Apesar da atual falta de celeridade nas obras das estações da Linha 17-Ouro, avançam na China a construção dos demais sistemas de apoio e também do material rodante.
A BYD é a empresa responsável pelo desenvolvimento de boa parte da infraestrutura da Linha 17. Dentre os equipamentos que estão sendo produzidos estão as “Platform Screen Doors (PSD)”, ou portas de plataforma.
As atuais restrições impostas pela pandemia de COVID-19 no país asiático impedem a realização das inspeções e testes por parte do Metrô seja realizada de forma presencial. Tendo em vista este cenário uma nova metodologia de inspeções está sendo realizada.
Através do monitoramento remoto, as equipes do Metrô podem realizar as aferições necessárias para a liberação dos equipamentos. Um engenheiro de uma empresa especializada realiza as inspeções e reporta as informações diretamente aos técnicos do Metrô. Também são realizadas verificações em tempo real.
Outra etapa de destaque são os testes mecânicos que tem como objetivo a avaliação dos principais componentes das portas de plataforma após uma exaustiva sessão de funcionamento. Serão necessários 1 milhão de ciclos (abertura e fechamento) de portas para concluir a avaliação.
Além disso, são também realizados testes em outra localidade, os testes elétricos das PSDs. Caso os equipamentos sejam aprovados, o Metrô poderá liberar a fabricação dos demais equipamentos que deverão ser implantados nas oito estações da Linha 17-Ouro.
Após essa etapa, as portas de plataforma serão enviadas ao Brasil por navio.
Pelo menos a BYD está fazendo um bom trabalho. Pq se depender desse consórcio que bota meia dúzia de operários nas obras das estações, não inaugura nunca.
Correção: PSD: Platform Screen Doors
Oi Bruno, obrigado pelo alerta. Acabamos de corrigir, abraços!