A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, concluiu com sucesso a migração do Centro de Controle Operacional (CCO) do Brás para sua nova estrutura em Presidente Altino, Osasco.
O antigo CCO das linhas 8 e 9 foi migrado para o Brás em meados de 2006. A CPTM, na época operadora de toda malha ferroviária, decidiu unificar todos os postos em um único local.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Com a concessão das duas linhas para a ViaMobilidade, tornou-se necessário a segregação administrativa, uma vez que a operação, ora unificada sob uma única empresa, deixou de existir. O site fez uma matéria detalhada sobre algumas características do novo CCO.
O novo CCO estava previsto no contrato de concessão. O local escolhido é diferente daquele onde existia o antigo centro de controle. Agora dentro do Pátio Presidente Altino, o novo ambiente facilita a comunicação entre as áreas de operação e manutenção.
” Com a mudança, o novo CCO passará a integrar agora a área de ouvidoria, o que resultará em maior agilidade no atendimento aos passageiros”, afirma a ViaMobilidade em nota divulgada na sexta-feira (21)
A migração entre Brás e Altino ocorreu neste final de semana. A operação, dentre vários outros aspectos técnicos, levou em conta a instalação de novos servidores e sistemas de apoio evitando interferências na operação das linhas.
Imagens em diversos perfis nas redes sociais indicam que o CCO já está funcionando no que se refere ao sistema de controle de tráfego (SCT) e no sistema de controle de energia (SCE). Dessa forma a ViaMobilidade operar com plena independência sem depender das estruturas da CPTM.
Jean, você sabe se vai haver alguma cerimônia de inauguração? Ou não há nada previsto?