Com a Linha 2-Verde em plena expansão até a estação Penha, o Metrô de São Paulo se prepara para dar um importante passo para a otimização da operação e incluirá trens com operação sem condutor no ramal.
Em documentação, o Metrô revelou seu plano de evolução da frota da Linha 2-Verde, que já opera com o sistema de sinalização CBTC, mas no chamado nível GoA2, onde o operador permanece com algumas funções manuais.
Além disso, a companhia batizará os 44 trens a serem encomendados em breve como “Frota R”, na sequência da Frota P, que opera na Linha 5-Lilás – as letras “N” e “Q” não foram usadas ainda e podem estar reservadas para outras frotas como os trens de monotrilho da Linha 17.
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O próprio Metrô já havia sinalizado durante audiência pública no ano passado que a nova frota teria o padrão GoA4, de operação complementamente automática, como é visto na Linha 4-Amarela, por exemplo.
Agora, no entanto, a estratégia de operação do ramal passará por quatro fases até que o novo trecho de oito estações até Penha esteja operando de forma plena.
Veja como será:
Fase 1A estabelece operação em nível GoA2 no trecho entre Vila Madalena e Vila Prudente. Ainda considera:
- Implantação de portas de plataforma em todas as estações da Linha 2-Verde
- Ampliação do Pátio Tamanduateí
- Operação das Frotas I e J, além da nova Frota R em GoA2 (Com condutor)
A Fase 1B apresenta incrementos com operação em nível GoA3 entre Vila Madalena e Vila Formosa. Inclui também:
- Portas de plataforma até a estação Vila Formosa
- Operação da Frota R em GoA3 (Com condutor supervisor)
- Operação das Frotas I e J em GoA2 (Com condutor)
A Fase 2A incluirá operação da Linha 2-Verde até a estação Penha em nível GoA3, incluindo:
- Portas de plataforma até a estação Penha
- Operação das Frotas I e R em GoA3 (Com condutor supervisor)
- Operação da Frota J em GoA2 (Com condutor)
A Fase 2B contempla a operação entre Vila Madalena e Penha com nível GoA4 (Sem condutor) considerando:
- Frota I e R em nível GoA4 (sem condutor)
- Frota J em GoA2 (com condutor)
Como fica explícito, o Metrô irá manter duas das frotas atuais na Linha 2-Verde, a I e a J, mas somente a última continuará operando com condutor no padrão GoA2. A Frota I, modernizada pelas empresas Alstom e Siemens, também irá operar no padrão GoA4, mesmo com a cabine do operador presente.
Para compreender os níveis de automação, é necessário ter em mente o que cada um deles representa. No diagrama abaixo é apresentado um resumo do que cada nível de operação representa. Ele vai do GoA1 (operação 100% comandada) até o GoA4 (operação 100% desassistida).
Além das melhorias em termos de automação, o metrô também prevê a redução do intervalo entre trens com a expansão da Linha 2-Verde de 120 segundos para 100 segundos.
Isso representa um salto na oferta de 48 mil lugares/hora/sentido para 57,6 mil lugares/hora/sentido.
Imagina que vão reformar um trem reformado (frota I). Coragem
Aboslutamente ninguem falou em reforma. Com pouquissimos ajustes qualquer trem do Metro de SP atualmente ja poderia rodar sem ngm na cabine – o critico é ter a via vedada (o que inclui portas de plataforma em todas as estacoes)
Você que pensa… metrô e trem da vida real não é ferrorama. Hoje em dia todo mundo se acha capaz de entender tudo, saber de tudo, no fundo não sabem nada, e esquecem dos famosos detalhes que fazem a diferença. Se o monotrilho da linha 15 prata tivesse um operador em sua cabine, colisões ridículas como aquelas jamais teriam ocorrido.
Se vc não sabe as colisões ocorreram qnd ele estava em modo manual, os operadores que estavam controlando, e fora de operação
Volta pra Disney kkkk lá não tem televisão ou internet pra você assistir as imagens da colisão. O trem que colidiu estava em automático.
Mas foi justamente por isso que aconteceram os acidentes…Por erros humanos, os trens não foram “vistos” pelos operadores e por isso as colisões aconteceram. Mesmo que não esteja nada concluso, é só observar o pq os acidentes não aconteceram durante o horário da operação.
São sistemas redundantes e com tecnologias diferente que observam se isso vai acontecer ou não.
Tudo na vida evolui , não dá para ficar preso ao passado . O cbtc é a evolução dos sistemas operacionais dos metros .
Tem que automatizar o seu emprego, pra você ver o que é bom! Aí você vai sentir saudades do passado. As pessoas estão sem visão nenhuma do que está acontecendo hoje em dia. Todo mundo está caminhando para ficar sem empregos.
Vai chegar uma hora e não vai demorar, as pessoas começarão a sair das cidades e voltar pro campo plantar pra ter renda e não morrer de fome.
A tecnologia é ingrata e vem pra encher o bolso de empresários que só pensam no próprio umbigo.
Você sabe quanto tempo leva pra implantar portas de plataforma em uma estação e implantar o sistema elétrico/eletrônico, realizar os testes, usando os horários da 1hs até as 4hs e nos fins de semana? E que o sistema CBTC realiza ajustes de software com frequência. Por quê ?
O correto seria fechar a linha até que as portas de plataformas e os testes sejam realizados e usar o sistema Paese.
Só vai demorar um pouquinho para que o que está dito no texto se concretizar; e olha que essas informações já são veiculadas faz muito tempo sobre implantação de PSD em todas estações das linhas 2, CBTC, driverless, inauguração de estações.
Ah sim, fechar a linha inteira até que tudo isso esteja concluído e deixar milhões apenas nas mãos do PAESE. Funciona muito bem, confie no seu potencial.
Não tem necessidade de fechar e deixar a população se ferra com com PAESE, fora q também a demanda vai ser absorvida por outras linhas e ônibus urbanos, o certo é fazer no finais de semana e/ou durante as madrugadas quando não há tanto movimento
Desemprego.