Metrô relança licitação para adequar viário da Avenida Ragueb Chohfi para a Linha 15-Prata

Concorrência havia sido lançada originalmente em setembro e teve como única proposta a feita pelo Consórcio Expresso Ragueb, mas que foi desclassificada por estar acima do valor orçado
Trecho da Avenida Ragueb Chohfi que precisará ser alargado para que o monotrilho possa ser implantado (iTechdrones)

O Metrô de São Paulo relançou a licitação de obras civis para adequação viária da Avenida Ragueb Chohfi, com objetivo de implantar a extensão da Linha 15-Prata. O certame havia sido lançado originalmente em setembro do ano passado e teve como único interessado o Consórcio Expresso Ragueb (Álya Construtora e Coesa Construção e Montagens).

No entanto, o consórcio pediu R$ 250 milhões para executar o serviço, que inclui ainda adaptações do viário no entorno da estação Oratório e baia de regulagem na estação São Mateus. O Metrô considerou o valor elevado, 33% acima do orçado pela empresa e desclassificou a proposta.

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O Expresso Ragueb então entrou com recurso administrativo, alegando que fez um “estudo aprofundado” e que sua proposta era “minuciosa”, argumentos que o Metrô desconsiderou já que a companhia não é obrigada a aceitar um valor acima do orçamento estimado.

A Álya e a Coesa são empresas que surgiram das mudanças por que passaram as construtoras Queiroz Galvão e OAS. Elas estão à frente do Consórcio Expresso Monotrilho Leste, que implantou as vias e sistemas da Linha 15 e que têm apresentado vários problemas nos últimos anos.

Terrenos onde será construída a estação Boa Esperança da Linha 15 (iTechdrones)

O grupo também assinou contrato para executar a construção da estação Ipiranga da Linha 15 após vencer um recurso administrativo movido pelas concorrentes.

A nova tentativa de licitar o serviço terá a sessão pública de entrega de propostas em 25 de julho. A readequação da Avenida Ragueb Chohfi é necessária para que ela seja alargada e ganhe um canteiro central, onde serão implantadas as vias do monotrilho.

O trecho já está em construção, incluindo as estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego.

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7 comments
  1. Esse trecho onde farão o alargamento tem muito trânsito, deveriam aumentar uma faixa nos dois sentido

    1. Quantos mais faixas para veículos, mais se incentiva seu uso. Tem que deixar como está para incentivar a usar o transporte público, seja nos ônibus , em sua faixa a esquerda, seja no monotrilho, quando inaugurar, além da ciclovia.

      1. Mas ela é a principal avenida da região, pra ir para qualquer lugar é necessário passar por ela, seja para a Av. Aricanduva ou a Av Jacu-Pêssego, tem dias q vc fica horas ali naquele trecho por conta do trânsito, e não da pra depender apenas do transporte público

      2. Os ônibus circularão à direita, igual é na Sapopemba/Anhaia Melo (lembrando que há projeto de um BRT da Aricanduva na esquerda, já próximo de São Mateus) . E a tendência é que seja no mesmo formato, 3 faixas pra cada sentido.

      3. A própria Ragueb Chohfi na região da área de manobra da linha (pós Jardim Colonial) está com 6 faixas, onde antes eram 4…

    2. O alargamento da Ragueb Chofi está projetado desde os anos 1990. Inclusive existe uma lei municipal exigindo o recuo dos lotes para um futuro alargamento, por isso que a maioria dos lotes teve a construção recuada naquela região.

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