Chegou ao Brasil o navio com a maior tuneladora a ser utilizada em obras metroviárias do Brasil. A máquina, batizada de Cora Coralina e fabricada na China, será utilizada nas obras da Linha 2-Verde do Metrô entre Vila Prudente e Penha.
A embarcação Leopold Staff aportou nesta terça-feira (2) em Rio Grande, no sul do país. O navio partiu no dia 14 de março do porto de Taicang, na China, e percorreu a distância até o Brasil em 49 dias.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A máquina, porém, irá realizar seu desembarque no porto de Santos, com previsão para chegar no dia 5 de maio, conforme previsto pela empresa responsável pelo seu transporte.
O tatuzão utilizado nas obras da Linha 2-Verde será maior do que os utilizados nas linhas 4-Amarela e 6-Laranja. Seu diâmetro será de 11,66 metros, sendo a maior máquina deste tipo a operar no Brasil.
Após a chegada em Santos, os componentes da tuneladora deverão ser transportados por via rodoviária até o Complexo Rapadura onde será feita a montagem e iniciado os trabalhos de escavação até a estação Orfanato.
Após a conclusão da primeira etapa a tuneladora será enviada para uma vala ao norte da estação Penha, onde será remontada para a segunda etapa de escavações.
A previsão estimada de operação do novo trecho da Linha 2-Verde é para o ano de 2026.
Eu trabalho na linha 2 verde ao lado da estação vila prudente, é uma notícia muito boa porque é por aqui que essa máquina irá dar o último passo. 😁
Taí, pra quem fala besteira, bobagem, acerca da China. Será que os que falam asneiras sem saber o que estão falando, vão viajar nos trens do metrô – Linha 2 verde, sabendo que o(s) túnel(túneis) foram feitos por uma obra da engenharia chinesa ?
Bom, apesar de alguns brasileiros terem muito preconceito com a China, sabem que o país tem um dos sistemas de trilhos e metrô mais modernos do planeta.
Por falar no Rapadura, ele já está apto pra receber o tatuzão?