Novo Expresso Aeroporto e fim do serviço Connect: confira a evolução da operação na Linha 13-Jade

O trecho hoje conta com serviços que facilitam o acesso ao aeroporto, mas somente a expansão fará a demanda aumentar
Plataforma do trem expresso na estação Aeroporto-Guarulhos (Jean Carlos)

O site realizou recentemente visitas técnicas acompanhadas por integrantes da diretoria de Operações da CPTM. Em nossa primeira matéria abordamos a frota de trens e o sistema de sinalização da Linha 13-Jade. Desta vez detalharemos mais aspectos operacionais e os serviços existentes no ramal.

Demanda de passageiros e aspectos operacionais

Atualmente a Linha 13-Jade transporta cerca de 18 mil passageiros por dia. Comparada com as demais linhas da CPTM, trata-se de um número muito pequeno, menor que o carregamento de várias estações individuais.

Essa demanda bastante diminuta faz com que o investimento no ramal seja comparado erroneamente a um “elefante branco”. Cabe citar que a Linha 13-Jade só atingirá seu pleno potencial após diversas ações serem concluídas.

A expansão da linha até Bonsucesso na região leste de Guarulhos poderá atrair boa parte da demanda reprimida, além de estimular economicamente a região. A maior integração com os sistemas de ônibus é igualmente importante. De nada adianta um serviço de alta capacidade sem modos que o alimentem.

Expansão até Barra Funda pode atrair mais passageiros (Jean Carlos)

Estão ocorrendo também as obras para a expansão do ramal até a estação Palmeiras-Barra Funda. Permitir a conexão entre o terminal intermodal com o Aeroporto poderá atrair grande quantidade de passageiros, dinamizando ainda mais o serviço expresso.

Ônibus e People Mover

A integração entre a estação Aeroporto Guarulhos e o maior terminal aéreo do país é feita ainda por ônibus gerenciados pela GRU Airport. Com intervalo de 15 minutos, os coletivos realizam o traslado gratuito para os terminais 1, 2 e 3.

Estão em curso as obras do People Mover que permitirá uma melhoria substancial no percurso entre a estação ferroviária e o aeroporto. A CPTM indicou que dará apoio técnico para permitir uma integração eficaz. Para tal, parte dos muros de um dos acessos deverá ser parcialmente demolido.

Ônibus de integração entre CPTM e Aeroporto (Jean Carlos)

Proteção lateral na estação 

Questionamos a equipe da Diretoria de Operação (DO) sobre a proteção lateral na estação Guarulhos CECAP. Quando da sua inauguração, a estação não contava com o instrumento que, na sua ausência, gerou transtornos após tempestades na região.

Em esclarecimento, foi confirmado que a proteção lateral já fazia parte do projeto da estação, que foi complementada posteriormente com a operação da Linha.

Estação Guarulhos CECAP sem proteção lateral (Jean Carlos)

O Expresso Aeroporto

Durante a visita questionamos a respeito das mudanças no Expresso Aeroporto. O serviço foi inaugurado em 2018 em formato bastante restritivo e com cobrança de tarifa adicional. Na época, o passageiro deveria desembolsar R$ 8,80 para usufruir da viagem expressa.

O resultado foi pífio: Trens vazios trafegando em poucos horários. O governo do estado decidiu realizar a reformulação completa do serviço que eliminou dois dos principais problemas para a adesão ao passageiro.

Expresso Aeroporto (Jean Carlos)

O primeiro deles foi a eliminação da cobrança de tarifa adicional. Classificada como uma “decisão estratégica”, a mudança permitiu maior capilaridade e atraiu mais passageiros ao serviço que liga a estação Aeroporto-Guarulhos ao centro de São Paulo.

A ideia da tarifa era tornar fazer das viagens um “serviço seletivo”. Os ganhos financeiros com a operação eram mínimos.

O aumento das partidas do expresso, de hora em hora, também foi um grande acerto. Além da previsibilidade, a oferta passou a ser maior, facilitando a programação para diversos passageiros.

Outro fator importante. O expresso aeroporto passou a não ser apenas um serviço que leva as pessoas para o aeroporto, mas principalmente para transportar os moradores de Guarulhos e os trabalhadores do aeroporto. 

Fim do Connect

No entanto, houve consequências da implantação do novo Expresso Aeroporto. Uma delas foi o encerramento do Serviço Connect que realizava viagens a partir da estação Brás nos horários de pico.

O fim do Connect foi justificado por não existirem mais faixas horárias disponíveis para o serviço. Dentro das possibilidades atuais, impostas pelo sistema de sinalização, tornou-se inviável manter este modelo de operação em conjunto com o novo expresso.

Serviço Connect (Jean Carlos)

Além disso, o Expresso Aeroporto reformulado buscou desde sua concepção ser um substituto ao serviço Connect. Hoje observa-se que este modelo de operação está apresentando acréscimo constante de passageiros com plataformas lotadas no horário de pico. Lamenta-se apenas a eliminação da parada em Brás no sentido Luz-Aeroporto Guarulhos.

A CPTM chegou a estudar uma parada do Expresso Aeroporto na estação Tatuapé e, até o momento, a atual gestão entendeu que não seria viável realizar o atendimento naquela estação. 

A situação, porém, não é definitiva. Estudos podem vir a ser realizados e, caso haja viabilidade operacional, está parada poderá ser incluída no itinerário.

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22 comments
  1. Bom dia , e se de vez colocar uma nova parada nas estações Brás ou Tatuapé, coloca-se na estação engenheiro Goulart já que os passageiros tem esse destino como objetivo?

    1. Não tem lógica, já que a linha 13 regular já atende a Estação Eng.Goulart.

      A Parada no Brás sentido Aeroporto é a mais viavel, pois ocorre a parada no sentido Luz.

      Caso contrário, o trem perde a função de ser expresso

  2. Bom dia
    Na real, a utilização desta linha dificilmente compensará para alguém.
    Se você está gastando 3 ou 4 mil reais em uma passagem aérea, não tem sentido fazer a economia de não pegar um Uber até o aeroporto.
    Vamos fazer uma conta ; tenho que sair da minha casa, pegar um busão até um terminal , ir até a zona leste pegar, o trem , pegar o novo trem , arrastando mala etc… jaa chego cansado para viajar
    Se eu pegar um Uber , com todo conforto na porta da minhas vasa , desço dentro do terminal, batem comparação, é uma economia porca…

    1. Onde já se viu é economia gigante, temos que lembrar que São Paulo é uma cidade gigante e que nem todos que vão utilizar o aeroporto tem poder aquisitivo de escolher a opção de maior conforto, considerando todas as características de como o serviço ficará mo futuro ele será sim a melhor opção de chegar no aeroporto

    2. Exatamente o que todos especialistas acham ,essa linha foi feita 100% errada ,ninguém vai fazer um monte de conexão para ir até o aeroporto ,ela teria que ser em subterrâneo e ligar a algum linha central (seja L1-AZUL/L2-VERDE/L3-VERMELHA/L4-AMARELA/L5-LILÁS/L6-LARANJA) ,para assim o pessoal acessar a linha sem muitas complicações , eu mesmo iria preferir mil vezes ir de uber para o aeroporto

    3. Em qualquer lugar do mundo, se vc está com malas grandes, a logica é ir com VAN ou carro de Uber até lá. Mesmo com trem parando dentro do aeroporto, ir e voltar com mala de 32 kg é inviavel

      Em Nagoya, tem um trem expresso que te deixa dentro da ala principal. Mas fui de carro pq tava com 2 malas grandes de 32 kg cada….

      O buraco é bem mais embaixo…

      1. Mas não serão apenas usuários do aeroporto que usarão o serviço…. Mesmo que não tenha muitos passageiros tenho certeza quem em 10 ou 20 anos terá muita demanda.

    1. Vc vai ver vários viadutos na região, para a L13-JADE chegar aii ,infelizmente esse projeto foi feito 100% errado ,algo que era pra ser em subterrâneo para assim dinamizar a demanda de Guarulhos ,no trecho onde compartilha trilhos a L11-CORAL e L12-SAFIRA será um gargalo gigantesco de treta entre os sistemas de trens metropolitanos ,já que a L12-SAFIRA com as conexões que vai receber futuramente, vai ter aumento de demanda ,e a L11-CORAL já está no talo de tantos passageiros que recebe

  3. Para começar essa linha 13-JADE para todos especialistas em mobilidade é uma cagada sem tamanho ,cptm se orgulha de uma linha que foi 100% projetada totalmente errada ,para começar era pra ser subterrâneo e se conectar a alguma linha central (seja L1-AZUL/L2-VERDE/L3-VERMELHA/L4-AMARELA/L5-LILÁS/L6-LARANJA) , construíram uma linha capenga ligando nada a lugar nenhum ,o pior é estar compartilhando vias com a L11-CORAL e L12-SAFIRA atrapalhando todo sistema de trens metropolitanos ,essa linha nunca terá a demanda que foi estimada no começo do projeto ,seja qual lado for expandido ,já que pelo projeto até Bom-Sucesso será tudo em elevado, cheio de viadutos ,deixando a região de Guarulhos ainda mais feia

    1. Fonte: Vozes da sua cabeça . . .

      Linha 5 lilás manda lembranças….antes da expansão até Klabin, era só trens batendo lata até Largo treze

      Depois da expansão, veja como é hoje…

  4. Todo mundo reclama da linha, falam que foi mal projetada e tal mas se ela não existisse também estariam reclamando kkkkkkk
    Pra dar uma guinada nessa linha basta ela ter intervalos menores e um People Mover (que a gente espera que funcione bem)
    Dou meu exemplo: eu viajo bastante, mas sempre prefiro ir de Uber, por quê? Porque sei que o trem só sai em alguns horários, sei que pode demorar e também não estou nem um pouco afim de chegar lá e ainda ter que pegar um ônibus
    Eu falo com propriedade que se os intervalos fossem menores e tivesse um sistema PM eu iria de trem pra lá todas as vezes com toda certeza
    Resumindo, acho que o futuro dessa linha ainda é promissor!

  5. A viagem de Uber até Guarulhos (saindo de Santa Cecília) pode levar entre quarenta minutos e duas horas, custando entre quarenta e cem reais. Para viajar sem malas, eu gosto da opção de levar sessenta minutos por R$4,40! O problema é que atualmente a conexão em Engenheiro Goulart leva muito tempo. E o expresso, quando havia, tinha intervalo de uma hora. Quando a linha estiver completa vai ter demanda, sim, e vai diminuir o trânsito e a poluição atmosférica na Marginal Tietê. (E até mesmo na Dutra e Ayrton Senna.)

  6. Viajo bastante, toda semana e uso frequentemente o express aeroporto. É prático e rápido. Principalmente nos horários de rush. Do centro até gru se chega em meia hora enquanto que muitas vezes de Uber ou táxi leva-se 50 minutos ou mais pra chegar.
    Fora economia.
    Quem mais reclama é quem nunca nem testou o serviço
    Porém deixo duas crítica: uma são os ônibus de integração da concessionária do aeroporto que andam sempre cheios. E a outra é o intervalo. Se o expresso fosse a casa meia hora seria ótimo.
    Qndo sair da barra funda e tiver o pm acredito que mais viajantes farão essa opção. Nada substitui a sensação de chegar em GRU olhando pra rodovia engarrafada hehehe

  7. Parabéns pela reportagem Enriquecedora , a extensão do ramal até Bom Sucesso é fundamental para chegar a uma região extremamente carente de transporte público , e ajudar a diminuir a grande ociosidade da linha em relação a sua capacidade projetada e ajudando a atender realmente quem mais precisa , no trajeto proposto para extensão desse ramal .

  8. Esse Expresso Aeroporto é a coisa que mais detesto na CPTM. Atrapalha os usuários da Linha 11 – Coral, atrapalha os usuários da Linha 12 – Safira, lota as ainda mais as estações Luz e Brás, tira potenciais viagens na Linha 12. É horrível.

    Sou super a favor que a linha chegue ao Centro, mas isso precisa ser feito de forma correta, segregada da operação das demais linhas. Ou então, num futuro, a Linha 13 funcionando apenas entre Bonsucesso e Guaiaúna, expandindo a Linha 19 – Celeste até o Cecap e inaugurando a Linha 2 – Verde em Tiquatira e a Linha 21 na própria Guaiaúna, oferencendo 3 opções de chegada ao Centro de SP.

  9. Também acho que deveriam expandir a futura linha 19 até Cecap e integrar com a linha 13 e também expandir a linha 13 até Aruja.

  10. Só penso que podemos melhorar o que já e bom.
    Se já havia a parada Tatuapé na mesma plataforma da olinha 12 pq não retornar?
    Uma das respostas que haveria confusão dos usuarios, se funciona em outros países pq não fazer aqui, se o trem já vem com o letreiro, e com sinal sonoro na estação e no trem se resolve de boa. Quando o conect saia do Brás já vinha com bastante passageiro. O retorno irá aumentar a demanda com certeza

  11. Outra coisa, a extensão tem que ser feita em etapas, primeiro até o são João e depois até Bonsucesso, assim agiliza a execução parcial do que esperar anos para ter a entrega total.
    Terminal são João é um dos mais carregados da cidade, deve perder somente ao Pimentas. Com isso já faria integração com a linha EMTU 137, 580, 096, 248 e uma possível passagem da 552.

  12. Lógico que reclamariam por ser um projeto necessário, e claro que reclamam agora pois foi mal implantado.

    Um expresso aeroporto que não chega no aeroporto, obrigando o passageiro a pegar uma conexão de ônibus carrega do malas. Do outro lado, o usuário médio de um vôo em Guarulhos, que está em algum bairro no centro/sudoeste da cidade, precisa chegar até o metrô, fazer conexão com a CPTM, fazer conexão em Eng. Goulart, para então pegar o ônibus até o terminal, tudo isso em horários até então indefinidos.
    Parece feito sob medida para só falar que fez uma linha nova na propaganda política, sem resolver de verdade e causar problemas com taxistas, Uber e empresas de ônibus.

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