Novo Achados e Perdidos do Metrô tem até museu com objetos inusitados

Espaço foi renovado para receber os mais de 400 objetos perdidos todos os dias nos trens e estações
Nova CAP do Metrô tem até museu. (Metrô)

O Metrô recebe diariamente mais de 400 objetos perdidos encontrados nos trens e estações. Todos eles são encaminhados para a Central de Achados e Perdidos (CAP), que acaba de ganhar um novo posto de atendimento, localizado na estação Sé, centro de São Paulo.

O novo espaço, que começou a ser remodelado em 2023, tem pequeno museu onde serão expostos os mais inusitados entre os mais de 3 milhões de objetos que passaram pelo CAP desde a sua inauguração, há 49 anos. E eles são muitos!

Quem passar pela estação poderá ver desde os comuns livros antigos, instrumentos musicais e medalhas até fogão, cadeira de rodas, prótese de perna, chapéu mexicano e algema. Até uma imagem sacra de São Longuinho, popularmente conhecido por ajudar a achar objetos perdidos, poderá ser vista.

A nova Central de Achados e Perdidos da Sé ficou maior e mais tecnológica, permitindo mais conforto para os funcionários e rapidez para catalogar os objetos entregues. Entre os itens mais esquecidos estão os cartões (de banco, transporte e até de vacinação), documentos de identificação (RG, CNH, passaporte) e chaves.

Objetos ficam 60 dias guardados, mas a procura é baixa

Todos os objetos recolhidos nas estações são encaminhados para a Sé e armazenados no local para devolução por 60 dias. Se não forem resgatados por seus donos, os objetos em bom estado e os valores são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, enquanto que os documentos são destinados aos respectivos órgãos emissores.

Apesar do esforço do Metrô, a procura pelos itens não é das mais altas. Ao longo de 2024, a CAP já recebeu 53.152 objetos e entregou 15.206 aos seus donos, o que equivale a 29% de devolução. Desde 1975, quando foi inaugurado, apenas 23% foram devolvidos.

Perdeu um objeto no Metrô? A CAP funciona na estação Sé, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 20h, e pode ser acessada tanto pela área paga quanto pela área livre.

Já as consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizadas por meio da Central de Informações do Metrô, pelo telefone 0800-770 7722, todos os dias, das 5 h às 00h, ou ainda pelo site do Metrô: https://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/achados-perdidos/.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Estação São Paulo-Morumbi

Show do cantor Bruno Mars faz estações da Linha 4-Amarela baterem recordes

Related Posts