O primeiro de 19 trens da Frota S que serão usados na Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo chega ao Brasil nesta quinta-feira, 26.
A embarcação que o transporta havia partido da China em agosto e fez outras paradas pelo caminho antes de chegar ao litoral brasileiro.
Não será ainda o desembarque em Santos, previsto para ocorrer no dia 4 de outubro, e sim uma parada extra em outro porto nacional para desembarque de containers.
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A composição de monotrilho deverá seguir um trâmite semelhante ao do trem SkyRail, da BYD, que chegou em junho também vindo da China, e irá operar na Linha 17-Ouro.
No entanto, é provável que o trem S29, fabricado pela CRRC em parceria com a Alstom, não tenha tantos holofotes como seu concorrente, cuja viagem foi amplamente divulgada pelo governo.
A unidade deverá ser trazida por carretas para a capital paulista assim que for liberada pela alfândega, o que não tem um prazo certo.
Depois disso será entregue no Pátio Oratório, na Zona Leste, para ser remontada e iniciar os testes.
Reforço na frota para 2025
Embora seja praticamente idêntico à Frota M, fabricada pela Bombardier no Brasil, o novo trem ganhou uma denominação própria, mas cuja numeração parece seguir a ordem geral.
Quando o Metrô projeto a Linha 15 estimou a frota em 54 trens dos quais 27 foram encomendados no primeiro lote.
Destes dois teriam sido descomissionados após uma colisão e a retirada de equipamentos e peças para recuperar outras duas unidades danificadas.
O segundo lote é necessário para que o ramal dê conta da demanda crescente e também da expansão com mais três estações – Boa Esperança, Jacu Pêssego e Ipiranga.
Possivelmente o S29 deverá entrar em serviço em meados do ano que vem.