Novo trem da Linha 15-Prata é evolução tecnológica e estreará no início de 2025

Composição do monotrilho da Frota S do Metrô chegou ao país nos últimos dias, vindo da China, como parte de uma encomenda de 19 trens que será entregue até o 1º semestre de 2026
Um dos carros do trem S29 que chegou em Santos
Um dos carros do trem S29 que chegou em Santos (CMSP)

Dias atrás, o primeiro trem da Frota S, fabricada pela Alstom e a CRRC chegou ao porto de Santos, vindo da China. A composição de monotrilho será usada na Linha 15-Prata para reforçar o atendimento em meio à expansão do ramal.

Externamente, a unidade S29, a primeira delas, não parece diferente da chamada Frota M que a Bombardier produziu no Brasil há pouco mais de um década.

Os dois são considerados modelos da Innovia 300, mas a Frota S é a 5ª geração do trem e, sim, traz novas soluções tecnológicas, como confirmou o Metrô a este site.

A companhia, no entanto, não detalhou o que muda, apenas que há “diferentes sistemas operacionais e novos subfornecedores“. Este último ponto é importante já que a Frota M apresentou alguns problemas com peças de reposição.

Trem S29 da Linha 15-Prata (CMSP)
Trem S29 da Linha 15-Prata (CMSP)

Esses fatores caracterizam a Frota S como um novo projeto de trens, após uma década de aprimoramento tecnológico“, reforçou o Metrô.

Dentro de algumas semanas, o trem S29 deixará Santos e será transportado por sete carretas até o Pátio Oratório, onde será remontado e iniciará os testes estáticos e dinâmicos.

Estreia em serviço já no início de 2025

De acordo com o Metrô, a estreia operacional da nova frota ocorrerá já no 1º trimestre de 2025.

Ou seja, embora sejam um reforço para permitir o serviço nas extensões para Ipiranga e Jacu Pêssego, a unidade já será usada no atual trecho.

Trem será levado de Santos para São Paulo nas próximas semanas
Trem será levado de Santos para São Paulo nas próximas semanas

De fato, os 19 trens chegarão ao Brasil até o primeiro semestre de 2026, quando a expansão ainda estará em obras.

A situação, no entanto, criou uma dúvida: afinal o pátio da Linha 15 pode comportar tantos trens? Serão ao todo 44 composições, 25 da primeira frota e 19 da nova.

Como se sabe, o Metrô está construindo um segundo pátio na Avenida Ragueb Chohfi, mas ele só deve ficar disponível em cerca de três anos.

Trem Innovia 300
Trem Innovia 300 da Frota M, que foi fabricada no Brasil na década passada (Jean Carlos)

Atualmente, o Metrô tem capacidade para armazenar 47 trens para a operação no monotrilho, considerando toda a extensão da Linha 15-Prata e a área do Pátio Oratório“, garantiu a companhia.

Segundo ela, há ainda a possibilidade de armazenamento de trens na via como parte da estratégia comum utilizada para otimizar a operação na linha.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. Será que não há que serão descartados aqueles trens da frota M que estão inoperantes e que tiveram partes de suas peças utilizadas para manutenção das unidades operacionais?

  2. Os dois sejam considerados modelos da Innovia 300, porém a Frota S é a 5ª geração do trem trará novas soluções tecnológicas, sem exemplificar, que deveria ser o mínimo necessário quais seriam e como deveriam ser afinal passaram-se dez anos.

    Porém é fundamental se afirmar que houve evolução haverá “diferentes sistemas operacionais e novos subfornecedores“. Este último ponto é importantíssimo para recuperar partes da atual da Frota M que apresentam problemas múltiplos com peças de reposição sobressalentes.

    Esta informação contradiz e desmente o que disse um dos comentaristas recentes que trem é o exato modelo da Bombardier.

Comments are closed.

Previous Post
Poço de principal totalmente escavado (CMSP)

Concluído o poço de acesso ao túnel entre as estações Consolação e Paulista

Next Post
Obras da Linha 17-Ouro na Estação Morumbi (Marcia Alves/CMSP)

Veja o andamento das obras da Linha 17-Ouro em setembro

Related Posts