Mais comentada estação da Linha 13-Jade, “Aeroporto Guarulhos” praticamente dobrou seu movimento de passageiros desde junho de 2018, quando a operação do novo ramal da CPTM começou. Soa como algo a celebrar, mas não é. A linha de trens metropolitanos segue operando com intervalos altos e velocidade abaixo da prevista um ano após ser inaugurada.
Primeira ligação moderna sobre trilhos a chegar ao município de Guarulhos, a Linha 13 tem bons motivos para se transformar em um dos ramais mais importantes da CPTM, porém, diante das prioridades da gestão do ex-governador Geraldo Alckmin que desejava inaugurá-la como uma das vitrines de sua campanha eleitoral para a presidência da República, o resultado foi pífio.
Hoje o trecho de cerca de 12 km de vias próprias (incluindo áreas não usadas comercialmente) não chega a lugares relevantes: a estação mais próxima da região central é Engenheiro Goulart, distante exatos 13 km do marco zero de São Paulo. Na outra ponta, a linha para a cerca de 2 km do Aeroporto de Guarulhos, o maior do país e do qual deveria ter se transformado em alternativa rápida e barata de transporte.
Na prática, no entanto, nada disso ocorreu e pior, por ter sido entregue às pressas a Linha 13 nem foi devidamente testada. O sistema de sinalização, por exemplo, teve problemas com a fornecedora, a Siemens. Com isso, os trens têm de manter intervalos altos e velocidades mais baixas por segurança. De quebra, o ramal ainda não tem trens próprios já que a licitação atrasou ainda mais que a própria construção, ela também entregue bem depois do planejado.
Enquanto isso não ocorre, a linha Jade aos poucos têm angariado passageiros que certamente têm precisado se programar para usá-la, afinal perder um trem significa um acréscimo significativo no tempo de viagem. Até aqui, no entanto, o que tem tornado o ramal viável para muita gente é o serviço Connect, que estende a viagem até a estação Brás em alguns horários de pico. Este ano o Connect ganhou novos horários que refletiram no aumento da demanda – ao ir até Brás o usuário consegue se conectar ao Metrô, Linha 10 e 11 da CPTM além de estar bem perto da região central.
O efeito “Connect” fez da estação Aeroporto Guarulhos a mais movimentada das três paradas, superando Engenheiro Goulart, ponto de conexão com a Linha 12-Safira. Em abril passavam por ela 6.489 passageiros por dia contra 6.419 da parada localizada na avenida Doutor Assis Ribeiro. Já Guarulhos-CECAP, cotada para receber um bom fluxo de passageiros, ainda está bem distante das outras duas, com 3.206 usuários por dia, mas o maior aumento percentual nesse período, de 115% (veja gráfico na página). Um sinal do potencial da linha ocorreu no dia em que os os funcionários de ônibus de Guarulhos entraram em greve e a CPTM lançou uma operação especial no ramal, reduzindo o intervalo e ampliando as viagens.
Correção de rota
O sucesso do serviço Connect demonstra que a Linha 13 pode sim tornar-se uma das mais importantes da rede desde que facilite a viagem de seus usuários. Da forma como foi pensada em sua primeira fase ela tem falhado por obrigar diversas baldeações para chegar a locais mais relevantes. O problema é que o planejamento original do ramal prevê que isso ocorra num horizonte muito distante quando sua extensão chegaria à região da Mooca ou, segundo alguns estudos, até a Linha 5-Lilás em Chácara Klabin. Esse cenário, no entanto, exigiria um investimento alto por ser feito em vias subterrâneas e exigir desapropriações significativas.
Já seu traçado após o aeroporto indica que a linha deve atrair um público enorme de regiões carentes de Guarulhos e imediações. Se isso de fato ocorrer a alcunha de “trem do aeroporto” pode ser esquecida. Além de contornar o terminal aeroportuário, o ramal chegaria extremamente lotado, desestimulando seu uso por passageiros de companhias aéreas. A não ser que no futuro tenhamos serviços separados e intervalos baixos.
Em meio às confusas afirmações da gestão Doria, surgiram propostas de alterar o projeto original e fazer da Linha 13 um ramal mais útil, entre eles ampliar o serviço Connect para que ocorra em todos os horários, dividindo os trilhos com a Linha 12. É uma atitude sensata visto que os intervalos ali são altos e perfeitamente comportariam dois serviços ao mesmo tempo.
Já sobre o dilema de ir ou não até o aeroporto, permanece a dúvida. Oficialmente, o governo fala em convencer a operadora GRU Airport a implantar o prometido “people mover”, o trenzinho que ligaria os terminais à estação Aeroporto Guarulhos, mas a concessionária está em sérias dificuldades financeiras, inclusive já prevendo não pagar a outorga de cerca de R$ 1 bilhão deste ano. De onde ela tirará dinheiro para construir o trenzinho não se sabe.
Se optar pelo suposto estudo que vazou da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e que mostra o retorno da estação “Aeroporto Terminal 2”, em frente aos principais terminais do aeroporto, o governo pode acertar na mão ao manter o caráter social da Linha 13, mas também ser uma alternativa viável para os usuários do transporte aéreo. As estatísticas da CPTM agradecem.
Não havia um projeto de estação entre Engenheiro Goulart e CECAP? Agora não me recordo o nome.
Felipe essa estação que voce esta falando ainda não esta descartada e la no bairro dos pimentas do outro lado da trabalhadores. mais e para o futuro a prioridade e essas dos terminais do aeroporto e as outras 3 que ja esta no mapa
Estação Helio Smidt, próximo às rodovias Ayrton Senna e Dutra
Tem nesse mapa aqui de outro post aqui do site!
https://www.metrocptm.com.br/para-atender-doria-cptm-tera-de-refazer-boa-parte-dos-projeto-da-linha-13-jade/
O fato da linha futuramente atender a bairros de Guarulhos e chegar lotada no Aeroporto, não devetá ser um desetimulo para quem chega de viagem. Quem opta por usar a Linha 13, assim como os ônibus do serviço comum para Tatuapé, são pessoas dispostas a economizar. O ônibus do Tatuapé anda lotado, mesmo fora do rush. Eu creio que a chegada na L2 em Tiquatira será o ponto alto da Linha 13. Mas assim como a L5 ela nasceu sem ter uma ligação mais eficiente a rede de trilhos. Futuramente ela será um importante ramal da CPTM. Quem viver verá.
Vergonha! linha 13 jade a menor do Brasil, demoraram muito para fazer e quando fizeram deixaram muito a desejar, como querem que a quantidade de pessoas aumentem se vcs não investem na linha?
Precisa o quanto antes diminuir os intervalos do serviço conectar e fazer logo a segunda etapa dessa linha, nós da periferia de Guarulhos sofremos muito por não ter uma condução decente…chegando até o Bonsucesso irá triplicar os usuários.