O Metrô de São Paulo solicitou a licença ambiental de instalação para iniciar as obras das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, da Linha 15-Prata. O pedido feito junto à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente foi feita em 12 de novembro do ano passado, um dia antes que a empresa habilitou o consórcio Boa Esperança para executar o projeto, que inclui também o pátio de manutenção Ragueb Chohfi.
A LAI, como é conhecida pela sigla, é necessária para que seja possível executar as intervenções necessárias na região. No entanto, a licitação em questão continua suspensa desde o dia 24 de novembro, após cinco consórcios que participaram do leilão abrirem recursos administrativos contra a decisão do Metrô.
O último movimento conhecido sobre o edital ocorreu no dia 2 de dezembro, quando o consórcio Boa Esperança, formado pelas empresas Queiroz Galvão e MPO Soluções, enviou suas contrarrazões sobre as acusações de seus concorrentes.
O Boa Esperança venceu a licitação com uma proposta de R$ 461 milhões para construir as duas estações e o pátio Ragueb Chohfi, a 4ª mais baixa entre 11 participantes. Para selecioná-lo, o Metrô desclassificou quatro consórcios por razões variadas. Todos eles e mais o 5º colocado reclamaram do resultado, anunciado após seis meses de análise, um tempo considerado muito maior do que a média para esse tipo de projeto.
Por se tratar de um processo administrativo, cabe apenas ao Metrô decidir se aceita os argumentos e revê o resultado, mas a chance de que algum dos consórcios derrotados entre com um processo na Justiça é bastante grande, visto que a decisão da companhia foi baseada em pontos bastante questionáveis como erros no preenchimento das propostas.
Apesar disso, o vice-governador Rodrigo Garcia, durante inauguração da estação Jardim Colonial, se mostrou otimista quanto à assinatura do contrato, prevista por ele para este mês. Segundo o cronograma da companhia, as duas novas estações da Linha 15-Prata devem ser entregues em 2024.
Só tenho uma dúvida: nesta extensão do monotrilho Linha 15 já contempla o alargamento da avenida Ragueb Chohfi ou seria uma próxima etapa?
Até esse trecho já é alargada, daí pra frente que é o problema, vira uma rua de pista simples que mal passam dois veículos juntos.
Na verdade quando a avenida se torna de pista simples ela passa a ser Estrada do Iguatemi. Esse trecho da licitação é exatamente o trecho que necessita de requalificação. Também estou com essa dúvida sobre as obras de requalificação da Ragueb.
Sim, o monotrilho só vai conseguir passar se ter um canteiro central.