Uma das mais importantes e movimentadas estações da Linha 10-Turquesa, São Caetano passa por uma reforma e modernização bastante expressiva. Se não se trata de uma nova edificação, ao menos o local ganhará uma aparência mais atualizada e sobretudo itens de acessibilidade indispensáveis nos tempos atuais.
O panorama geral da obra, que deve ser concluída em 2023, é bastante positivo, como mostram imagens compartilhadas pelo presidente da CPTM, Pedro Moro. Destaca-se a construção de uma grande passarela metálica que possibilitará a transposição das seis plataformas existentes atualmente. Já é possível ver a enorme estrutura na reta final de montagem.
Assim como nas estações Capuava e Prefeito Saladino, São Caetano está recebendo melhorias nas plataformas, com o alteamento da área de embarque, redução dos vãos ao embarcar nos trens, a instalação de pisos de granito e a complementação da cobertura metálica por toda sua extensão. Além disso, estão sendo construídos novos sanitários acessíveis para os passageiros.
O contrato das estações São Caetano e Utinga é de responsabilidade do Consórcio Lopes Kalil-Leman que é formado pelas empresas Lopes Kalil Engenharia e Comercio Ltda., e a Lemam Construções e Comércio S.A. As empresas também são responsáveis pela adequação das estações Prefeito Saladino e Capuava.
O custo do contrato para a readequação das estações de São Caetano do Sul e Utinga foi de R$ 52,2 milhões. O prazo contratual é de 30 meses, sendo 18 meses para obras e 12 meses para a operação assistida.
Não sei se é verdade, soube que está estação só terá banheiro de um dos lados da estação……