Uma estratégia que parecia temporária acabou sendo adotada de forma definitiva pela CPTM na Linha 11-Coral neste ano, as viagens de trens entre Luz e Suzano apenas.
Introduzido durante as obras de implantação de um novo aparelho de mudança de via na Linha 12-Safira, o looping entre Luz e a estação Suzano foi mantido pela companhia durante os horários de pico.
Com isso, passageiros de estações seguintes como Brás Cubas e Mogi das Cruzes passaram a precisar desembarcar e esperar por outro trem para seguir viagem.
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A mudança provocou reclamações de usuários do trecho final do ramal de trem metropolitano. Os sites O Diário de Mogi e Gazeta Popular abordaram passageiros insatisfeitos com a medida.
Segundo alguns deles, o tempo de viagem aumentou entre 10 e 15 minutos. Até mesmo o prefeito do munícipio do Alto Tietê e os vereadores já teriam questionado a CPTM sobre a alteração.
Aos sites, a Companhia de Trens Metropolitanos justificou a nova estratégia, afirmando que o trecho Luz-Suzano responde por mais de 90% da demanda de passageiros, ou 457 mil dos 520 mil usuários que utilizam o ramal.
“A estratégia complementar adotada para minimizar os impactos da alta demanda durante a realização das obras de melhorias na Linha 12-Safira, ocorridas entre 26 de dezembro do ano passado e 13 de fevereiro de 2024, mostrou resultados favoráveis nas manobras operacionais, propiciando mais fluidez na circulação no trecho de maior movimento, entre Luz e Suzano, que representa 91,4% da demanda da linha”, disse a empresa em nota.
A CPTM explicou ainda que trecho não possui passagens de nível, o que facilita a injeção de mais trens em horários de pico, tornando as viagens mais rápidas. Além do trecho Luz-Suzano, a Linha 11 também opera no looping Luz-Guaianase e na extensão completa até Estudantes.
A verdade é que ninguém gosta de fazer baldeação, ainda mais quando é para prosseguir na mesma linha.
Estou só imaginando como vai ser quando as linhas 7 e 10 forem desmembradas e desconectadas, ou seja, com a L7 terminando em Barra Funda; e a L10, em Luz.
Não será só uma única baldeação que vai aumentar, e, comparada com a demanda de Mogi, muito mais gente será impactada, sobretudo na L7.
Victor, eu acredito em um cenário onde parte dos usuários da L7 possam migrar para a L3 também. Uma pena a falta de planejamento ter deixado a L8 subutilizada em direção ao Centro, pois ela poderia ser uma outra opção para escoar essa demanda.
Em relação ao assunto principal da matéria, eu sou a favor do looping Suzano, os números mostram que a maioria é beneficiada. Mesmo sendo um incômodo e um acréscimo de tempo no deslocamento essa é a parcela menor dos usuários e deve permanecer os argumentos técnicos.
Quem usa a L7 para ir ao ABC será prejudicado da mesma maneira, pois terão 2 baldeações – e entre usar a L3 parando em várias estações até o Brás e, futuramente, a L11 que só para na Luz, muitos nem pensarão duas vezes. Daí cria um problema, o fluxo grande de quem está nas três estações. Barra Funda, da Luz e do Brás.
Já existiam fortes indícios que foi prometido nas fantasiosas campanhas eleitorais não seriam concretizadas, porém finalmente ficaram explícitas mostrando suas verdadeiras intenções nas matéria neste site e estas mudanças do terminal da Linha 13-Jade para Barra Funda, com a Estação da Luz voltando a ser terminal da Linha 10, extinguindo o Serviço-710 prejudicando TODAS as Linhas da CPTM, principalmente a superlotada Linha 11-Coral, com a falácia de melhorias.
O governador Tarcísio confirmou em 8/6/23 que o “Metrô de São Paulo terá um novo papel nos próximos anos”, assim como a concessão das linhas 11, 12 e 13. Segundo suas palavras, será uma “revocação”!?, um redirecionamento das funções da companhia!
Fez parte do slogan da campanha do Metrô-SP em uma campanha recente: “A melhor forma para se flexibilizar o que ocorre atualmente nos sistemas públicos de transporte é o de se evitar e minimizar aglomerações e superlotações, e com relação aos usuários, é o de se deslocar da sua origem e destino com um mínimo de transbordos possível em menor tempo diário”, ou seja, se divulga uma constatação louvável e se promove uma mudança antagônica, demonstrando que se está mais preocupado com as concessões que com os usuários!?
Se a ideia era injetar mais trens no trecho com maior demanda. Que assim seguisse sem prejudicar a população mogiana que há anos, pegou o trem de 5 a 7 min e agora temos que aguardar o dobro do tempo. Nunca esse trajeto esteve tão significativo na minha vida, agora os trens vivem lotados do inicio ao fim. Muitas vezes tenho que fazer todo o trecho em pé por causa dessa mudança, um descaso com a população mogiana.
Boa Noite!!
Estrategia seria algo inteligente algo elaborado com responsábilidade para melhorar a mobilidade sobre trilhos, descomplicando a vida das pessoas, o que não é o caso aqui ao embarcar na estação esturantes por volta da 06:30 atualmente a maioria dos usuários já ficam em pé até o seu destino na 3 estação o trem já está totalmente lotado e ao retornar a diferença é que você demora mais de 01:40 para chegar até o destino estudantes se sair do Tatuapé, além é claro de estar totalmente lotado, é uma vergonha parece que não tem um controle operacional é imprecionante a incompetencia e falta de preparo dos envolvidos.
Ficou ótimo pra 90% da demanda de passageiros, agora os mogianos sentem na pele o que passamos quando eles lotavam o trem e todos das cidades seguintes lutavam por cantos pra se escorar.
10 minutos de intervalo no horário de pico é muito atraso. os trens já saem superlotados de Estudantes. precisamos rever isso.
Quem mora em Jundiapeba, Brás Cubas, Mogi das cruzes ficou complicado pra isso dar certo tem que ter composições saindo da estação estudantes! Nos horários de pico.
Como chegava lotado em Suzano se os mogianos são apenas 9 % dos usuários, de acordo com. CPTM?
Moro em Jundiapeba, já dentro do município de Mogi das Cruzes. Antes do looping eu entrava no trem sentido Luz sem problemas, ficava em pé mas podia me acomodar exatamente na metade do caminho entre duas portas, o que garante um pouco de conforto mesmo quando o trem lota ao decorrer do trajeto. Os trens demoravam no máximo 10 minutos para passar no horário de pico.
Com o looping, sou obrigado a acordar quase 1 hora mais cedo e embarcar sentido Estudantes para com sorte conseguir um lugar pra sentar. O trem ao chegar em Estudantes já fica lotado, com muita gente em pé. Quando passa novamente por Jundiapeba já não há quase lugar pra ficar, só perto das portas, que é o pior lugar pra viajar em pé. O intervalo que era de no máximo 10 minutos passou para 20 minutos, não escoa a demanda.
No retorno, na Luz, passam dois trens sentido Guaianases, um trem sentido Suzano e finalmente um sentido Estudantes. A espera chega às vezes a 25 minutos.
Não sou contra o looping em Suzano, afinal com isso os passageiros com esse destino ganharam um pouco mais de conforto. O problema é que “tiraram de um para dar ao outro”. O correto seria implantar o looping sem afetar o intervalo de trens entre Luz-Estudantes.
Minha viagem de Jundiapeba até Berrini, na linha Esmeralda, passou de 2 horas para 2 horas e 40 minutos. Dou graças a Deus por poder fazer home office na maior parte da semana, porque sempre digo que a viagem cansa mais do que o serviço. Dificultaram ainda mais a vida de quem depende do transporte aqui pela “Terra do Caqui”.
Isso só mostra que o erro desse looping é em gerar 3 loopings, o certo deveria ser um loop entre Luz e Suzano, e o outro a linha completa, deixando Guaianases como estação de inserção de trens para aliviar as estações em caso de lotação, não faz sentido criar dois loopings e causar essa espera gigantesca numa linha pendular
Agora quem pega trem cedo na estação central de Mogi das Cruzes não consegue lugar para sentar pois a composição já vem cheia da estação Estudantes devido ao menor número de trens. Não é fácil ir de pé até Tatuapé ou Brás. Parabéns Tarcísio você praticamente só faz merda.
já vão se acostumando a empresa que assumir já iria fazer afinal colocar vários trens batendo lata pra mogi e consumindo uma energia absurda e desgaste de trilhos e material rodante não faz sentido do ponto de vista de uma empresa privada. privatiza tudo tarcisio o povo de Mogi merece votou em vc em peso
Quem fez esse estudo com certeza não utiliza o sistema, basta utilizar uma vez para ver o transtorno que essa operação causa aos usuários não foi levado em conta que em Mogi temos duas grandes faculdades com entrada dos alunos bem nesse horário!
quem concorda q ficou bom é morador de suzano. so pode!! antes o intervalo era 8 a 10 mi , hoje intervalo esta sendo 19 a 25 mi. de espera. trem sai lotado de estudantes, chega em suzano, ficamos igual sardinha em lata. pessima estratégia.
Nossa viagem para Mogi ficou horrível, sou de Suzano e agora a estação fica lotada, temos que aguardar o trem com sentido a Estudantes por 20 minutos, chegando lotado e por várias vezes nem todos os usuários conseguem entrar, viagem estressante.
estudantes tá parecendo estação da luz….tá difícil, tá demorando 20 a 25 minutos na hora do rush…
Pelos comentários vejo que tem pessoas condenando o Tarcísio como se ele tivesse determinado a mudança. O que poderia ser feito, é manter o Looping Suzano Luz e fazer um Looping Suzano/Mogi das Cruzes alternando com trens diretos de Estudantes/Luz aí sim poderia minimizar 2 problemas a da superlotação e a dos altos intervalos. Tenho certeza que ajudaria muito.
Não está prejudicando só pessoal de Mogi o trem anda super lotado o tempo inteiro, ninguém senta mais, se eles querem fazer isso precisa pelo menos diminuir o intervalo está um vdd inferno isso q fizeram , pq sempre tem MTA gente que vai até Suzano em qualquer horário ai junta com um monte de passageiro q vai até estudantes está parecendo a Luz !!! Está simplesmente horrível o serviço pra todo mundo!!!
É um absurdo, tanto essa reportagem mal feita e incompleta como a iniciativa da CPTM. Os intervalos aumentaram chegando a 25 minutos, os trens já chegam lotados na Estudantes, pois muita gente pega em Suzano vão até Estudantes para irem até Luz. Não sou contra os trens irem até Suzano, o problema é que foi dividido entre Suzano, Guaianases e Estudantes, aumentando os intervalos e lotando as composições, foi mal planejado. E essa história que a maioria é de Suzano não cola, pois qdo chega em Suzano ainda tem um monte de passageiro tentando entrar. Piorou muito para todos, principalmente para os passageiros da Estudantes.
Realmente ficou muito pior! Sem falar que os intervalos para ir sentido luz saindo de Mogi estão maiores e sempre super lotados. N avista então é um caos. CPTM diz q fez estudos e blá blá blá, então é um estudo ridículo pois só piorou a vida de quem utiliza a linha 11
Existe um loop entre Guaianazes e Luz, um Entre Suzano e Luz e um terceiro entre Estudantes e Luz?
A proporção de trens é 1/3 para cada?
Caramba, aí fica difícil pra Mogi hein. Vai demorar mesmo
Na verdade são dois trens para Guaianases, um pra Suzano e um pra Estudantes:
2/4 pra Guaianases
1/4 pra Suzano
1/4 pra Estudantes
O problema é que na prática quem vai até Guaianases tem 4/4, até Suzano 2/4 e pra Estudantes só 1/4 mesmo, enquanto antes do looping era 1/2. A oferta foi cortada pela metade.
Em vez de melhorar o transporte só piora.
Os administradores dessa linha deveriam ficar na luz no horário de pico, para ver se é bom ficar esperando o trem para estudantes.
Te empurram para poder entrar.
os trens até estudantes chegam bem cheios.
Façam uma pesquisa com os usuários, pois somos nós que estamos passando perrengue
Eu só queria saber quem são esses estudiosos que fazem esses cálculos, com certeza não usa trem todos os dias, alguns estudam tanto e faz essas cagadas, nada disso explicado na matéria procede, essa CPTM, tá fazendo de propósito porque não querem a privatização, presta um serviço muito ruim, péssimo na verdade, aquele terceiro, essa mudança não cola, não procede essas informações.
Quem me dera se fosse assim…
Atualmente é Guaianazes/Suzano/Guaianazes/Estudantes/Guaianazes/Suzano
Está complicado e os atrasos após está mudança, todos os dias de estudantes até a luz difícil
sou a favor do trem ir até Estudantes desde que aumente a oferta de trem porem tecnicamente isso é impossível pq os comerciantes ao em torno da linha não quer abrir mão do fechamento das passagens de niveis e as autoridades não se preocuparam em acabar com elas também e a cptm não tem culpa pois há pouco mais de dois anos , o presidente da cptm queria aumentar a oferta de trens em mogi, porém resultaria no fechamento delas, adivinha o que aconteceu???
não deixaram pq isso afetaria o comércio local e a prefeitura acatou a reivindicação dos mesmos.
“Peço humildemente que corrijam a matéria, pois a situação é bem pior do que parece.”
O problema não é apenas a baldeação, mas principalmente a falta de trens! Durante o horário de pico, os trens saindo da Estação da Luz seguem a seguinte configuração: Guaianazes, Suzano, Guaianazes, Estudantes, Guaianazes, Suzano, Guaianazes, Estudantes. Como é possível perceber, a cada 4 trens que partem da Luz, apenas 1 vai para Mogi das Cruzes!
É crucial destacar o caos na plataforma da Estação da Luz devido ao loop operacional da mesma linha com três destinos. O primeiro trem é para Guaianazes, que muitos moradores do Alto Tietê não pegam, pois ele para antes. O segundo é para Suzano, que os passageiros de Mogi não utilizam, pois para antes de seu destino. Finalmente, o terceiro trem é para Mogi/Estudantes.
Assim, os passageiros de Mogi aguardam na plataforma até a chegada do trem com destino a sua região, enquanto os moradores do Alto Tietê não pegam o trem para Guaianazes, esperando pelo próximo trem com destino adequado. Esse cenário contribui para um ambiente tumultuado, especialmente nos horários de pico à noite.
Não compreendo de onde a CPTM tira esses dados de demanda, ou se os inventam, mas a realidade é clara para quem vai e vem da Estação Estudantes, a última da Linha 11. O caos é tanto de manhã quanto à tarde por conta das suas faculdades.
Depois de anos, finalmente acabou a baldeação em Guaianazes, chegaram os novos trens da série 8500 e um pouco de dignidade. Agora, tudo está voltando ao que era antes: retirada dos novos trens para outras linhas, baldeação e retirada massiva de trens. Como podem tratar a linha com a maior demanda de trens dessa maneira? É realmente lamentável!
E para aqueles que comemoram essa mudança, é realmente lamentável! A falta de empatia é evidente, principalmente para pessoas que moram em Mogi e tem deficiência (assim como eu, com Insuficiência cardíaca), idosos, e crianças!
É amigos o Tarcisio é culpado de tudo , pensem nos detalhes tecnicos da CPTM , basta mostrar o problema , opinião sem criticar quem não tem nada a ver com isso .
Ridículo essa desculpa que eles estão dando da passagem de nível. Todo mundo que precisa ir de trem para o trabalho sabe muito bem que todos os dias eles diminuem a velocidade ou até mesmo ficam parados até Itaquera, Tatuapé e mesmo chegando na luz. Desculpa esfarrapada isso sim. Prejudicou todos que moram em Mogi, está uma bosta a linha coral. O intervalo de tempo aumentou, para embarcar na luz é um inferno sem igual. O pessoal da CPTM sem noção nenhuma do que fizeram. Fora que para vir embora passa um para Guaianazes, Suzano e Guaianazes novamente, estudantes estão deixando de lado. Reclamo todos os dias e peço para algum funcionário acompanhar tal feito ridículo. Somos empurrados, machucados, esses dias uma criança caiu no trem. Uma plataforma com 3 destinos. Estão pedindo para privatizar, só pode.
Medida correta, que corrige a injustiça populista do trem direto a Mogi que beneficiava apenas Mogi e prejudicava o resto da Linha 11.
A medida atual beneficia 90% dos passageiros. Com a sinalização atual, não há o que fazer. Com a instalação do Cbtc, pode se estudar a implantação de alguns trens diretos para Mogi na hora do rush.
“corrige a injustiça populista do trem direto a Mogi” Caramba… aposto que voce é uma pessoa muito triste para escrever esse tipo de comentario, “Com a sinalização atual, não há o que fazer. ” engraçado que funcionava perfeitamente até mes passado… são 10% de familias, pessoas, trabalhadores, que pagam o mesmo valor da sua passagem! se não esta feliz com os “populistas” cria seu proprio metro, direto da sua casa até seu trabalho! simples assim!
Políticos de Mogi tinham transformado a Linha 11 no trem de Mogi, prejudicando 90% dos passageiros da Linha 11.
A sinalização da Linha 11 hoje não permite acrescentar mais trens e ou operar diferentes estratégias operacionais com sucesso. Com a nova sinalização, isso será possível..
Um pouco desta culpa quem tem, é a prefeitura de Mogi, com tantos anos aí se passando e não tiraram as passagens nível, se tivessem feito isso creio que todos os trens iriam até Estudantes.
Daí seriam intervalos de no máximo 6 minutos.
Sou de Suzano, para mim ficou perfeito essa mudança, quase 9 anos indo em pé ate a Luz durante 9 anos, merecemos sentar e um pouco de conforto também.
A realidade e diferente na prática, o intervalo está 12 minutos a 19, quando estou chegando sai um trem marco o tempo, e por sinal ele está indo mas devagar para encaixar no intervalo do que está virando em Suzano, população de Mogi, Biritiba, Salesópolis e Guararema que usam está sendo prejudicada, que os Deputados da região tomem providência com Governador.
Parece que o governador tem algo contra tra os mogianos.
Dificulta o deslocamento por trem e quer colocar 2 pedágios na mogi- Dutra.
O mogiano que talaricou o cara, por favor se apresente.
Se fica bom para “A”, fica ruim para “B”.
Se fica bom para “B”, fica ruim para “A”.
Não tem jeito, pois o problema está na oferta de trens da linha como um todo.
A L11 precisaria operar com no máximo 2,5 min de intervalo entre trens nos picos (e não 3,5 min).
Mas, para isso, precisa investir em mais fornecimento de energia elétrica, trens e, sobretudo, sinalização (CBTC).
No projeto original, era para ter “loop” em Suzano só (e NÃO em Guaianases também). Assim, Mogi ficaria com 50% da oferta de trens em vez de apenas meros 25%.
Porém, desta forma, será que Guaianases conseguiria ser atendida plenamente?
Senão, então teria que sair alguns trens vazios de Suzano (sentido Luz, no pico da manhã) para prestar serviço, por exemplo, a partir de Ferraz. Ou seja, seriam trens vazios de estratégia (dentro do “loop” de Suzano), como o Metrô faz.
Já no pico da tarde/noite, não vejo sentido ter 2 “loop’s” internos concomitantemente. Poderia ser só o de Suzano; ou, se não fosse possível por limitações técnicas, então, só o de Guaianases, assim também ficaria 50% da oferta para Mogi.