Michael Sotelo Cerqueira é no novo presidente da CPTM, após aprovação do Conselho da Administração da estatal, nesta quarta-feira, 28. Ele substituirá Ana Caroline Borges, que assumiu o cargo provisoriamente em julho após a saída de Pedro Tegon Moro.
Ana retornará ao cargo de diretora Administrativa e Financeira da companhia, que assumiu no ano passado.
Formado em administração de empresas pela Fundação Escola de Comércio Armando Alvares Penteado e em direito pela Universidade São Judas, Michael concluiu MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O adminsitrador ocupou os cargos de secretário adjunto na Secretaria dos Transportes Metropolitanos, coordenador da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões, coordenador da Unidade de Projetos, Captação e Investimentos de recursos oriundos de financiamento e assessor de Gabinete; foi diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP); chefe de Gabinete da EMTU; e assessor da presidência do Metrô-SP. Na Prefeitura Municipal de São Paulo foi Diretor de Investimentos e Novos Negócios na São Paulo Negócios.
Na CPTM, o novo presidente terá pela frente o esvaziamento da companhia, que está em meio a um processo de concessão de suas linhas de trens metropolitanos. A Linha 7-Rubi deverá ser assumida pela TIC Trens em breve e em 2025 espera-se pela concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Restará a Linha 10-Turquesa, mas que também está com o processo de concessão em andamento. Segundo a gestão atual, há a possibilidade de o espólio da CPTM ser somado ao do Metrô e EMTU para formação de uma nova empresa.
A posse de Michael está prevista para setembro.