Novo trem da Linha 15-Prata chega ao Brasil nesta quinta-feira

Composição S29 do monotrilho fabricado pela Alstom e a CRRC na China havia partido em agosto do país. Trem será desembarcado em Santos na semana que vem
Trem S29 da Linha 15-Prata (CMSP)
Trem S29 da Linha 15-Prata (CMSP)

O primeiro de 19 trens da Frota S que serão usados na Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo chega ao Brasil nesta quinta-feira, 26.

A embarcação que o transporta havia partido da China em agosto e fez outras paradas pelo caminho antes de chegar ao litoral brasileiro.

Não será ainda o desembarque em Santos, previsto para ocorrer no dia 4 de outubro, e sim uma parada extra em outro porto nacional para desembarque de containers.

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A composição de monotrilho deverá seguir um trâmite semelhante ao do trem SkyRail, da BYD, que chegou em junho também vindo da China, e irá operar na Linha 17-Ouro.

O trem da Frota S no navio a caminho do Brasil
O trem da Frota S no navio a caminho do Brasil

No entanto, é provável que o trem S29, fabricado pela CRRC em parceria com a Alstom, não tenha tantos holofotes como seu concorrente, cuja viagem foi amplamente divulgada pelo governo.

A unidade deverá ser trazida por carretas para a capital paulista assim que for liberada pela alfândega, o que não tem um prazo certo.

Depois disso será  entregue no Pátio Oratório, na Zona Leste, para ser remontada e iniciar os testes.

Reforço na frota para 2025

Embora seja praticamente idêntico à Frota M, fabricada pela Bombardier no Brasil, o novo trem ganhou uma denominação própria, mas cuja numeração parece seguir a ordem geral.

Quando o Metrô projeto a Linha 15 estimou a frota em 54 trens dos quais 27 foram encomendados no primeiro lote.

Primeiro trem da Linha 17-Ouro no Pátio Água Espraiada
Primeiro trem da Linha 17-Ouro no Pátio Água Espraiada: processo deverá ser semelhante com o trem S29 da Linha 15

Destes dois teriam sido descomissionados após uma colisão e a retirada de equipamentos e peças para recuperar outras duas unidades danificadas.

O segundo lote é necessário para que o ramal dê conta da demanda crescente e também da expansão com mais três estações – Boa Esperança, Jacu Pêssego e Ipiranga.

Possivelmente o S29 deverá entrar em serviço em meados do ano que vem.

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