No segundo fim de semana de obras intensivas na estação Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, já foi visualizar as futuras alterações para os passageiros que utilizarão não só a plataforma da Linha 9-Esmeralda da CPTM como também o acesso para a futura Linha 17-Ouro, de monotrilho.
Imagens divulgadas pelo governo do estado mostram a estrutura metálica com boa parte da sua estrutura montada sobre a via da CPTM. A ponta sul da plataforma, por exemplo, perderá a cobertura para que seja possível construir o acesso ao prédio de ligação com a estação Morumbi do monotrilho. Para compensar esse trecho suprimido, a Camargo Correa, construtora responsável pela obra, já prolongou a plataforma no sentido norte.
Para o usuário, o acesso às duas estações será facilitado por uma segunda passarela que terá entrada em frente ao conjunto empresarial WT Morumbi. Ela levará até o prédio de interligação onde ficarão os bloqueios, ao contrário da entrada da linha da CPTM atual.
Outra novidade da estação Morumbi do monotrilho serão as plataformas externas, a contrário das demais – com exceção de Jardim Aeroporto. Seu acabamento também indica um visual bem diferente do padrão usado nas estações com plataforma central, cuja cobertura é arqueada. Aqui as imagens de plantas dão a entender que haverá uma estrutura retangular única que cobrirá inclusive as vias.
Mudança
A estação Morumbi, oitava da atual etapa da Linha 17, deveria ter sido construída em conjunto com outras três estações, mas o projeto original foi considerado incapaz de dar conta da demanda esperada na interligação com a Linha 9-Esmeralda. Esse primeiro projeto previa que as duas paradas teriam um único acesso e estrutura contígua ao atual centro da estação da CPTM. O Metrô então optou por retirar a estação do contrato e relicitá-la com uma estrutura mais bem dimensionada.
Os trabalhos realizados aos fins de semana foi a forma encontrada pelos envolvidos na construção para minimizar os impactos tanto na Linha 9 quanto na Marginal Pinheiros. No entanto, essas obras, que devem durar até o dia 27 de outubro sempre aos fins de semana.
Incrível como a Camargo Correa acelerou essa obra.
Não sei se é só impressão pela imagem, mas, as estações da Linha 17 serão bem menores do que as da Linha 15 né?
São mesmo, Lucas. Os trens da Linha 17 terão cinco vagões contra sete da Linha 15.
Ricardo, você sabe o que aconteceu com o Fernando do portal Ferroviando?? Ele não está mais atualizando o site dele!
Nos comentários do último “post” dele foi afirmado que por conta de projetos pessoais, ele não terá condições de dar continuidade ao trabalho do blog.
Nossa, que pena! Ele era muito bom
Ricardo, tem notícias da Linha 6 Laranja? O prazo era até dia 11 de setembro.