Metrô prorroga prazo de obras da Linha 2-Verde entre as estações Aricanduva e Penha

Contrato do Lote 6 também contempla a construção de estações até Tiquatira. O valor da obra subiu para R$ 706 milhões
Estação Penha (Jean Carlos)
Estação Penha (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo publicou nesta terça-feira (28) o terceiro termo aditivo para o Lote 6 das obras de construção e implantação da extensão da Linha 2-Verde. O acréscimo inclui aumento de valores, prazos e alterações de empresas.

O Lote 6 das obras de expansão da Linha 2-Verde até Dutra corresponde ao trecho entre as futuras estações Aricanduva e Tiquatira. As obras estão sendo realizadas pelo consórcio Cetenco-Acciona-Ferreira Guedes.

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A primeira alteração no aditivo é o nome da razão social de uma das empresas. A Construtora Ferreira Guedes S.A. agora atende pelo nome de Agis Construção S.A.. O consórcio passa a ser referido como Cetenco-Acciona-Agis.

Construção da vala da estação Penha (Jean Carlos)
Construção da vala da estação Penha (Jean Carlos)

Foram adicionados R$ 4,4 milhões às obras que, somados ao montante existente, resultam em R$ 706,8 milhões para a realização das obras entre as estações Aricanduva e Tiquatira.

Houve também acréscimo no prazo para a execução dos serviços do Lote 6. O período anterior tinha como limite a data de 26/06/2025. Com o aditamento o prazo para conclusão das obras é de 31/07/2026. O final do contrato, também aditado, está previsto para 28/02/2027

Escavadeira retirando solo da futura estação Penha (Jean Carlos)
Escavadeira retirando solo da futura estação Penha (Jean Carlos)

As obras da Linha 2-Verde até Penha tem evoluído em ritmo satisfatório e, desde o começo das obras, não houve qualquer indicativo de interrupções nos serviços.

Em breve estará chegando ao Brasil a tuneladora que realizará a abertura dos túneis por onde deverão correr os trens deste novo trecho. A previsão é de que o navio que a transporta aporte em Santos a partir de maio.

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    1. Nobre, se tiver de fato o atraso quem merece a responsabilidade é a associção de moradores da região no complexo rapadura no qual judicializou a questão ambiental e levaram mais de 10 meses no desfecho da situação.
      O Gov. anterior no qual é virtuoso e foi injustiçado era o defensor para solucionar essa questão envolver a morasidade.

  1. A despeito do bom rirmo das obras, o pior é esperar praticamente o mesmo tempo para terminar até Penha para entregar 4 estações só (de Orfanato a Vila Formosa). Até a Linha 6 inteira vai ser entregue antes.

    O trecho até Vila Formosa poderia ser concluído em no máximo 4 anos se realmente houvesse um bom planejamento neste sentido.

    Como exemplo, as estações Vila Prudente e Tamanduateí, ambas da Linha 2, não levaram nem 2 anos e meio para serem abertas à população desde o início de suas obras na época.

    1. “O trecho até Vila Formosa poderia ser concluído em no máximo 4 anos se realmente houvesse um bom planejamento neste sentido.”

      * Obs.: no máximo 4 anos a contar do início das obras; ou seja, poderia ser concluído já no início de 2024.

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