Movimento de passageiros no Metrô de São Paulo atinge maior nível após pandemia

Quase 79 milhões de embarques foram realizados em agosto nas quatro linhas operadas pela companhia. Linha 15-Prata voltou a bater seu recorde
Linha 15-Prata voltou a bater recorde de passageiros em agosto (Jean Carlos)

Os passageiros estão retornando aos ramais operados pelo Metrô de São Paulo, mas em um ritmo bastante lento nos últimos meses. Em agosto, a companhia registrou o maior movimento de usuários desde o início da pandemia, em março de 2020.

Foram transportados no mês passado 78,6 milhões de passageiros nos quatro ramais da empresa, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.

O monotrilho, mais uma vez, bateu seu recorde de usuários transportados, realizando 3,26 milhões de embarques, 40 mil a mais que em maio, seu recorde anterior. A Linha 15 também atingiu seu pico histórico em agosto com 131 mil passageiros embarcados.

O patamar atual, no entanto, equivale a 81% da demanda existente há quatro anos, quando a pandemia do Covid-19 estava distante de ocorrer.

Volta dos passageiros é lenta mas constante

Entre os ramais mais antigos do Metrô, a Linha 2-Verde é que mais está perto de voltar aos níveis de antes da crise sanitária: em agosto ela chegou a 88% do movimento do mesmo mês de 2019. A Linha 1 vem a seguir com 78% e a Linha 3 um pouco atrás, com 77%.

O monotrilho da Linha 15, por outro lado, já transporta 61% a mais que há quatro anos, quando circulavam por suas estações apenas 2 milhões de passageiros.

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Até aqui, as quatro linhas do Metrô ainda estão um pouco distantes dos totais de 2019. O mês mais fraco daquele ano foi janeiro, por conta das férias, com 80 milhões de embarques. O recorde ocorreu em outubro, quando quase 103 milhões de passageiros passaram pelos ramais.

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7 comments
  1. Talvez se o Terminal São Mateus tivesse mais linhas de onibus, o monotrilho poderia ter mais demanda, muitas linhas nele possuem intervalos excessivos, de 3 a 4 horas, oq faz a população da zona leste optar pela linha 3 – Vermelha, para ir ao trabalho.

    Com mais linhas de onibus, puxaria mais demanda para o monotrilho, lembro q fizeram uma coisa parecida na linha 4 – Amarela.

    1. Quais linhas tem intervalo de 3 horas em sao mateus? As principais alimentadoras saem de 7 em 7 no pico da tarde. Monotrilho não cresce mais por nao ser atrativo nos deslocamentos. Nao pela falta de linhas alimentadoras.

      1. Várias, 3069, 4011, 4311, entre outras, pense, como o monotrilho vai ter passageiros se eles não conseguem se deslocar até lá? Ou, se deslocam com dificuldade

    2. Eu moro aqui na região da linha 4 teve linhas de ônibus que teve esperar a vso ficar pronta para ser ripada . E cortaram uma outra nada a ver que cruzava com a L4 próximo ao Butantã na ida e na volta passava em frente . na ida ao lado da Faria Lima e em frente da mesma . Foi cortada primeira que a 7458 jd boa vista estação da luz

  2. “O monotrilho da Linha 15, por outro lado, já transporta 61% a mais que há quatro anos, quando circulavam por suas estações apenas 2 milhões de passageiros.”
    Não duvido que muita gente da ZL que trabalhe na Paulista, Berrini, Faria Lima, esteja utilizando o monotrilho ao invés da linha 3 vermelha.

    1. Ha outros fatores q podem explicar isso, como a extensão até Jd. Colonial e crescimento populacional.

      A linha 3 também teve aumento de passageiros, mas deveria ter um certo alívio, ja q a população da zona leste teria a opção de usar o monotrilho, mas a linha 3 continua saturada.

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