Monotrilho da Linha 17-Ouro terá sistema que poderá tornar viagens mais confortáveis

Diferentemente dos trens da Frota M, as composições da Frota N fabricadas pela BYD contarão com suspensão pneumática que poderá suavizar deslocamento sobre as vigas de concreto
O primeiro trem SkyRail da Linha 17-Ouro
O primeiro trem SkyRail da Linha 17-Ouro (CMSP)

As novas composições da Frota N que farão parte da Linha 17-Ouro do monotrilho poderão oferecer aos passageiros viagens mais confortáveis e com menor trepidação. O motivo é que o novo trem da BYD,cujo primeiro conjunto está a caminho Brasil, virá equipado com um sistema de suspensão a ar.

As informações foram relevadas no podcast Diálogo SP que abordou os novos monotrilhos da Linha 17. Uma de suas principais características técnicas é uma suspensão diferente dos trens da Linha 15-Prata, que foram fabricados pela Bombardier, hoje Alstom.

Os relatos estão alinhados com imagens do Metrô sobre os novos trens em construção na China. Em algumas das imagens é possível observar que entre o truque e a caixa existe um conjunto de molas pneumáticas.

Esse tipo de suspensão é muito comum nos trens convencionais, que contam com um conjunto de suspensão primária, localizado na região dos eixos do trem, e a secundária localizada entre o truque e a caixa.

Sistema de suspensão pneumático do Monotrilho da Linha 17-Ouro (CMSP)
Sistema de suspensão pneumático do Monotrilho da Linha 17-Ouro (CMSP)

Para o monotrilho a presença dessa suspensão pode atenuar de forma significativa as vibrações e ruídos que se tornaram marca registrada da Linha 15-Prata.

A título de comparação, o site teve acesso a informações técnicas sobre o sistema de truques e suspensões dos monotrilhos da Frota M que operam entre Vila Prudente e Jardim Colonial.

Segundo os diagramas e documentos técnicos, o truque do monotrilho da Frota M fabricado pela Bombardier não possui suspensão pneumática. Para atenuar as vibrações são utilizadas molas elastoméricas (item 5 do diagrama).

Truque da Frota M, sem a presença de suspensão à ar (CMSP)
Truque da Frota M, sem a presença de suspensão a ar (5) (CMSP)

Essas molas são basicamente um conjunto polimérico em formato de ampulheta que se localiza na interface entre o truque e a caixa.

Segundo o manual de manutenção, a presença das molas substitui a necessidade do sistema pneumático e reduz as manutenções com um sistema de ar comprimido.

Por outro lado, os trens que circularão com o sistema de suspensão a ar podem proporcionar uma movimentação mais suave para os passageiros comparado aos modelos Innovia 300 que circulam nas linhas da Zona Leste de São Paulo.

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Resta saber se na prática a composição da Frota N que circula na Linha 17-Ouro conseguirá trazer maior nível de conforto aos passageiros, o que também depeden da qualidade da superfície das vigas-guia instaladas no ramal.

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  1. Se de fato forem mais confortáveis por conta desse sistema, também tem que ser replicado na L15. Das poucas vezes que usei a linha achei horrível, é um pula pula que dá até vertigem.

  2. Alguém sabe se os novos trens da frota S apresentam essa suspensão a ar? Seria um bom modo de melhorar a operação da linha 15. Grato pela atenção desde já

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