O Metrô de São Paulo relançou a licitação de obras civis para adequação viária da Avenida Ragueb Chohfi, com objetivo de implantar a extensão da Linha 15-Prata. O certame havia sido lançado originalmente em setembro do ano passado e teve como único interessado o Consórcio Expresso Ragueb (Álya Construtora e Coesa Construção e Montagens).
No entanto, o consórcio pediu R$ 250 milhões para executar o serviço, que inclui ainda adaptações do viário no entorno da estação Oratório e baia de regulagem na estação São Mateus. O Metrô considerou o valor elevado, 33% acima do orçado pela empresa e desclassificou a proposta.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O Expresso Ragueb então entrou com recurso administrativo, alegando que fez um “estudo aprofundado” e que sua proposta era “minuciosa”, argumentos que o Metrô desconsiderou já que a companhia não é obrigada a aceitar um valor acima do orçamento estimado.
A Álya e a Coesa são empresas que surgiram das mudanças por que passaram as construtoras Queiroz Galvão e OAS. Elas estão à frente do Consórcio Expresso Monotrilho Leste, que implantou as vias e sistemas da Linha 15 e que têm apresentado vários problemas nos últimos anos.
O grupo também assinou contrato para executar a construção da estação Ipiranga da Linha 15 após vencer um recurso administrativo movido pelas concorrentes.
A nova tentativa de licitar o serviço terá a sessão pública de entrega de propostas em 25 de julho. A readequação da Avenida Ragueb Chohfi é necessária para que ela seja alargada e ganhe um canteiro central, onde serão implantadas as vias do monotrilho.
O trecho já está em construção, incluindo as estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego.
Esse trecho onde farão o alargamento tem muito trânsito, deveriam aumentar uma faixa nos dois sentido
Quantos mais faixas para veículos, mais se incentiva seu uso. Tem que deixar como está para incentivar a usar o transporte público, seja nos ônibus , em sua faixa a esquerda, seja no monotrilho, quando inaugurar, além da ciclovia.
Mas ela é a principal avenida da região, pra ir para qualquer lugar é necessário passar por ela, seja para a Av. Aricanduva ou a Av Jacu-Pêssego, tem dias q vc fica horas ali naquele trecho por conta do trânsito, e não da pra depender apenas do transporte público
Os ônibus circularão à direita, igual é na Sapopemba/Anhaia Melo (lembrando que há projeto de um BRT da Aricanduva na esquerda, já próximo de São Mateus) . E a tendência é que seja no mesmo formato, 3 faixas pra cada sentido.
A própria Ragueb Chohfi na região da área de manobra da linha (pós Jardim Colonial) está com 6 faixas, onde antes eram 4…
O alargamento da Ragueb Chofi está projetado desde os anos 1990. Inclusive existe uma lei municipal exigindo o recuo dos lotes para um futuro alargamento, por isso que a maioria dos lotes teve a construção recuada naquela região.
acho que terminam e entregam essa expansão da linha 15 em 2027