A primeira viagem de teste de um monotrilho pelo novo trecho em construção da Linha 15-Prata ocorreu nesta sexta-feira (25). A composição M20 saiu do pátio Oratório no final da manhã e seguiu até a estação Jardim Planalto, localizada na avenida Sapopemba, passando por outras cinco estações.
O teste já estava previsto desde que a via sentido bairro foi energizada em meados deste mês, porém, a previsão que o blog possuía era que esse teste ocorresse apenas em setembro. Apesar do ineditismo, foi uma viagem em modo manual e em baixa velocidade, uma espécie de “reconhecimento” desse longo trecho. As vias ainda recebem equipamentos e as estações estão entre o final da obra civil e o acabamento – as mais adiantadas são Vila União e Jardim Planalto.
Foram duas viagens nesse dia e a tendência é que os testes passem a ser mais frequentes daqui em diante, afinal o prazo prometido pelo governo de São Paulo é que a linha ganhe oito estações em março de 2018.
Agradecemos a gentileza de Sergio Mazzi por ceder suas fotos para o blog.
Até Iguatemi
A Linha 15-Prata terá ao todo 26 quilômetros e 18 estações, mas apenas 10 estarão em funcionamento no ano que vem. As demais dependem de verbas, desapropriações e novas licitações.
A mais próxima de virar realidade é a estação Iguatemi, prevista pelo Metrô apenas 2021. É até ela que existem vias construídas e em tese o tempo de construção poderia ser menor. Quanto às outras seis estações que levarão o monotrilho até a região de Cidade Tiradentes, tudo dependerá de novos investimentos e também da parceria com a Prefeitura de São Paulo que precisará alargar a avenida Ragueb Chohfi, por onde passará a linha.
A outra estação do projeto é Ipiranga, que ligará o monotrilho à Linha 10-Turquesa, considerada chave para redistribuir o fluxo de passageiros que estará concentrado apenas em Vila Prudente. No entanto, ela ainda não possui projeto executivo nem licitação prevista. Veja abaixo vídeo que mostra a viagem inédita do monotrilho:
Sonho poder ver a linha completa funcionando. De Ipiranga a Hospital Cidade Tiradentes. Mas, algo me diz que chegando a São Mateus, o restante da linha vai ficar muuuuuuuito tempo só no papel mesmo.