O Metrô de São Paulo lançou nesta quarta-feira, 28, uma licitação de concessão onerosa da infraestrutura e sistemas de telecomunicações da companhia. O objetivo é oferecer internet grátis aos passageiros nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, mas também ampliar suas receitas não-tarifárias ao receber um percentual da receita obtida com a exploração da concessão, pelo que o site pode apurar.
O futuro concessionário terá acesso à chamada Infovia-Metronet e às fibras ópticas remanescentes para utilizar em seus serviços pagos. Em contrapartida, deverá fornecer acesso ao serviço móvel de celular à uma rede wi-fi aos usuários.
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A concessão deve ter uma duração de 30 anos e o Metrô irá receber um valor inicial de outorga além de um percentual a ser definido pela maior proposta dos participantes. A sessão pública de recebimento de propostas está marcada para o dia 30 de março de 2023.
Pelo que se pode entender, o perfil do futuro operador deve se restringir a grandes grupos de telecomunicações, interessados em explorar comercialmente os cerca de 57 km de vias dos três ramais. A Linha 15-Prata, de monotrilho, no entanto, não foi incluída no pacote, não se sabe exatamente por qual razão.
O prazo máximo para que o serviço gratuito entre em funcionamento seria de três anos a partir da assinatura do contrato. Ou seja, efetivamente, os passageiros devem usufruir do novo serviço até 2026. Detalhes do edital serão publicados nesta quarta-feira, 28.
Desde que tenha um sinal de qualidade perfeito. O problema será um serviço horrivel por 30 anos