Há muito aguardado para desafogar a ligação entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela, o novo túnel entre as estações Paulista e Consolação voltou a sofrer um atraso. A nova licitação de construção da passagem, lançada pelo Metrô em março, deveria ocorrer nesta quinta-feira, 26 de maio, porém, a companhia adiou a sessão de recebimento de propostas para 13 de junho.
O Metrô tenta colocar o projeto em execução desde o final de 2020 quando a primeira versão da licitada foi lançada. Após alguns adiamentos, as propostas foram entregues em abril do ano passado, mas quatro meses depois a companhia considerou o certame fracassado após dois consórcios apresentarem propostas, o CTS – LINHAS 2 E 4, que foi inabilitado e o TDEC-TER-SOM, desclassificado.
A solução adotada pela companhia será a construção de um segundo túnel entre o final da esteira rolante e o mezanino da estação Paulista e que será usado no sentido Linha 2-Linha 4. Com isso, o trecho em ‘S’ que leva ao final da plataforma da estação Paulista será exclusivo para o fluxo de passageiros que seguem no sentido de Consolação.
O trecho do túnel onde hoje existe uma esteira, no entanto, continuará sendo dividido para ambos os fluxos. A obra tem prazo de execução estimado em 36 meses, ou seja, se o contrato for assinado no segundo semestre, a nova estrutura deverá ser disponibilizada apenas no final de 2025.
Nesta semana, o Metrô retomou outra licitação que envolve a estação Paulista, o chamado acesso Bela Cintra, que abrirá uma passagem para os fundos do prédio principal da parada.
este tunel está atrasado por mais de 10 anos e vai sair no dia de São nunca !
Tem também o túnel das Estações Luz (CPTM / Metrô) para construir….
E os passageiros continuam entrando pelo cano (apertado, diga-se de passagem) …