O Metrô e a ViaQuatro liberaram o novo acesso da estação Paulista, da Linha 4-Amarela, nesta quarta-feira (7). A entrada foi construída onde havia um corredor lateral de um edifício vizinho ao principal acesso da estação e teve as obras iniciadas em janeiro.
O projeto para abrir a nova entrada foi bastante simples, incluindo basicamente preparar uma passagem de 50 metros por largura que varia de 2,5 a 4,5 metros. A empresa contratada, INA Serviços Técnicos, instalou itens de acessibilidade, iluminação e comunicação visual, além de introduzir portas corta-fogo na parte traseira da estação.
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O custo do projeto foi de R$ 2,55 milhões e não incluiu a instalação de uma cobertura para proteger os usuários em dias de chuva, por exemplo.
Segundo o Metrô, a entrada deve atrair cerca de 17 mil pessoas por dia e facilitar o acesso à Linha 4-Amarela. Esse total representa cerca de 16% do movimento diário da estação Paulista.
Embora tenha sido bancado pelo Metrô, o acesso será mantido pela ViaQuatro, concessionária que opera o ramal.
Licença ambiental de instalação
Em outro projeto ligado às estações Paulista e Consolação, o do túnel de interligação que aliviará o trânsito de passageiros, a Cetesb emitiu em 31 de maio a Licença Ambiental de Instalação para o Metrô.
Com ela, o Conexão Paulista/Consolação CTS, que venceu a licitação com proposta de R$ 61 milhões, poderá dar início à preparação do canteiro de obras, que inclui a abertura de um poço de ataque na Avenida Paulista.
O novo túnel terá 90 metros de extensão e largura de 7,5 metros, com capcaidade para receber 18 mil passageiros por hora. Essa ampliação significará na prática um aumento de 60% da capacidade da conexão que atualmente é de 30 mil pessoas/hora. Atualmente circulam pelas estações cerca de 165 mil pessoas.
A obra deverá levar três anos para ser concluída, o que aponta para 2026, caso não ocorram atrasos.
aí é fácil ser a favor d privatização. governo constŕoi obra com dinheiro público e repassa de graça pra empresa levar vantagem… eu também quero uma mamata dessas…
É por isso que sou contra o regime de concessão, exatamente por isso. O regime de autorização, é melhor, pois não tem dinheiro público envolvido e o risco seria totalmente privado.
Pq tem um “urso grandão” do lado da combe?
Mês de junho, aquela parada do orgulho.
É o mascote da empresa dona do prédio que fica ao lado da nova entrada da estação.
Por este valor devia ser coberta, ter uma esteira rolante ao longo do percurso e servir sorvete haagen dazs grátis por 5 anos a todos os usuários!