Em obras há 10 anos em seu trecho prioritário, a Linha 17-Ouro voltou a ter suas novas fases citadas pelo Metrô de São Paulo. Em relatório de empreendimentos recente, a companhia incluiu novos trechos que compreendem a extensão do ramal de monotrilho no sentido da estação São Paulo-Morumbi.
A novidade é que o Metrô dividiu o “Trecho 2” em duas fases, chamadas de “2 A” e “2 B”. A primeira vai da atual extensão após a estação Morumbi, na Marginal Pinheiros até a futura estação Américo Maurano enquanto a segunda inclui outras duas estações até a conexão com a Linha 4-Amarela.
Em ambos não há qualquer previsão de inauguração assim como o Metrô não detalhou o “Trecho 3”, entre o pátio Água Espraiada e a estação Jabaquara (Linha 1-Azul). Era esse trecho que tem sido mostrado em recentes estudos, mas que depende da realocação de várias famílias que vivem em moradias precárias no futuro trajeto.
A divisão do Trecho 2 em duas fases vai de encontro à expectativa de que a companhia poderá lançar uma licitação de obras incluindo três estações: Panamby, que ficará dentro do empreendimento “Parque Global”, Paraisópolis e Américo Maurano, ambas atendendo à comunidade carente da região.
Resta entender como o Metrô conseguirá contornar os problemas do traçado que incluem as vias passando na lateral do Cemitério do Morumbi. Em declarações meses atrás, o atual governador do estado, Rodrigo Garcia, que é candidato à reeleição, afirmou primeiro que o “monotrilho” não iria mais até Paraisópolis para depois dizer que o projeto estava sendo refeito, mas que a Linha 17 iria atravessar o Rio Pinheiros.
A extensão entre Morumbi e América Maurano tem menos de 3,7 km dos quais cerca de 900 metros já estão construídos. Trata-se do trecho ao sul da estação localizada na Marginal Pinheiros e que servirá como área de manobras dos trens da BYD SkyRail.
Se conseguissem levar a L17 até a região de Paraisópolis, sem chegar até SP-Morumbi já estaria ótimo, e o ramal não seria um total fracasso, afinal quem se beneficiaria mesmo seriam os moradores da comunidade.
Terminar essa primeira fase já será uma vitória. Pois o atual governador já mencionou que não terá continuidade. Esse meio de transporte e o metrô só dão problemas.
O atual governador mencionou a continuação também…
Estação Morumbi, estação Estádio Morumbi, estação São Paulo Morumbi. Faltou Cemitério do Morumbi e Avenida Morumbi.
A estação Estádio Morumbi deveria se chamar São Paulo – Morumbi. E a São Paulo – Morumbi (que é “longe” do estádio), deveria ser Jorge João Saad
A São Paulo-Morumbi poderia se chamar Caxingui.
Esculhambação. Antes ainda disfarçavam, prometendo coisas no ano de eleição. Agora, nem disfarçam mais
Rodrigo Garcia divulgou recentemente que este trecho não seria construído. Diante da negativa, voltou atrás… lembram da linha 18 e joao doria?
Eleições serão daqui 2 semanas, não caiam neste conto de novo. Votem em outro partido para tirar o psdb daqui.
Quando a direção do metrô e o governo perceberão da necessidade de uma linha circular que passe pelas regiões norte, leste sul e oeste. Atualmente, para ir de norte para oeste ou leste, do leste para norte ou sul, do sul para leste ou oeste e de oeste para o sul ou norte tem que transitar pelas estações centrais, afogando estas e levando mais tempo para chegar ao destino. Essa linha circular, por isto mesmo, reduziria o número de passageiros de todas as linhas, desafogando principalmente os terminais centrais e os usuários seriam os maiores beneficiados, pois gastariam menos tempos de suas vidas com as viagens.
“Metroanel” formado pelas Linhas 2 – Verde, 20 – Rosa e 23 – Magenta/Limão