Ministério Público intima ViaMobilidade a assinar Termo de Ajustamento de Conduta

Promotor quer que empresa assuma compromisso de resolver problemas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, mas concessionária diz que está fazendo o que o contrato prevê
Trens da ViaMobilidade: Ministério Público pressiona concessionária (Jean Carlos)

O Ministério Público de São Paulo deu prazo de 10 dias para que a concessionária ViaMobilidade linhas 8 e 9 assine um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) referente a operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

A Promotoria alega que a assinatura fará com que a empresa demonstre a intenção de resolver os problemas em sua operação nos últimos meses. A ViaMobilidade, por sua vez, já manifestou o desejo de não assinar.

O MP apurou que, além da interrupção das duas linhas por diversas vezes, há também problemas relacionados a sinalização, fornecimento de energia, estrutura das estações, limpeza, além de receber testemunhos de funcionários da CPTM estarem atuando na ViaMobilidade para resolver falhas em trens. O promotor responsável pelo caso, Silvio Marques, afirmou já ter elementos para rescindir o contrato de concessão, que tem 30 anos de duração.

A concessionária, no entanto, não vê necessidade de assinar o TAC por considerar que está executando o contrato dentro do esperado. Em entrevista à rádio CBN nesta terca-feira, o presidente da CCR Mobilidade, Marcio Hannas, afirmou que “não existe motivo para a rescisão do contrato”.

“As melhorias já começam a ser percebidas pelos nossos clientes, segundo as nossas pesquisas internas”, acrescentou Hannas. Segundo a ViaMobilidade, o número de reclamações no canal de Ouvidoria da empresa teve redução de 76% na Linha 8 e de 79% na Linha 9 entre março e setembro.

ViaMobilidade diz ter realizado várias ações de melhorias desde janeiro (Jean Carlos)

O executivo também justificou a demora no processo de modernização dos dois ramais: “não tem como fazer esse investimento num tempo mais curto porque a gente depende da disponibilidade de trens novos que nós estamos adquirindo e também de reformas em linhas e estações onde a gente tem uma janela curta de manutenção para poder fazer”.

Em nota enviada ao site, a ViaMobilidade afirmou que está no primeiro ano de vigência e que por isso “não existe motivo para TAC”.

A concessionária listou as ações já implementadas desde janeiro e que estão previstas no investimento de R$ 3,9 bilhões:

• Revisão geral em 14 trens;
• 18,48 km ação corretiva nos trilhos.
• Inspeção em 100% das catenárias nas duas linhas, que soma 172km;
• 100% de correção nas caixas de redução dos trens;
• 28 estações com banheiros reformados, totalizando 130 boxes;
• 18 estações com pintura interna e externa;
• Manutenção preventiva nos mais de 800 aparelhos de ar-condicionado e limpeza de toda a frota.

Ainda segundo ela, o número de trens que operam nas duas linhas aumentou em 20%, para um total de 42 composições. “No início da concessão, eram 18 trens na linha 8 e 17, na linha 9. Hoje, a linha 8 roda com 20 e a linha 9, com 22 trens”, explicou. A empresa aguarda para janeiro de 2023 o primeiro trem da encomenda de 36 unidades junto à Alstom

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse à Folha de São Paulo que prestará assistência e informação ao Ministério Público caso seja necessário.

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21 comments
  1. Vindo da promotoria de SP não se pode esperar muita coisa.

    O mesmo MP dizia que os trens da Frota P tinham bitola incompatível com a Linha 5-Lilás, agora tentam mostrar serviço fazendo um desserviço.

    É óbvio que muita coisa precisa melhorar nas linhas 8 e 9, pra começar, devolver os péssimos trens vindos da zona leste em péssimo estado de conservação.

    Levou os melhores trens da série 8000 que estavam com manutenção em dia e deixou trens inclusive sem maçanetas nas portas entre carros, escancarando como o comércio ambulante na zona leste é de extrema criminalidade a ponto de depenar o transporte público (e há quem defenda esses vândalos), por fim que os novos trens da ViaMobilidade cheguem logo e que esse MP de SP fiscalize de forma que não esprema ainda mais o orçamento público; a rescisão deste contrato não é a solução.

    1. O que tem uma coisa a ver com a outra Jênio?
      Vc falou, falou, falou e a única coisa que ficou clara é a discriminação com a população da Zona Leste.
      A tarifa é R$ 4,40 pra todo mundo.

    2. Felipe os trens da série 8000 não pertencem à CPTM e sim à CAF. Esses trens foram adquiridos pela CPTM por meio de leasing (Locação) através de uma PPP, na qual o Estado paga um valor anual para a CAF e ela faz as devidas manutenções nos trens.
      Porém por contrato esta parceria só se valida desde que estes trens sejam operados pela CPTM, por isso que todos os 8000 foram transferidos para a linha 11.

    3. Na realidade , grande parte desses trens 7000/7500 estavam rodando no serviço 710 (Jundiaí – Rio Grande da Serra ) onde lá operavam junto com os 9500. Os 7000 e 7500 estavam em um bom estado conservado (tanto os que rodavam na 12 quanto os do 710). Inclusive muitos dos 7000 eram da própria 9 (embora o 710 absorvia essas composições como parte da demanda – considerando se a extensão da linha 710) . no caso dos 7500 eles eram exclusivos do 710 .

      Quanto aos 8000 , como citado pelo Carlos eles são parte de uma PPP e não podem ser cedidos à concessionária devendo rodar exclusivamente em linhas da CPTM .

      Vale salientar ainda que a concessionária recebeu um material rodante novo (série 8500) como parte do material rodante . É que uma parte dos 7000 voltará para a CPTM (assim que os trens da Alstom chegarem …)

  2. Não defendo a ccr, mas pq não fiscalizam a cptm?!!, a linha 11 frequentemente tem problemas, lentidão, super lotação, operação em uma única via, ou o maior deles, obras nos finais de semana, que nunca acabam, não uso as outras linhas, mas vejo o quanto as linhas 7 e 12 passam pela mesma coisa.

    1. Obras e manutenção nas vias são essenciais para não houver falhas ou descarilamentos das composições, a pessoas reclamam demais ser humano é um ser muiro esquisito🤦‍♂️

  3. Na boa a viamobilidade pegou as 2 linhas com sérios problemas, ajustar todas essas falhas em menos de 1 ano é pedir demais, o serviço já melhorou muito,inclusive nos finais de semana, era um tormento pegar trem fim de semana, na minha opinião melhorou, mas já peguei problemas na linha 9 sim, mas tenho certeza que vão melhorar, não a pra comparar com a linha 5 que era uma linha nova, linhas 8 e 9 são complicadas mesmo.

    1. Isso pq a maioria das estações estavam com reformas de menos de 10 anos e com acessibilidade.
      e com todos esses problemas a CPTM as operava bem.

      pq a CPTM não reformou as estações das linhas 10 e 12 e deixou 8 e 9 pra privada reformar e operar?

      Pegaram as melhores linhas e colocaram os operadores mais baratos e inexperientes pra tocar …não tem competência assim.
      nem manutenção

      1. É notório sim, o vandalismo existente na zona leste de SP, e não é de hoje. Olhe fotos da série 2100 circulando na zona leste; depedrado. Olhe o embarque na Linha 12 no Brás. Povo mal educado que é sim responsável pelos seus atos.

        INFELIZMENTE é a verdade, goste ou não.

        1. Vale salientar que nos últimos anos as linhas 11 e 12 melhoraram bastante (varia estações novas , material rodante novo, substituição do material antigo (4400/1400/1600/5500) e até o 5550 que era relativamente novo já não roda mais ). Casos de vandalismos de uns tempos para cá tem sido relativamente isolados. Linha 12 relativamente já foi bem pior mas hoje nesse sentido está bem melhor … o mesmo ocorreu na 7 … antigamente era uma linha crítica (anos 90) . Apesar da maior parte das estações serem antigas houve investimentos significativos (construção de Francisco Morato , Franco da Rocha , Vila Aurora ) , bem como a substituição do material dos antigos 1100 e 1700 pelos modernos 9500 (que rodam junto com os 8500 como parte do 710)
          Naturalmente tem muita coisa a melhorar ainda , e problemas, mas também houveram avanços significativos, o que melhora a percepção dos usuários …

  4. O MP parece uma piada , a população sofre com as linhas da CPTM, e simplesmente nunca falaram nada ,os milhões gastos para compra de CBTC desde 2009 pela cptm que até hoje estão jogado nos pátios da Própria ,o MP não fez absolutamente nada ,só sabe tretar com concessionária privada ,já basta a época da briga enorme dos trens frota P que diziam que não funcionariam na L5-LILÁS por causa do tamanho da Bitola, sendo que eles não sabem nada ,absolutamente nada sobre mobilidade , Se fosse na Europa ou na Ásia já tinham botado pressão nessa estatal e resolvido esses burburinhos, mas aqui é Brasil onde os presidente das estatais amam sucatear e jogar dinheiro da população no lixo ,haja paciência sério

    1. Concessionária prestando um serviço pior que a CPTM, chuva de reclamações dos USUÁRIOS das duas linhas (se é que você usa trem…) e continua passando pano com unhas e dentes. É alguma piada?

  5. Sossega o facho Anselmo você que está aí defendendo uma empresa que nem si quer tem a decência de cortar o mato dos trilhos e ainda teve 1 ano de operação assistida junto com CPTM e pediu ajuda a mesma.

  6. Finalmente parece que o MPSP através do Promotor de Justiça Silvio Antônio Marques resolveu agir.
    Conforme descrito nesta reportagem a CCR, empresa que administra inúmeras concessões no Brasil com Itausa, Votorantim com participações daAndrade Gutierrez, Camargo Côrrea, CR Almeida, possuindo ações na Bolsa, renumera muito bem seus diretores, a maioria oriundos da CPTM e Metrô, o mesmo não se pode dizer relação aos seus técnicos e operadores, tem como objetivo maior o lucro a seus acionistas, e não o bem-estar, qualidade e mobilidade dos usuários de serviços, gastando milhões em publicidades ilusórias em matérias pagas em jornais, revistas especializadas em rádio, e TV, e investindo pouco na sua expansão e melhorias.
    Com relação aos “péssimos trens vindos da Zona Leste em péssimo estado de conservação” da série 7000 são os mais novos com 3,3m de largura comentados eles trafegaram em TODAS as linhas da CPTM sem exceção, sem nenhum problema e a concessionária não está se pagando pelo empréstimo.
    Tudo isso só para tentar justificar a privatização e o monopólio da CCR. A verdade é que a CCR não é uma boa operadora, apenas as linhas que ela operava até então que eram linhas novas e modernas, com trens novos e modernos, com sistema de sinalização novo e moderno. Aí foi só pegar sistemas mais antigos que deu para ver a “qualidade” da CCR. Tudo o que a CCR sabe foi transferência de conhecimento do Metrô e agora da CPTM. Porém diferente das estatais, a operadora privatizada quer lucrar e no fim economiza dinheiro com salário, condições de trabalho, treinamentos. Resultado: mortes e colisões, justamente dois eventos que são inaceitáveis. Não foi a CCR quem fez a Linha Amarela exemplar, foi a Linha Amarela moderna e recém construída que deixou uma imagem boa pra CCR. Vamos ver quanto tempo vai durar essa reputação.
    A população desinformada ficava bajulando a Via Quatro (CCR) por causa da operação da Linha 4 e malhando principalmente o Metrô pelo número de falhas das linhas 1, 2 e 3, mas esquecendo que a linha 4 além de ser nova, é a mais moderna também. Agora que começam a pegar as linhas mais antigas do sistema começam a aparecer o despreparo e os problemas também, só que como malham o Metrô e a CPTM, também não dá para passar a mãozinha na cabeça da CCR, pegaram a melhor linha da CPTM entre as seis antigas, e o número de falhas dispararam na linha 9, tirando que houve aumento significativos na linha 8. Fico imaginando o desastre quando pegarem as linhas 7, 10 e 12, notoriamente mais problemáticas que as linhas 8 e 9

    1. Me espanta esse bando de gente defendendo a CCR aqui, recentemente o próprio site publicou pesquisa sobre a qualidade do serviço, mais da metade do público não sabia dizer qual empresa operava as linhas mesmo assim tinha plena certeza de que o serviço piorou e muito, aprovação de um serviço despencar da casa dos 80% pra 50% é uma piada com nossa cara.

      Utilizava as duas linhas diariamente há alguns anos e depois da privatização tenho que dizer melhorou sim no fim de semana a frequência mas na semana meus familiares discordam muito, utilizam todos os dias e eles mesmo me contam que está insustentável o nível de falhas, mesmo no tempo que eu mesmo utilizava a linhas todos os dias conto nos dedos de duas mãos as vezes que peguei falhas graves em horário de pico.

  7. Essa Via Mobilidade não pode ser nem considerado empresa, pois a mais de 3 meses uma das escadas rolantes de uma estação que faz a junção das duas linhas , não está funcionando e para não gastar toda essa falta de respeito, agora o elevador da estação de OSASCO está interditado.

    Isso é muita palhaçada

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