A chegada ao Brasil do trem “S29”, o primeiro de 19 composições fabricadas pela CRRC e a Alstom na China para a Linha 15-Prata, atrasou.
O navio que traz a unidade deveria ter aportado em Santos na sexta-feira, 4, mas a programação mudou e a embarcação acabou seguindo para outras cidades brasileiras.
Segundo apurou o site, a chegada na Baixada Santista deve ocorrer na semana que vem. Ainda assim será preciso desembarcá-la e então aguardar pelo desembaraço alfendegário.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A composição de monotrilho deverá seguir um trâmite semelhante ao do trem SkyRail, da BYD, que chegou em junho também vindo da China, e irá operar na Linha 17-Ouro.
A unidade deverá ser trazida por carretas para a capital paulista e entregue no Pátio Oratório, na Zona Leste, para ser remontada e iniciar os testes.
Reforço na frota para 2025
Embora seja praticamente idêntico à Frota M, fabricada pela Bombardier no Brasil, o novo trem ganhou uma denominação própria, mas cuja numeração parece seguir a ordem geral.
Quando o Metrô projeto a Linha 15 estimou a frota em 54 trens dos quais 27 foram encomendados no primeiro lote.
Destes dois teriam sido descomissionados após uma colisão e a retirada de equipamentos e peças para recuperar outras duas unidades danificadas.
O segundo lote é necessário para que o ramal dê conta da demanda crescente e também da expansão com mais três estações – Boa Esperança, Jacu Pêssego e Ipiranga.