Novas imagens revelam túnel após a Estação Brasilândia na Linha 6-Laranja

Túnel até o Pátio Morro Grande foi construído com o método NATM. Nas estações e trechos avançados pode-se notar a presença de rede aérea, trilhos e escadas rolantes nas estações
Túnel escavado após a estação Brasilândia (Reprodução)
Túnel escavado após a estação Brasilândia (Reprodução)

As obras da Linha 6-Laranja de metrô estão em fase avançada. Com obras civis finalizadas na maioria das estações, as equipes da Acciona realizam a montagem de sistemas ferroviários.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que em algumas estações já existem escadas rolantes instaladas, pisos nas plataformas e uma significativa extensão de trilhos.

Escadas rolantes em estação da LinhaUni (Reprodução)
Escadas rolantes em estação da LinhaUni (Reprodução)

Ao longo dos túneis o progresso é variado. Nos trechos mais avançados é possível notar a presença da laje da via permanente concluída e com as placas de apoio instaladas. Alguns trilhos estão ora fixados ora soltos para implantação posterior.

Cabe citar que a via da Linha 6-Laranja utiliza o sistema massa-mola que atenua vibrações durante a passagem dos trens.

Vias e rede aérea em instalação (Reprodução)
Vias e rede aérea em instalação (Reprodução)

Em uma das imagens é possível ver inclusive a instalação da catenária rígida no local. A barra elevada deverá sustentar fios de cobre por onde correrá 1500 V de energia que alimentará os trens.

Por fim, algumas das imagens revelam o túnel após a Estação Brasilândia. As obras neste trecho foram realizadas com o método NATM de escavação mecanizada sequencial.

Nesta área a base para a laje das vias está concluída. Ainda será necessário a instalação da laje final onde serão assentados os trilhos.

A expectativa é de que o primeiro trecho da Linha 6-Laranja entre Brasilândia e Perdizes seja entregue em 2026 enquanto a segunda etapa, até São Joaquim, seja entregue em 2027.

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