Projetos metroviários podem ser modificados ao longo do tempo. As revisões são realizadas visando uma melhoria da performance da rede ao mesmo tempo que depois projetos são conjugados aprimorando a capilaridade do sistema.
Em palestra realizada no fórum Interoperabilidade sobre Trilhos foi apresentada uma atualização da rede futura onde a Linha 5-Lilás sobre modificação no seu traçado na ponta nordeste.
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Segundo o novo mapa, a Linha 5-Lilás deixaria de atender a estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa e que seria o futuro ponto inicial da Linha 15-Prata. Com isso a linha seguiria ao norte atingindo a estação Parque da Mooca/São Carlos.
O traçado antigo até a estação Ipiranga contaria com duas estações intermediárias a partir de Chácara Klabin, a estação Ricardo Jafet e a estação Bom Pastor. Na nova versão, a Linha 5-Lilás parte de Chácara Klabin e vai diretamente para São Carlos em paradas intermediárias.
Nesta atualização a Linha 5 faria integração com outros trechos da malha como a Linha 10-Turquesa, Linha 6-Laranja, cuja expansão está sendo negociada com o governo do estado, a Linha 13-Jade e a futura Linha 16-Violeta.
O projeto também traz como característica a possibilidade de eliminar parte da extensão sul da Linha 13-Jade que se conectaria à Linha 5-Lilás na estação Bom Pastor.
Fato é que a região centro-sudeste de São Paulo é bastante volátil em termos de expansão de transporte. Linhas que originalmente não passariam pela região tem suas extensões cogitadas para cortar o local que tem alto potencial econômico.
A solução definitiva para a região parece estar longe de mostrar sinais de solidez. Mas, é importante que nesta etapa possam ser exploradas as possibilidades de atendimento metroferroviário compatíveis com a região e seu exponencial crescimento após a adoção dos projetos no território.
Gostei bastante das novidades apresentadas, porém com essas mudanças acredito que o projeto básico da L16 deverá ser refeito totalmente acarretando num atraso ainda maior ao início do projeto que abrange grande parte da ZL e beneficiará a maior parte da população da cidade.
Sinceramente achei interessante, porém essas mudanças repentinas nos projetos demonstram certa falta de transparência por parte do Estado.
Eu sinceramente só fico pensando onde que de fato será essa estação “Parque São Carlos”, pois com a renovação da concessão, a MRS quer ampliar o pátio dela na região, inclusive a utilizando de entreposto para fazer com que suas composições sigam viagem nos horários de vale especialmente no gargalo “Brás-Luz”.
De qualquer forma, falando sem dados e como leigo, acharia melhor a Linha 5 em Ipiranga. Iria, ao meu ver, amenizar a Linha 2- Verde especialmente na Vila Prudente, pois acho que muitos vão preferir seguir por ela (Linha 2) ao invés de dependerem do intervalo da CPTM para andarem uma estação e chegarem na Linha 5. Isso sem considerar o fato de ser contraintuitivo você andar “para trás” para andar para frente na Linha.
Além disso, a Linha 5 sem nenhuma outra estação até “Pq. São Carlos é sem sentido algum. Há um potencial enorme e uma demanda boa na região que poderia aumentar e muito a capacidade da linha. Mas ainda são projetos, tal qual a expansão da Linha 5 até o Jardim Ângela, que pouco (ou nada) andou desde Setembro/2021.
Não gostei, seria melhor continuar até o Ipiranga, pq assim aliviaria o fluxo da estação Vila Prudente.
O trem vai vir lotado da Penha, e a Vila Prudente vai estar lotada, vai ter uma sobrecarga nela, seria preciso outra alternativa, para os usuários do monotrilho, a linha 5 no Ipiranga seria uma delas
enquanto isso o prolongamento até o jd Angela ninguém fala mais.
A zona sul é esquecido em relação aos trilhos.
Eles poderiam fazer um puxadinho da linha 13 na penha com a linha 11 e 3 porque não faz sentido passar pelas linhas mais demandadas sem ter um acesso assim seria (Serra de Botucatu, Penha, Tiquatira-Gabriela Mistral) seria bem mais útil!
E tem espaço pra isso?
Q projeto anterior era muito melhor, pra essa mudança acontecer teria q ser extendido a L15 ao São Carlos para Vila Prudente não se tornar um gargalo impossível, e no projeto anterior a L13 poderia seguir ao sul até Piraporinha talvez num futuro absurdamente distante, mas já teria uma linha engatilhada em trazer uma nova demanda pra malha e distribuir ela por inúmeras conexões pelo seu caminho, seria a alternativa mais lógica, o fato de não existir estações da L5 no trajeto até São Carlos demonstra que esse mapa foi feito como teste de audiência, porque seria a mais alta burrice fazer 6km de metrô numa região central sem estações
Por que ao invés de criarem novos projetos, não terminam o original com termino no Jardim Ângela, tão carente, tão necessário.
Embora o título desta matéria se refira a uma revisão da rede sobre trilhos aponta Linha 5-Lilás chegando até a estação São Carlos, o mais sensato seria estender a Linha-5 Lilás até o Jardim Angela até o Ipiranga, “porém a parte mais significativa e relevante é o reconhecimento da insensatez da continuidade na manutenção deste projeto em construção no que se refere a Linha 13-Jade interferir em todas as linhas da CPTM principalmente as provenientes do Alto Tietê”, nas linhas 12-Safira e 11-Coral que se encontram saturadíssimas e portanto totalmente sem condições de se receber mais linhas agravando e congestionando ainda mais o gargalo Brás-Barra Funda, da forma como está a atual proposta em curso, este projeto que possui dupla finalidade e também traz como característica a possibilidade de eliminar as partes da extensão sul da Linha 13-Jade, e conectando-se diretamente na nova estação São Carlos do Serviço-710 da CPTM e sendo os usuários da linha 13-Jade poderão se usufruir de uma única conexão em “Y” sem baldeação, pois possuem a vantagem de serem da mesma modulação caso desejem prosseguir no sentido Barra Funda ou prosseguir viagem.
Não se pode esperar um grande aumento do fluxo de demanda com relação a Linha 13-Jade que já faz conexão com o aeroporto, mas sim se expandir dar prosseguimento até o Alto Tietê, fazendo-se esta ligação Bonsucesso até a São Carlos seria uma forma extremamente mais ágil e econômica do que ficar aguardando a Linha 19-Celeste.
Eu achei interessante essa nova configuração mas faria algumas mudanças
A linha 16 agr deve ir até Ipiranga, assim desafogando a linha 15.
A linha 13 poderia ser expandida pra baixo chegando no Sacomã.
E a todos que estão se perguntando onde estão as estações no trecho Ch. Klabin – S. Carlos, um pouco dps na apresentação eles mostram uma tabela que diz que seriam 4 estações, creio eu que Ricardo Jafet, Museu do Ipiranga, Vila Independência e por fim a própria São Carlos.
Achei uma medida burra em 2 sentidos, primeiro porque o passageiro que vem da Zona Leste pela Linha 15 – Prata rumo a Zona Sul, vai obrigatoriamente seguir pela Linha 2 – Verde, criando um certo sobrecarregamento desnecessário. Segundo que essa extensão da Linha 13 – Jade para a Mooca é ridícula já que a Linha 2 – Verde faz praticamente o mesmo trajeto, vai gastar bilhões nisso pra um caminho que já existe. Muito melhor investir numa extensão ao Centro de São Paulo de forma totalmente segregada das Linha 11 – Coral e 12 – Safira.
Continuo entendendo o mais sensato seria a Linha-5 Lilás em Ipiranga, no sentido de amenizar a Linha 2-Verde no Ipiranga, porém o melhor e mais racional da proposta vantajosa deste projeto que possui dupla finalidade e também traz como característica a possibilidade de eliminar as partes da extensão sul da Linha 13-Jade nas linhas 12-Safira e 11-Coral que se encontram saturadíssimas e portanto sem condições de se receber mais linhas, e conectaria diretamente à Linha 5-Lilás na nova estação São Carlos da Linha Integradora-710 da CPTM e sendo os usuários da linha 13-Jade poderão se usufruir de uma única conexão em “Y” sem transbordo caso desejem prosseguir no sentido Barra Funda.
Com relação a Linha 13-Jade deveria dar prosseguimento até Bonsucesso, jamais até Barra Funda.
Como faço para ter acesso ao projeto completo?