A Estação Ribeirão Pires da Linha 10-Turquesa da CPTM deverá ganhar uma edificação totalmente nova. A nova estação está prevista no projeto da Segregação Sudeste da MRS Logística.
A Segregação Sudeste é um plano que visa a implantação de uma nova via de trens cargueiros na região da Linha 10-Turquesa, eliminando as interferências com os trens de passageiros e aumentando o fluxo de cargas.
No caso da Estação Ribeirão Pires, devido ao seu tombamento, é impraticável a realização de qualquer alteração drástica na estação. Tendo em vista isso, a opção para permitir a segregação de cargas é utilizar as vias existentes.
Para não prejudicar os passageiros, a MRS está elaborando o projeto da nova Estação de Ribeirão Pires que será construída ao norte da atual, após a passagem para os pedestres.
A nova estação deverá possuir um mezanino que sirva como passarela de transposição acessível para ambos os lados da ferrovia. A estação deverá ter, inicialmente, configuração em plataforma central.
Caso o TIC Eixo Sul (Santos) seja implantado utilizando as vias existentes, o projeto prevê a implantação de uma via adicional juntamente com uma nova plataforma, neste caso a estação passaria a ter configuração de plataformas laterais.
As novas vias de passageiros deverão passar pela parte de trás da plataforma sentido Jundiaí (Luz), sem interferir com as edificações. A estação antiga será descomissionada.
Veja também as adequações nas demais estações da Linha 10-Turquesa:
- Estação Mooca
- Estação Ipiranga
- Estação São Caetano do Sul
- Estação Utinga
- Estação Prefeito Saladino
- Estação Capuava
- Estação Mauá
- Estação Guapituba
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As obras da Segregação Sudeste da MRS não tem prazo para serem iniciadas. A concessionária deverá investir R$ 1,1 bilhão nas atividades que tem cronograma estimado de conclusão em aproximadamente oito anos.
Uma pergunta de leigo: Se é impossível implantar nova via entre Brás e Bom Retiro, não vai continuar havendo gargalo entre os trens de carga e da Cptm no Brás?
Sim, o gargalo entre barra funda e Brás ainda existirá, só é possível segregar nesse trecho por meio de túneis, q ninguém quer fazer, até pq teria q passar por debaixo da L1 e L4 possivelmente
Será que é viável construir um túnel entre Brás e Água Branca para trens de carga no lugar do ferroanel?
Em resposta a Eugenio, cujos comentários estão fechados.
Se o sr. acompanhasse minhas ponderações e demais colegas, iria constatar que se houve um projeto mal planejado em relação ao TIC para Campinas foi a opção de se implantar em via singela paralela em traçado sinuoso obsoleto que interferira tanto na linha 7-Rubi quanto na MRV, com a totalidade das obras previstas para serem feitas ao longo do caminho, como desapropriações, construção de tuneis ou pontes com 1 hora e 15 minutos velocidade média de 95 km/h e máxima de 140 km/h bloqueando a expansão futura
Entendo que por ser o primeiro TIC, se reaproveitar o canteiro central de rodovias em via Dupla eliminando a maioria das interferências citadas pois seriam minimizadas assim como está acontecendo inclusive nos EUA ligando Las Vegas, a Los Angeles levando ~ 2 horas para cumprir o trajeto de 350km, lá sim será um verdadeiro trem de média velocidade acontece existiriam inúmeras vantagens.
Com relação aos contratos de concessões estes últimos governos tem se notabilizado por serem muito mal elaborados, e muitos continuam em vigor por injeção de verbas permanentes favorecendo empresários como no caso entre outros da GRU Aiport, Linha-18, MRV, ViaMobilidade, e este último da extinção do Serviço-710 cuja demanda é comprovadamente a maior da CPTM em ~21% em relação a Linha 11-Coral e de grande utilidade presente e futura serão comprovadas através de pesquisas de demanda e coloquei em comentários, inclusive na Estação de Mauá.
Com a Segregação Sudeste de cargas com a conclusão do Ferroanel Norte, foi mais uma promessa de campanha de Tarcísio não cumprida, você não pesquisou antes de votar!? Nenhuma das linhas de Metrô e CPTM foram concluídas nos últimos 30 anos, quem garante que estas Linhas 14 e 20 serão!?