O governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos) concedeu uma longa entrevista coletiva durante a chegada do Tatuzão Norte à estação Brasilândia, da Linha 6-Laranja.
O chefe do executivo paulista respondeu a duas perguntas do MetrôCPTM, uma delas sobre a situação da Linha 19-Celeste.
Questionado como ficaria a operação do ramal metroviário, Tarcísio afirmou que isso não está definido. Como se sabe, o Metrô de São Paulo fará a contratação do projeto executivo e das obras civis, o que é esperado ainda para este trimestre.
A Linha 19 deverá ficar pronta no início de 2030 e ligar Guarulhos ao centro da capital com 17,6 km e 15 estações.
“A ideia é começar a construção com o Metrô. Independentemente de viabilizar o projeto de PPP envolvendo mais de uma linha, a gente começa a obra imediatamente”, disse o governador.
Sobre a PPP, trata-se do plano do governo de conceder as linhas 19, 20 e 22 conjugadas aos ramais hoje operados pelo Metrô.
O arranjo conhecido coloca a Linha 19-Celeste e um pacote junto à Linha 3-Vermelha enquanto as linhas 1-Azul e 20-Rosa estão num segundo grupo e as linhas 2, 15 e 22 em outro.
Contrato assinado no primeiro semestre?
“O Metrô vai operar? A gente já fez a obra. O Metrô não vai operar e lá na frente vai ser uma PPP? A gente não perde o que fez porque o concessionário aproveita e isso vai ser diminuído da contrapartida”, disse ele.
O governador previu ainda que os contratos dos três lotes da Linha 19-Celeste deverão ser assinados ainda neste semestre.
Trata-se, contudo, de um prazo pouco factível diante da complexidade da licitação. O Metrô deve conceder alguns meses para que os interessados possam analisar os documentos do certame e então realizar os leilões, possivelmente neste semestre.
A assinatura dos contratos, por sua vez, poderiam ocorrer no segundo semestre, mas isso, claro, num cenário muito otimista, em que não ocorram imprevistos ou recursos.
Ou seja o metrô constrói e da de graça pra iniciativa só operar e mais nada.
Um absurdo total!