Depois de iniciar os testes com os trens da Linha 15-Prata após a estação Jardim Colonial, o Metrô de São Paulo está na reta final para concluir a obra da extensão do ramal de monotrilho após Vila Prudente.
O presidente da companhia, Silvani Pereira, revelou nesta quarta-feira (31) que o tráfego de veículos na Avenida Professor Luiz Inácio Anhaia Mello após o fim da obra bruta da área de manobras – os trabalhos seguem na instalação dos equipamentos e sistemas do track-switch e das vias.
Silvani também anunciou que o Metrô solicitou à Cetesb a Licença Ambiental de Operação (LAO) para a operação do trecho oeste. As etapas fazem parte do processo de mudanças a serem aplicada à operação da Linha 15-Prata com o novo esquema de vias.
As duas extensões têm como principal premissa permitir a manobra dos trens fora da área do trecho de circulação de passageiros. Atualmente os dois aparelhos de mudança de vias se localizam antes das estações Vila Prudente e São Mateus, impedindo estratégias mais velozes no carrossel.
Com a mudança, o Metrô poderá utilizar ambas as plataformas de Vila Prudente para realizar embarques e desembarques simultâneos. Na outra ponta isso ocorrerá na estação Jardim Colonial e no futuro, com mais estações implantadas, a companhia poderá implantar um looping interno a partir de São Mateus.
Além de otimizar a oferta no ramal de monotrilho, as mudanças também são um preparativo para o aumento na demanda da Linha 2-Verde, que chegará até Penha em 2026. Por essa razão, o Metrô também está ampliando os acessos entre as duas estações da Vila Prudente. Esse projeto tem previsão de conclusão em 2023.