Nova estação Ambuitá tem obras concluídas pela ViaMobilidade

Estação da Linha 8-Diamante será inaugurada em março e atenderá passageiros na extensão operacional do ramal
Nova estação Ambuitá ficou pronta em tempo recorde
Nova estação Ambuitá ficou pronta em tempo recorde (Reprodução)

A estação Ambuitá, da Linha 8-Diamante teve as obras concluídas, segundo relatos de funcionários da ViaMobilidade envolvidos no projeto.

Localizada entre as estações Santa Rita e Amador Bueno, a nova parada atenderá os passageiros que utilizam a extensão operacional do ramal.

A previsão é que Ambuitá seja inaugurada já em março, segundo a concessionária.

Sua implantação faz parte do escopo da concessão das linhas 8 e 9 para a iniciativa privada e começou em outubro de 2023.

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O prazo original era de 36 meses, mas Ambuitá deverá ser entregue em cerca de 17 meses – a expectativa é que a abertura ocorra dentro de algumas semanas.

Imagens da nova estação mostram o acesso pronto, com placas e sinalização da Linha 8-Diamante, assim como plataformas laterais equipadas com itens comuns como lixeiras, bancos, equipamentos contra incêndio, iluminação, sistema de som, elevadores e piso tátil.

Visão da nova estação por drone (Reprodução)

A obra da estação está sendo executada pela Cahenri Engenharia, a mesma empresa que implantou o acesso sul da Estação Barueri.

Ambuitá e Varginha, da Linha 9-Esmeralda, serão as únicas adições à malha metropolitana sobre trilhos em 2025.

Para o ano que vem, no entanto, a rede deve crescer significativamente com a inauguração parcial das linhas 6-Laranja e 17-Ouro.

Obra foi tocada pela ViaMobilidade dentro da concessão das linhas 8 e 9 (Reprodução)
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  1. Ficou muito bom, muito bonita a estação e vai inaugurar bem mais rápido do que o imaginado, raridade para uma obra de estação da malha metropolitana.

    Embora não seja uma extensão no tamanho da malha metropolitana, espera-se que 2025 tenha enfim a Operação em tempo integral da Linha 11-Coral na Barra Funda.

    1. L11 na Barra Funda, e a desconexão total das linhas 7 e 10, com a L7 indo só até Barra Funda, e a L10 só até Luz, fazendo a dupla de linhas (7/10) ficar DEPENDENTE da L11 para sair da (e/ou chegar na) Barra Funda.

      Em suma: 1 passo para frente (L11 na BFU) e 2 passos para trás (desconexão das linhas 7/10).

  2. Bicicletário kkkkk quem for deixar sua bicicleta nesse bicicletário quando voltar vai encontrar 3 kkkkk ridículo isso
    Já a estação estão de Parabéns ficou show ,só falta agora acabar com essa baldeação demorada e sem sentido levando o trem direto a Amador Bueno.

    1. Levar o trem direto para Amador Bueno iria prejudicar a maioria dos passageiros da Linha 8. Essa extensão operacional é o serviço mais inútil de trens do estado. Não transporta quase ninguém e só foi mantida por motivos eleitoreiros.

      1. Concordo que não faz sentido um trem com 8 carros indo até Amador Bueno.

        Mas nenhum outro transporte levaria quem mora em Amador até a plataforma de Itapevi sentido J. Prestes em 15 min no máximo.

        O que precisa é reduzir o intervalo da extensão p/ Amador para atrair mais gente. 30 min é muito tempo. O ideal seria no máximo 15 min de intervalo.

        E quanto ao “motivo eleitoral”, bom… transporte público, acima de tudo, é uma questão política e SOCIAL, é um investimento, e não apenas um custo ou para gerar lucro para as concessionárias privadas.

  3. Bem que poderiam fazer uma parada em São João Novo e outra em São Roque pra ter acesso ao TIC leste, iria adicionar ao menos mais 15 mil passageiros a malha, poderiam até criar um TIM metropolitano entre Amador Bueno e São Roque como na linha 7

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