A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, formou nesta semana a primeira turma de operadores formada exclusivamente por mulheres. Através de campanhas, a empresa visa aumentar a participação feminina no setor metroferroviário.
Nesta quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a concessionária realizou a conclusão do treinamento do primeiro grupo de operadoras. Ao todo foram selecionadas 12 mulheres.
O processo de seleção foi incentivado através de campanhas e de vagas destinadas ao público feminino. A realização de provas e entrevistas segue o mesmo padrão das vagas abertas ao público geral.
Além deste fato, uma supervisora mulher ministrou o treinamento para as novas profissionais do cargo de Agente de Atendimento de Operador Trem. Apesar de já ter treinado outras operadoras, até então as turmas eram majoritariamente masculinas.
A campanha para aumentar a participação feminina no setor vai além da contratação das novas operadoras. A concessionária recentemente selecionou jovens para participar de cursos de aprendizagem com possibilidade de atuar no setor de manutenção da empresa nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Que sejam muito bem vindas ao time ,ja que nas estatais ainda tá na época da pedra e tem menos vagas para elas
Nas estatais a contratação é por concurso, independente do sexo.
Ao invés de gastar seu tempo alfinetando as estatais, você deveria estar preocupado(a) em melhorar a qualidade aí na sua empresa, porque está feia a coisa, hein! Os passageiros das linhas 8 e 9 que o digam!
Boa sorte às novas operadoras de trem! Independente de qualquer coisa, que façam um bom trabalho!
Espero que essa nova turma de maquinistas tenham tido um período de treinamento adequado de pelo menos seis meses como a CPTM fazia, pois na transição para a ViaMobilidade os maquinistas só tiveram três meses de treinamento e isso não tá certo, tem que treinar num período maior do que esse! Eu tenho evitado as linhas 08 e 09 para passeios, só as usarei se precisar e espero não precisar tão cedo e só vou usá-las para passeios de novo se e quando elas tiverem mais confiáveis!