Se há quem duvide da importância do transporte sobre trilhos numa grande metrópole como São Paulo, os dados a seguir demonstram que a resposta é um sonoro sim. O site somou o movimento de passageiros de seis das oito estações de metrô inauguradas pelo governo do estado em 2018 e chegou a um número impressionante: nada menos que 496 mil pessoas passaram por elas no mês de abril.
O dado é mais significativo ainda porque a maior parte delas está na chamada operação assistida. É o caso das quatro estações da Linha 15-Prata, abertas no dia 6 de abril – São Lucas, Vila Tolstói, Camilo Haddad e Vila União. Somadas às entradas de visitantes na estação Oratório, esse trecho do monotrilho transportou 51,2 mil pessoas entre a data de inauguração e o dia 16 de maio, média diária de 2.133 passageiros. A mais movimentada é Vila União, atual estação terminal com 14 mil usuários no período. Como o horário permanece das 10h às 15h os trens fizeram no máximo 66 viagens no trecho. A expectativa é que esse horário seja ampliado em breve e que em julho a linha ganhe mais uma estação, Jardim Planalto, antes aguardada para abril.
Outra estação aberta em abril foi Moema, da Linha 5-Lilás. Nesse caso, no entanto, a operação assistida é realizada apenas por um trem que vai e volta até Eucaliptos das 10 horas às 15 horas. Mesmo assim, em 28 dias de funcionamento, o pequeno trecho transportou quase 95 mil passageiros mais de 5,1 mil viagens, com média diária de 3.375 usuários transportados. Os números só não são maiores porque a operação comercial da linha está prejudicada pelos intervalos maiores entre trens causados pela forma como a estação Eucaliptos está sendo atendida hoje.
Por falar nela, é de Eucaliptos o dado mais ilustrativo. De acordo com dados obtidos pelo site, a estação em frente ao Shopping Ibirapuera movimentou nada menos que 405 mil pessoas em abril. A média em dias úteis foi de 17 mil pessoas, ou seja, muito próxima do movimento estimado pelo Metrô, de 20 mil passageiros/dia. Diga-se de passagem, que esse número deverá crescer muito afinal além do intervalo mais alto praticado hoje esse movimento só vem de um sentido, a Zona Sul de São Paulo. Quando a Linha 5 for conectada à Linha 1 e 2, o que deve ocorrer em julho, haverá uma enorme demanda vinda de outras regiões da Grande São Paulo também.
O crescimento do atendimento provocado pelas novas estações é maior do que o demonstrado aqui afinal as paradas Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire também trouxeram novos usuários. Os dados, no entanto, não são divulgados pela concessionária ViaQuatro.
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Ricardo, sabe me dizer quando Moema entrará em operação comercial?
Já passou mais de 30 dias desde a inauguração.
Att.
Olá, Reinaldo, tudo bem? Deve demorar, infelizmente. Moema foi aberta às pressas e agora para que ela entre em operação comercial depende da abertura das demais estações. Possivelmente vão ampliar o horário em breve mas ainda em operação assistida.
Agora que fica a grande dúvida, essas inaugurações foram eleitoreiras, as estações foram inauguradas incompletas, mas pelo volume de pessoas transportadas e um horário bem restrito, acaba mostrando que são bem úteis e que se fosse esperar tudo ficar pronto quantos milhões de passageiros deixariam de ser transportados
Vai passando despercebido por todos, mas a conexão com as linhas azul e verde não era agora em Maio??? É exactamente disto que ninguém aguenta mais (os atrasos do governador). Isto explica porque Geraldo Alckmim tem 6% de intenção de votos e uma rejeição gigantesca.
Fico me perguntando quando será aberta a estação São Mateus.
Hoje a população que sai do extremo Leste, gasta mais de uma hora para chegar no metro penha.
Quando abrir a estação São Mateus do monotrilho, ai sim irá subir a quantidade de usuários nas novas linhas.
E com certeza vai desafogar a linha vermelha, mas em contra partida, linha verde será a mais cheia em horário de pico