A Linha 19-Celeste será um dos próximos ramais de metrô a serem construídos, pelo que se espera. Com a expectativa de atingir a cidade de Guarulhos, adentrando o centro urbano do município, o novo trecho trará grandes melhorias na mobilidade das regiões que atender. Atualmente está em curso a elaboração do projeto básico do ramal.
Prosseguindo na série de matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste em Guarulhos, em nosso quarto artigo abordaremos a estação que recebe o nome da cidade e que está localizada no coração da cidade.
A estação Guarulhos estará localizada na Rua Cerqueira César entre a Rua Dom Pedro II e a Avenida Antônio de Souza nas proximidades da Praça IV Centenário. A região é marcada pela grande densidade de áreas comerciais e de serviços, como o Poli Shopping, tornando o local, naturalmente, um polo gerador de viagens.
Na região baixa, próxima à Praça IV Centenário, existe uma maior concentração de hipermercados, faculdades e também de hotéis. Essa diversificação dos tipos de serviços foi considerada na projeção inicial da estação que contará com acessos na região do calçadão e da Praça IV Centenário.
A articulação com o sistema de transporte é fundamental para o bom funcionamento da estação e para a dinâmica de deslocamentos dentro da cidade. Está prevista a integração com o corredor de ônibus da EMTU que liga Guarulhos à região do Tucuruvi. A integração com o sistema municipal se dará por paradas de ônibus convencionais.
Além da integração com os modos de média capacidade, os passageiros também contarão com espaços para o transporte individual como as baias para carros e táxis, paraciclos e um bicicletário.
A estação Guarulhos da Linha 19-Celeste terá uma demanda prevista de aproximadamente 51 mil passageiros diários. A estação deverá ser construída utilizando como método construtivo o VCA (Vala a Céu Aberto). Estima-se que a profundidade da estação seja de aproximadamente 35 metros.
Confira também as outras matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste em Guarulhos:
Nota do editor: as informações acima são preliminares, ou seja, poderão sofrer alterações e readequações após a conclusão do projeto básico.
Me incomoda muito a Linha 19 – Celeste ter apenas 15 estações na projeção atual e a onde estão finalizadas as duas pontas.
Literalmente se fizerem mais 3 estações em cada direção (6 estações a mais, 21 ao todo) o sistema Metroferroviário ficará muito melhor e mais saudável do que a loucura que vai se tornar as estações atuais do centro de São Paulo.
APÓS ANHANGABAÚ:
*Bixiga (na região do viaduto Júlio de Mesquita).
*Bela Vista (conexão com a 6 – Laranja).
*Brigadeiro (conexão com a 2 – Verde e acesso direto a Av. Paulista).
APÓS BOSQUE MAIA:
*Jardim Bom Clima (região da Av Faria Lima de Guarulhos com Tiradentes).
*Vila Barros (região da Av Otávio Braga com Tiradentes).
*Guarulhos – CECAP (conexão com a 13 – Jade e região do Aeroporto de Cumbica).
Deve inaugurar ainda no Século XXI, eu espero
… Restam 78 anos para virada de século.
Marcos, interessante seu raciocínio. Teríamos mais conexões e maior fluidez na rede.
Acredito que o Metrô deva expandir a linha 19 – conforme pretende com a linha 5-lilás, chegando no Ipiranga.
O importante, agora, é tirar essa linha do papel.
Matheus, não iria ficar legal.
Considero que o caminho mais viável no eixo após a estação Anhangabaú em uma possível extensão seria até a região do Campo Belo, a região do Ipiranga será bem servido no futuro próximo com as extensões a médio prazo com ampliação das linhas 2 Verde, 5 Lilás, Linha 10 Turquesa e Linha 15 Prata um pouco mais adiante teria opção pela estação Tiquatira pode fazer a conexão para Linha 13 Jade da CPTM sentido ao Aeroporto de Guarulhos.
As regiões citadas pelo nobre colega Marcos, também não iria ficar legal que a região é próxima os ônibus podem fazer esse papel de levar os usuários as respectivas residências.
Oi Carlos! Acho que o Matheus se referiu à linha 5-lilás chegando ao Ipiranga, e não a 19-celeste. Foi uma comparação no sentido de ampliar a linha depois que o trecho prioritário estiver pronto, como será o caso da linha 5.
Metro em guarulhos….
Kkkkk(kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Piada pro ta….
Anos atrás ouvi o mesmo tipo de comentário em relação à linha amarela e ao VLT de Santos. Então…
Olá, grato pelas matérias. Vai escrever também sobre a estações Jardim Brasil e JArdim Japão?
já existem matéria sobre as estações do trecho da linha dentro da cidade de são paulo, só o trecho guarulhos que não tínhamos um acesso fácil dessas plantas
E o trevo de Bonsucesso vai ficando kkkkkkk
está linha 19 vai sair daqui uns 50 anos pode me cobrar kkkk
Seria ótimo, caso se tornasse realidade.
Mas a verdade é que, como em todo ano eleitoral, o assunto “metrô em Guarulhos” surge, sempre com o projeto básico, ou início de projeto, ou licitação para projeto,etc…
Mas, passadas as eleições, o assunto é engavetado por mais dois anos, quando os candidatos a prefeito prometem, novamente, convênios com o governo do estado para trazer o metrô.
O lobby, por parte de empresas de ônibus que fazem as linhas de outras cidades ou de bairros como Bonsucesso em direção ao metrô armênia, por exemplo, é grande para que essa linha não saia do papel.
Sabemos o poder financeiro e político dessas empresas,
Um bom exemplo disso é o trem do aeroporto, que apesar de ser um bom meio de ligação com São Paulo, é mal servido por linhas de ônibus, forçando o cidadão à se deslocar para São Paulo de ônibus EMTU e depois pegar o metrô.
Moro no Bom Clima e para chegar ao trem do aeroporto posso esperar quase uma hora por um ônibus.
Parece que tudo é planejado para o cidadão guarulhense utilizar os ônibus EMTU ao invés de trem.
Sinceramente, eu torço para que essa linha metrô realmente saía do papel, pois trabalho no Anhangabaú. Mas creio que somente meus netos, talvez, irão usufruir dela.
Há mais de 20 anos aguardo pela extensão da linha azul, o que seria uma estação no Jaçanã e outra na Vila Galvão… O que manda realmente é o que o colega comentou acima, empresas de ônibus lucrando muito com o projeto adormecido na gaveta.
aguarda sem motivo algum, pois nunca houve interesse do mêtro em expandir pro jaçanã, já houveram estudos que comprovaram que a demanda da região já bem atendida pelos ônibus e perto o suficiente do metrô pra não justificar o investimento de sua expansão, numa situação de economia perfeita que nunca aconteceu nesse país essa extensão existiria mas não temos esse dinheiro todo, então essa extansão jamais saíria do papel, ainda mais lembrando que o jaçanã é o limite que a civilização pode avançar sobre as matas do cantareira, uma linha de metrô nesse limite iria impulsionar o crescimento da população no local que não deve ocorrer
Gostaria muito de saber sobre a extensão da linha 13 até o bairro de bonsucesso!!!
Quando começa a construção do people mover do aeroporto de Guarulhos?
Piada pronta de um projeto que nem vai sair do papel, desculpe pelo meu pessimismo, mas estou com 52 anos, sou nascido em Guarulhos, desde que me entendo por gente ouço falar do Metro chegar em Guarulhos, tudo se iniciou com a chegada da linha azul que se estenderia da Estação Santana até o Centro de Guarulhos.