Um dos possíveis entraves para que a expansão da Linha 5 entre em operação, o sistema CBTC, de controle do tráfego de trens, começou a ser testado de forma final neste domingo, 20.
Para isso, o Metrô interrompeu o serviço da linha entre meia-noite do sábado e meio dia do domingo a fim de colocar o sistema em testes avançados.
Segundo revelou recentemente nas redes sociais, o Metrô prevê a estreia do CBTC na Linha 5 Lilás em agosto. Com isso, será possível colocar em serviço os trens da frota P, que estão parados desde 2013.
Como só foram equipados com o CBTC, os trens produzidos pela espanhola CAF não podem ser usados atualmente – o sistema em operação é o ATC, só presente nos oito trens da frota F, fabricada pela Alstom. Se já pudessem ser usados, eles desafogariam a linha que, apesar de ser a menor da rede, é considerada a mais lotada de todas.
Caso cumpra o cronograma, o Metrô terá cerca de 10 meses para preparar o primeiro trecho da expansão, entre Adolfo Pinheiro e Brooklin, previsto para junho do ano que vem.
Boa notícia!