Metrô terá ajuda de consultoria para fabricar 44 novos trens

Companhia abriu licitação de consultoria técnica para gerenciar projeto de composições que reforçarão as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha
Trem da Linha 2-Verde (Jean Carlos)
Trem da Linha 2-Verde (Jean Carlos)

A nova encomenda de 44 trens novos que reforçarão as frotas das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha teve seu pregão eletrônico marcado para 23 de dezembro após vários adiamentos.

A aquisição é de suma importância por se tratarem de trens mais modernos, que terão capacidade para operação totalmente autônoma e que permitirão a expansão da Linha 2-Verde até Penha.

O Metrô deve direcionar 22 unidades para o ramal e outros 22 para as linhas 1 e 3, mas a divisão poderá ser diferente, com a nova Frota R concentrada na Linha 2, por exemplo.

Não surpreende, portanto, que a companhia tenha decidido abrir outra licitação para contratar uma empresa que forneça consultoria técnica durante a fabricação e início da operação das novas composições.

Projeção do novo trem do Metrô BH, que será fornecido pela CRRC (MetrôBH)
Projeção do novo trem do Metrô BH, que será fornecido pela CRRC (MetrôBH)

O edital da concorrência foi lançado nesta segunda-feira, 28, pelo Metrô, e tem data de entrega de propostas marcada para 22 de novembro.

O vencedor terá 5 anos de prazo de execução do projeto a partir da ordem de serviço enquanto o contrato possui uma vigência de 63 meses.

Disputa deve ser acirrada

Sem grandes encomendas do poder público nos últimos anos, a concorrência pelos 44 trens do Metrô deverá ser bastante disputada.

Sem a obrigação de produzir localmente, a expectativa é que fabricantes como a chinesa CRRC tentem fechar o primeiro pedido para o Metrô.

Trem fornecido pela Alstom à ViaMobilidade
Trem fornecido pela Alstom à ViaMobilidade (Jean Carlos)

A Alstom, por outro lado, tem a vantagem da fábrica de Taubaté (SP), que já fornece 36 trens para a ViaMobilidade e está finalizando as primeiras de 22 unidades para a Linha 6-Laranja.

Outras empresas como a espanhola CAF, que forneceu a Frota H entre 2007 e 2010, e a sul-coreana Rotem, que operam na Linha 4-Amarela, são incógnitas. A alemã Siemens é outra fabricante que não tem sido vista nas licitações no Brasil.

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1 comment
  1. Será que dessa vez sai essa licitação , ou a novela terá mais capítulos como a construção das casas na região da Vila Prudente, para a extensão da linha 15 até o Ipiranga? A cada abertura, o valor das casas aumenta. Parece que o metrô está com problemas na sua equipe de licitação, para ser educado.

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