O Metrô publicou nesta semana em seu canal no Youtube novos vídeos que mostram o andamento das obras da Linha 15-Prata e 17-Ouro, ambas por monotrilho.
O vídeo da Linha 15 mostra as obras da futura estação Jardim Colonial que deve ser inaugurada neste ano, adicionando 1,8 km ao ramal. Quando inaugurada, são esperados por dia 41 mil passageiros na parada. A 11ª estação da linha prata ficará pronta com cerca de dois anos de obras e assim poderemos constatar que obras de monotrilho são mais rápidas que de metrô convencional.
Além de Jardim Colonial, o Metrô também está ampliando as vias da Linha 15 nas duas pontas a fim de instalar novos aparelhos de mudança de via. Durante 2021, o ramal poderá ver suas obras serem ampliadas em mais duas estações caso a licitação em curso atualmente não sofra atrasos.
Retomada das obras
Por outro lado, o vídeo publicado referente à Linha 17-Ouro ainda mostra canteiros parados, num projeto que vem se arrastando há quase 10 anos para um trecho de somente de 7,7 km.
As obras, no entanto, foram retomadas nos últimos dias graças ao novo contrato com a Coesa Engenharia, que foi assinado no mês passado. Segundoo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o ramal deverá ser entregue em dezembro de 2022, uma meta apertada.
Em paralelo, está em andamento o contrato com a BYD que prevê a fabricação dos trens, portas de plataforma e sistema elétrico da linha. Recentemente, tanto o secretário quanto o governador, fizeram uma reunião com a empresa (leia aqui).
A única estação, praticamente pronta é Morumbi, que fará ligação com a Linha 9-Esmeralda, da CPTM.
Com uma verba de quase R$ 200 milhões para propaganda, não me surpreende.
Afinal, o PSDB precisa preparar o terreno para 2022, não é mesmo? E qual o melhor jeito que usando canteiros de obra e demagogia para isto?
É muito foguetório para pouca obra. O político brasileiro é um ladrão insaciável. Quanto mais tempo leva, mais dinheiro público vai pelo ralo.