Metrô rescinde contrato com empresa que fazia estudos para a Linha 22-Marrom

DSoares Empreendimentos e Construções havia sido contratada em junho de 2023 para realizar investigações geotécnicas, sondagens e mapeamento de redes de utilidade pública
Sondagens eram realizadas no eixo da Linha 22-Marrom (Jean Carlos)
Sondagens eram realizadas no eixo da Linha 22-Marrom (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo rescindiu unilateralmente o contrato com a empresa DSoares Empreendimentos e Construções que estabelecia o serviço de investigações geotécnicas, sondagens e mapeamento de redes de utilidade pública para a Linha 22-Marrom.

Os estudos serão usados no anteprojeto de engenharia do ramal que ligará Cotia à estação Sumaré da Linha 2-Verde.

A DSoares havia assinado contrato em junho de 2023 por um valor de R$ 5.888.784,22. O serviço deveria ter sido entregue até março deste ano.

A ata de rescisão não traz o motivo que levou a companhia a decidir pela rescisão. Apenas cita que as razões constam do “Processo Administrativo Sancionatório nº 001809301/001/2024”, que não foi tornado público.

O traçado da Linha 22-Marrom
O traçado da Linha 22-Marrom (CMSP)

A DSoares derrotou os consórcios EPT Reconverte e Alphageos-Geocontrole-Planal, que fizeram propostas mais elevadas. O menor preço, oferecido pela empresa CCL, foi desclassificado por não atender aos critérios de habilitação.

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A Linha 22-Marrom deverá atender a 649 mil passageiros por dia e será bastante extensa, com 29 km, 19 estações e um pátio de manutenção.

Serão necessários 52 trens para atender os usuários, segundo estimativa da companhia.

Terminal intermunicipal de ônibus de Cotia: estação da Linha 22
Terminal intermunicipal de ônibus de Cotia: estação da Linha 22 (Google)

O ramal poderá ser subterrâneo, em superfície ou elevado, e utilizar trens convencionais ou monotrilho, por exemplo.

Há também a possibilidade de que a Linha 22 tenha um projeto mais robusto até Granja Viana e de lá até Cotia um modal de média capacidade.

O projeto ora é citado, ora é esquecido nas apresentações da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos). Como seu estágio ainda é bastante inicial, ele acaba concorrendo com ramais mais adiantados como as linhas 19-Celeste e 20-Rosa, além de ver a Linha 16-Violeta ganhar notoriedade após o interesse da construtora Acciona em tirá-la do papel.

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  1. Em matéria publicada neste site em 13/8/24 “Linha 14-Ônix poderá se estender ao centro de São Bernardo do Campo”
    Estudos de atualização da rede sobre trilhos revelam que município do ABC poderá ganhar duas novas linhas de trem. Demanda estimada para o trecho será de “750 mil passageiros por dia”!?

    Aqui é informado que a Linha 22-Marrom deverá atender a “649 mil passageiros dia” com 29 km, 19 estações e um pátio de manutenção.

    Porém de acordo com dados da CPTM e ViaMobilidade, o Mobilidade Estadão, e publicados na Revista Ferroviária a Linha 11-Coral é campeã em movimento, com 515,6 mil viajantes que fazem o trecho entre a Luz e estação Estudantes, enquanto com menor movimento é a 13-Jade, que transporta passageiros da Estação Engenheiro Goulart até o Aeroporto de Guarulhos. Em julho de 2024 essa via contabilizou uma média de 22,7 mil passageiros nos dias úteis.

    Ainda por conta de dados complementares pode-se concluir que o atual Serviço-710 que é a soma da Linha 7-Rubi: 386,4 mil + Linha 10-Turquesa: 352,4 mil transporta 738,8 mil p/dia, portanto é o verdadeiro campeão em mobilidade beneficiando todas as linhas inclusive da ViaMobilidade, é uma insensatez extingui-los!

    Por conta destes dados podemos concluir que os dados de demanda apresentados nas linhas 14 e 22 futuras incluindo aquele TIC para Campinas com 45 mil/dia tratam-se de comprovadas imprecisões manipuladas de formas rasteiras e desavergonhadas com intuito de distorcer as concessões perdulárias!

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