Metrô rescinde contrato de sondagens da Linha 20-Rosa

Segundo companhia, consórcio EPT-Converte não cumpriu prazo nem escopo total dos serviços, que servirão para o projeto do ramal metroviário
Linha 20-Rosa
Linha 20-Rosa (Montagem sobre foto do Metrô)

O Metrô de São Paulo rescindiu unilateralmente o contrato de investigações geotécnicas e sondagens, mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas da Linha 20-Rosa, assinado com o consórcio EPT-Converte. A informação foi divulgada apenas nesta quinta-feira, 2, embora tenha sido assinada em 27 de janeiro.

O contrato havia sido assinado em abril de 2021 e cujo trabalho será usado para subsidiar o anteprojeto de engenharia e projeto funcional do ramal que ligará a região da Lapa ao ABC Paulista.

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Segundo o Metrô, o consórcio, formado pelas empresas EPT Engenharia e Pesquisas Tecnológicas e Reconverte Planejamento e Projetos, receberá uma multa em razão do “descumprimento do prazo contratual na execução dos serviços e inexecução parcial do escopo contratado”, além de ter o contrato rescindido.

O Consórcio EPT-Converte deveria ter concluído o mapeamento do subsolo em até oito meses a partir da emissão da ordem de serviço. Como esta deveria ocorrer em até 30 dias após a assinatura do contrato (19 de abril), o prazo de entrega seria em janeiro de 2022, portanto há um ano – a empresa receberia R$ 1,92 milhão pelo serviço.

Escolha de prioridade entre a Linha 19 e a Linha 20

A nova gestão estadual revelou recentemente que deve escolher entre a Linha 19-Celeste e a Linha 20-Rosa qual será priorizada neste mandato. Segundo afirmou o secretário Rafael Benini, de Parcerias em Investimentos, em entrevista, “A perspectiva …é iniciar em 2024 e finalizar em 2025 pelo menos uma linha, 19 ou 20, até 2025, e daí a próxima linha a gente começa depois“.

A Linha 20-Rosa é orçada em cerca de R$ 20 bilhões, valor que Benini considera muito alto para que alguma empresa privada possa arcar sozinha. O governo anterior pretendia realizar uma concessão inédita do ramal, em que a iniciativa privada poderia bancar a totalidade do projeto, explorando novas formas de receita como desenvolvimento imobiliário associado às estações.

Os estudos do Metrô contemplam inclusive análises de potencial econômico do projeto, mas não se sabe ainda quais foram as conclusões obtidas nem se a gestão de Tarcísio de Freitas seguirá com os mesmos planos.

Até aqui, a avaliação tem sido que o trecho entre Lapa e Saúde é considerado mais viável por conta da demanda enquanto a prometida chegada do Metrô ao ABC Paulista ocorreria numa segunda fase.

Mapa de estações provisório da Linha 20-Rosa (CMSP)

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6 comments
  1. Essa história de Linha Rosa foi apenas para fazer cortina de fumaça para esconder o absurdo que fizeram em relação a Linha Bronze do Monotrilho.

  2. Taí o Metrô do ABC do Dória e Alexandre Baldy.

    E pensar que a Linha 18-Bronze já poderia estar pronta, mas terão um incrível corredor de ônibus que irá alagar em dias chuvosos.

  3. Em janeiro de 2023 o governador Tarcísio esteve em Brasília se reunido junto com o presidente Lula para reivindicar verbas para obras de mobilidade entre as quais seriam para Guarulhos e ABC, soma-se a isto as recentes declarações do secretário estadual Rafael Benini reveladas que devendo escolher entre a Linha 19-Celeste e a Linha 20-Rosa respectivamente a qual será priorizada no final deste mandato.
    É um engodo e estelionato político eleitoral ficar vendendo a ilusão para a população e prometer para os incautos de que uma execução de Linha de Metrô completa leva no mínimo quinze anos pelas condições brasileiras de que as obras serão executadas mesmo sabendo que não existe previsão de verba para tanto, nem no Estado nem na iniciativa privada, pois não passam de exercícios acadêmicos de futurologia, não possuindo a análise da viabilidade econômica e por isso não saem do papel, pois obviamente não existem recursos previstos para sua execução.
    Com relação a Linha 19-Celeste (Guarulhos) é inviável seu lançamento, uma vez que está em ótima progressão a expansão da Linha 2-Verde, e de acordo com os recentes cálculos teve redução de demanda de ~10%, significando conforme projeções é totalmente viável sua continuidade até Guarulhos, e será ainda melhor se a Linha-13-Jade já estiver lá em Bonsucesso.
    Com relação a Linha 20-Rosa (ABC) uma vez que ficou definido pelos planejadores, tem sido que o trecho entre Lapa e Saúde é considerado mais viável por conta da demanda enquanto a prometida chegada do Metrô ao ABC Paulista ocorreria numa segunda fase. Neste caso do lançamento desta Linha 20-Rosa em paralelo com a Linha Integradora-710 a região do ABC só seria beneficiada no final a década de trinta, ainda tem que o motivo fútil alegado para incluir é o cambalacho para justificar o cancelamento da Linha 18-Bronze, além de tentar preparar os usuários para descontinuidade dos serviços da Linha 710.

  4. E mais uma vez SBC fica largada pra máfia das empresas de ônibus com seus contratos bilionários sem licitação, não é a toa que a NEXT Mobilidade foi parar no STF.

    Aliás, engraçado que semana passada mesmo o Tarcísio se encontrou com os outros prefeitos do ABC para discutir essa linha 20. Inclusive SBC e São Caetano ficaram de fora da conversa porque saíram do Consórcio Intermunicipal Grande ABC só pq o presidente ELEITO do consórcio era de outro partido kkkk PSDB como sempre contra a população e jogando por interesses de bilionários

  5. AMIGOS ARRUMAR A PORCARIA QUE O PSDB FEZ NO ESTADO VAI DEMORAR MUITO TEMPO , ESTAMOS FALANDO DE TRILHOS E O RODOANEL QUE NUNCA TERMINA ESTA IGUAL A LINHA 17 OURO SEM PREVISÃO . 30 ANOS QUE NÃO VALERAM NADA

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