Como o site adiantou na semana passada, o Ministério da Infraestrutura confirmou a assinatura do aditivo contratual com a concessionária GRU Airport que pretende viabilizar a construção e operação do People Mover do Aeroporto de Guarulhos.
Prevista para este mês, a cerimônia foi confirmada para a próxima quarta-feira, 8 de setembro. “No próximo dia 8, será assinado o termo aditivo ao contrato de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos para a execução do GRU Automated People Mover (APM). Por esse instrumento, será incluída a obrigação de a atual concessionária construir e operar o People Mover, que conectará os terminais de passageiros do aeroporto à estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CTPM)”, diz a nota do Ministério atualizada nesta segunda-feira.
A expectativa é que o aditivo, que permitirá que a GRU desconte os valores para construção e operação do sistema de transporte rápido entre os terminais do aeroporto e a estação Aeroporto Guarulhos, leve à contratação do consórcio AeroGRU, liderado pela empresa gaúcha Aeromovel.
O sistema proposto pelo grupo envolve o uso de uma canaleta que movimenta os trens por meio de pressão do ar. Por conta disso, os veículos são mais leves já que os motores elétricos que geram a circulação de ar ficam instalados em pontos estratégicos da via.
Projeto mais barato, o Aeromovel foi questionado pela GRU Airport, que manifestou preocupação com a capacidade da empresa de implantar e manter o sistema de 2,6 km. A ANAC, no entanto, encerrou as discussões ao condicionar a assinatura do aditivo ao aceite de um teto de gasto para o projeto.
Por esse aditivo, a GRU terá liberdade de escolha do fornecedor, mas como o valor máximo é baseado na proposta da AeroGRU, não há opção de outra empresa – a concessionária preferia a fabricante austríaca Doppelmayr.
Segundo declarações do ministro da pasta, Tarcísio de Freitas, as obras deverão começar em janeiro e serem concluídas em dezembro de 2023.
Com intervalos médios de 6 minutos entre os trens, o People Mover tornará a ligação com a Linha 13-Jade mais rápida e confortável que os ônibus usados atualmente.
Vi a entrevista do ministro no flow. Deu para entender que o transporte ferroviário de passageiros é inviável no Brasil. Ao contrário do transporte de cargas. Depender de marco de ferrovias vai deixar as ferrovias não interessantes abandonadas.