Os passageiros estão retornando aos ramais operados pelo Metrô de São Paulo, mas em um ritmo bastante lento nos últimos meses. Em agosto, a companhia registrou o maior movimento de usuários desde o início da pandemia, em março de 2020.
Foram transportados no mês passado 78,6 milhões de passageiros nos quatro ramais da empresa, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
O monotrilho, mais uma vez, bateu seu recorde de usuários transportados, realizando 3,26 milhões de embarques, 40 mil a mais que em maio, seu recorde anterior. A Linha 15 também atingiu seu pico histórico em agosto com 131 mil passageiros embarcados.
O patamar atual, no entanto, equivale a 81% da demanda existente há quatro anos, quando a pandemia do Covid-19 estava distante de ocorrer.
Entre os ramais mais antigos do Metrô, a Linha 2-Verde é que mais está perto de voltar aos níveis de antes da crise sanitária: em agosto ela chegou a 88% do movimento do mesmo mês de 2019. A Linha 1 vem a seguir com 78% e a Linha 3 um pouco atrás, com 77%.
O monotrilho da Linha 15, por outro lado, já transporta 61% a mais que há quatro anos, quando circulavam por suas estações apenas 2 milhões de passageiros.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Até aqui, as quatro linhas do Metrô ainda estão um pouco distantes dos totais de 2019. O mês mais fraco daquele ano foi janeiro, por conta das férias, com 80 milhões de embarques. O recorde ocorreu em outubro, quando quase 103 milhões de passageiros passaram pelos ramais.
Talvez se o Terminal São Mateus tivesse mais linhas de onibus, o monotrilho poderia ter mais demanda, muitas linhas nele possuem intervalos excessivos, de 3 a 4 horas, oq faz a população da zona leste optar pela linha 3 – Vermelha, para ir ao trabalho.
Com mais linhas de onibus, puxaria mais demanda para o monotrilho, lembro q fizeram uma coisa parecida na linha 4 – Amarela.
Quais linhas tem intervalo de 3 horas em sao mateus? As principais alimentadoras saem de 7 em 7 no pico da tarde. Monotrilho não cresce mais por nao ser atrativo nos deslocamentos. Nao pela falta de linhas alimentadoras.
Várias, 3069, 4011, 4311, entre outras, pense, como o monotrilho vai ter passageiros se eles não conseguem se deslocar até lá? Ou, se deslocam com dificuldade
Eu conheço pessoas q preferem ir pra Itaquera, justamente por conta da demora dos ônibus
Eu moro aqui na região da linha 4 teve linhas de ônibus que teve esperar a vso ficar pronta para ser ripada . E cortaram uma outra nada a ver que cruzava com a L4 próximo ao Butantã na ida e na volta passava em frente . na ida ao lado da Faria Lima e em frente da mesma . Foi cortada primeira que a 7458 jd boa vista estação da luz
“O monotrilho da Linha 15, por outro lado, já transporta 61% a mais que há quatro anos, quando circulavam por suas estações apenas 2 milhões de passageiros.”
Não duvido que muita gente da ZL que trabalhe na Paulista, Berrini, Faria Lima, esteja utilizando o monotrilho ao invés da linha 3 vermelha.
Ha outros fatores q podem explicar isso, como a extensão até Jd. Colonial e crescimento populacional.
A linha 3 também teve aumento de passageiros, mas deveria ter um certo alívio, ja q a população da zona leste teria a opção de usar o monotrilho, mas a linha 3 continua saturada.