões | R$ 334 milhões* |
2022 | R$ 3,5 bilhões | R$ 2,1 bilhões |
2021 | R$ 2,7 bilhões | R$ 1,53 bilhão |
2020 | R$ 2 bilhões | R$ 1 bilhão |
2019 | R$ 2,1 bilhões | R$ 1,2 bilhão |
* Até janeiro
Em 2022, a “culpada” foi conhecida, a Linha 17-Ouro, monotrilho que ligará o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda em sua fase “prioritária”. Fruto de erros de planejamento e com diversos problemas com contratados, o ramal está aquém do cronograma há anos e isso se reflete nas metas frustradas ano após ano.
Linha 2-Verde com quase metade dos recursos
Em 2023, a situação da Linha 17 pode se repetir. O Metrô prevê investir quase R$ 1,1 bilhão no projeto, mas o gasto realizado em janeiro já demonstra que essa meta será complicada: apenas R$ 48 milhões foram de fato usados, ou 4% do previsto.
Já a extensão da Linha 2-Verde até Penha continua a ser de longe o principal projeto de expansão da companhia. Com oito estações, o novo trecho deve receber R$ 2,7 bilhões, dos quais R$ 223 milhões (8%) já foram repassados em janeiro.
Outro projeto relevante é a expansão da Linha 15-Prata, com previsão de investimento de R$ 492 milhões. A Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos ao centro da capital, pretende utilizar R$ 252 milhões no avanço dos estudos e projetos para sua implantação, ainda pendente de uma licitação de obras civis.
Outros quase R$ 300 milhões farão parte dos demais projetos de expansão, como as linhas 16-Violeta, 20-Rosa e 22-Marrom. O Metrô pretende aplicar ainda R$ 543 milhões na modernização das linhas 1, 2 e 3, incluindo as portas de plataforma e o sistema de controle CBTC.
Expansão | Previsto 2023 | Realizado até janeiro | Porcentagem |
---|---|---|---|
Linha 2-Verde – Expansão ( Vila Prudente – Dutra) | R$ 2.737.547.000,00 | R$ 223.106.000,00 | 8,1% |
Linha 4-Amarela – Fase Ii (Vila Sônia – Luz) | R$ 118.435.000,00 | R$ 953.000,00 | 0,8% |
Linha 5-Lilás – (Largo 13 – Chácara Klabin) | R$ 121.971.000,00 | R$ 3.289.000,00 | 2,7% |
Linha 15-Prata – (Ipiranga – Cidade Tiradentes) | R$ 491.682.000,00 | R$ 33.856.000,00 | 6,9% |
Linha 17-Ouro – ( Jabaquara – São Paulo – Morumbi) | R$ 1.078.371.000,00 | R$ 47.538.000,00 | 4,4% |
Linha 19-Celeste – ( Trecho Praça Bandeira – Guarulhos) | R$ 252.015.000,00 | R$ 7.516.000,00 | 3,0% |
Elaboração De Projetos Para Expansão Da Rede Metroviária | R$ 298.067.000,00 | R$ 3.253.000,00 | 1,1% |
Modernização | Previsto 2023 | Realizado até janeiro | Porcentagem |
Linha 1 – Azul | R$ 24.698.000,00 | R$ 557.000,00 | 2,3% |
Linha 2 – Verde | R$ 14.290.000,00 | R$ 73.000,00 | 0,5% |
Linha 3 – Vermelha | R$ 54.187.000,00 | R$ 5.837.000,00 | 10,8% |
Operação Das Linhas Metroviárias | R$ 325.404.000,00 | R$ 7.849.000,00 | 2,4% |
Portas De Plataforma | R$ 124.745.000,00 | R$ – | |
Total | R$ 5.641.412.000,00 | R$ 333.827.000,00 | 5,9% |
* Fonte: Metrô
Nossa, ainda tem pendência na questão da Linha 5 e da Lihha 4? O que é de tão volumoso que represente quase 250 milhões do Orçamento do Metrô? Acho que a única certeza é a linha 17…que não vai gastar tudo isso por conta da situação da construcao.
Pensei exatamente a mesma coisa! Linhas 4 e 5 ainda consomem muita grana!
Ou seja, tem dinheiro, mas não consegue usar. Motivo? Excesso de burrocracias que um Estado inchado causa, fora o judiciário com suas paralisações se metendo onde não deve
O que ainda tem pra ser feitos nas Linhas 4 e 5?
A maior máquina administrativa de se perder dinheiro no planeta: menor de São Paulo.
Vocês poderiam fazer um texto informando sobre os problemas da linha 17 Ouro, mencionados acima.
Esses valores da L4 e L5 são os pagamentos dos financiamentos, as obras acabaram, mas ficaram os boletos pra serem quitados.