Metrô reprograma entrega de trens da Linha 17-Ouro

Contrato com a BYD SkyRail foi revisado e agora prevê comissionamento das 14 composições de monotrilho quase 2 mil dias após ordem de serviço. Último trem deverá chegar ao Brasil no terceiro trimestre de 2025
O primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro
O primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro (GESP)

O Metrô e a BYD SkyRail, responsável pelo contrato de sistemas da Linha 17-Ouro, revisaram as “datas-marco”, um cronograma que prevê a finalização de vários itens do serviço.

A mudança foi necessária para atualizar, por exemplo, a entrega dos 14 trens de monotrilho que estão sendo fabricados na China e cuja primeira unidade chegou ao Brasil em junho.

O cronograma, que já havia sido alterado no primeiro aditivo em virtude de 170 dias em que o contrato foi paralisado pela Justiça, previa que as composições fossem entregues dentro de um prazo de 1.220 após a assinatura da primeira ordem de serviço.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O contrato entre o Metrô e a BYD foi assinado em 27 de abril de 2020, mas a data exata da assinatura da ordem de serviço não é tornada pública pela companhia.

Cronograma estimado de entrega dos trens da Linha 17-Ouro
Cronograma estimado de entrega dos trens da Linha 17-Ouro

Normalmente ela ocorre até 30 dias após a rubrica do contrato, o que significaria que os 14 trens deveriam ter sido entregues até por volta de setembro do ano passado.

Como se sabe, esse prazo não foi cumprido, em meio a atrasos que afetaram as obras civis e outras dificuldades alegadas como a impossibilidade de equipes do Metrô entrarem na China, ainda na época em que a Covid limitava o acesso ao país.

Comissionamento no último trimestre de 2025

No cronograma revisado assinado em 30 de agosto, o primeiro trem M01 aparece com um prazo de entrega de 1.496 dias o que, estipularia a data de 1º de julho de 2024, caso a ordem de serviço tenha sido emitida exatamente um mês após a assinatura do contrato.

A previsão bate com a chegada do trem ao porto de Santos, mas mostra um certo atraso em virtude do desembaraço e planejamento para seu traslado até o Pátio Água Espraiada.

A viga-trilho "rampa" que levará os trens de monotrilho de um andar para outro
A viga-trilho “rampa” que levará os trens de monotrilho de um andar para outro (iTechdrones)

Nesse cenário estimado pelo site ocorreria a entrega de um segundo trem no final do ano e os 12 restantes, entre janeiro e agosto do ano que vem, enviados em duplas, segundo planejou o Metrô.

O comissionamento das 14 composições, ou seja, quando eles serão liberados para operação comercial, deve ocorrer em meados do 4º trimestre de 2025.

A projeção de datas parece em linha com a meta do governo do estado de inaugurar a Linha 17-Ouro até junho de 2026.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
8 comments
  1. Começaram os atrasos…daqui para 2026 muuuita coisa vai acontecer.
    2030 talvez seja uma data coerente para essa linha estar funcionando e atendendo a população.

  2. Ué, mas Tarcísio não tá fazendo um bom governo ?? Não seria ele igual aos seus antecessores, ou é melhor ?? eu acho que é exatamente igual, um enganador dos paulistas !! olha como está aquele trem de guarulhos que vai levar os viajantes para os terminais 1, 2 e3 ?? Nunca me enganou esse sujeito que o povo do interior de SP, o fez ganhar em 2022 !!!

    1. está tudo correndo conforme planejado apesar dos atrasos judiciais e da torcida contra, já ligaram energia de alta tensão entre as linhas 5 e 17, já estão fazendo a instalação dos trilhos de energia, já estão fazendo telhados e acabamentos nas estações, já estão instalando as portas de vidro das plataformas.
      uma pena ver que mesmo com avanços reais, alguns torcem contra São Paulo.

    2. O People Mover de Guarulhos é de responsabilidade do GRUAirport a empresa responsável pelo Aeroporto de Guarulhos e o governo estadual não tem nada haver com isso.

  3. Pessoal, saibam ler a matéria. O que ela indica é que, pela entrega do primeiro trem, aparentemente a liberação da linha está de acordo com a data estimada para a entrega do último trem.

  4. pô mas aí tbm é normal, a obra atrasou pra caramba e teve vários realocação, e pra q tá tá pressa na entrega desse trem? chegar esse ano vai adiantar de q? o pátio tá longe de ficar pronto (sendo otimista, fica pra metade do próximo ano), pessoa treta com cada coisa, “atraso ” na entrega dos trens é o de menos

Comments are closed.

Previous Post
30º Semana de Tecnologia Metroferroviária (AEAMESP)

CPTM e Metrô confirmam participação na 30º Semana de Tecnologia Metroferroviária

Next Post
Sondagens eram realizadas no eixo da Linha 22-Marrom (Jean Carlos)

Metrô rescinde contrato com empresa que fazia estudos para a Linha 22-Marrom

Related Posts