Em operação assistida desde o final de janeiro, a estação Varginha segue em obras, como mostramos recentemente.
O canal iTechdrones, parceiro do site, sobrevoou a parada da Linha 9-Esmeralda nos últimos dias e registrou o avanço da construção.
Há três frentes em atividade, a maior dela o terminal de ônibus anexo à estação. Além dele, a CPTM finaliza a extensão da via ao sul, onde haverá um estacionamento de trens e também um aparelho de mudança de via.

Por fim, Varginha logo ganhará um novo acesso, a oeste, e que só teve as obras iniciadas há poucos meses.
O trabalho aqui evoluiu bastante e a passarela construída já conta com cobertura metálica em boa parte da sua extensão.

O que as imagens de drones revelam é que o projeto original, que previa duas entradas para a estação, parece tomar a forma de apenas um acesso.
Extensão no futuro?
Nas ilustrações divulgadas há vários anos, a estrutura se estendia após a Paróquia Santíssima Trindade, na Avenida Paulo Guilguer Reimberg.
O vídeo, no entanto, mostra que o acesso é mais curto e coberto, ao lado de uma estrutura cujo objetivo não está claro. Pode ser um bicicletário, por exemplo.

Há também um muro sendo erguido em paralelo e que delimita o final da passarela. Não está claro, contudo, se a CPTM pretende concluir a passarela e implantar o segundo acesso, que ficará mais perto do terminal de ônibus da SPTrans. Em tese, há condições para isso já que os terrenos estão disponíveis.
De qualquer forma, o ritmo de avanço sugere que o novo acesso poderá ficar pronta nos próximos meses, facilitando a vida dos usuários, que hoje só contam com uma entrada.

Outra possível evolução próxima é a entrega da área de manobra dos trens, que também está nos últimos retoques. Apenas o terminal de ônibus ainda deverá demorar.
O governo fala em inauguração em 2026, quando a estação Varginha já deverá operar integrada com o restante da Linha 9-Esmeralda.