Aguardado há anos, o novo túnel de ligação entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela) começou a sair do papel nesta terça-feira, 29. O governo do estado autorizou simbolicamente o início dos trabalhos que terão a duração de três anos. Portanto, em teoria o novo acesso entre os dois ramais de metrô deverá ser entregue apenas em 2026, já que o contrato foi assinado agora e ainda será preciso emitir a ordem de serviço.
O novo túnel terá 90 metros de extensão e largura de 7,5 metros, com capcaidade para receber 18 mil passageiros por hora. Essa ampliação significará na prática um aumento de 60% da capacidade da conexão que atualmente é de 30 mil pessoas/hora. Atualmente circulam pelas estações cerca de 165 mil pessoas.
A função do novo túnel será de levar os usuários da estação Consolação para a Paulista, liberando a atual ligação apenas para quem segue no sentido contrário. A entrada no túnel será feita após o trecho onde há uma esteira rolante, à direita para quem segue para a Linha 4.
A construção demorada tem ao menos uma explicação. Será feita por meio de um enorme poço que servirá para ventilação e que pode ser visto nas imagens em 3D publicadas aqui. Após chegar ao nível mais baixo, a empresa contratada passará abrir os dois lados do túnel até a conexão com os trechos em operação.
A nova ligação ficará ao fim do túnel atual, pouco antes das escadas rolantes que se aproximam da estação Paulista. A conclusão do túnel deve ser feita em até 36 meses e o investimento será de cerca de R$ 61 milhões, assinado com o Consórcio Conexão Paulista/Consolação CTS.
Passagem Bela Cintra
O governo Garcia aproveitou a ocasião para anunciar o início de outro contrato, para a construção do Acesso Bela Cintra da estação Paulista. Nesse caso, uma obra bem mais simples que envolve a abertura de um corredor com de 50 metros de extensão a partir da Rua Bela Cintra e que levará ao prédio principal da estação da Linha 4-Amarela.
Segundo o Metrô, cerca de 17 mil pessoas por dia devem usar o acesso, 70% delas que hoje chegam e saem da estação Paulista pela Rua da Consolação. A obra será feita pela empresa Ina Serviços Técnicos, por um custo de R$ 2,5 milhões, e levará apenas três meses para ficar pronta.
Então já sabemos que em 2026 não ficará pronto, pode colocar um ano a mais no mínimo.