O canal parceiro do site, Itechdrones, esteve na quarta-feira, 13, visitando as obras do Complexo Penha, que envolve a construção das estações Penha da linhas 2-Verde, do Metrô, e 11-Coral, da CPTM, que farão conexão com a já existente estação da Linha 3-Vermelha, do Metrô, e um terminal de ônibus.
No vídeo é possível notar que as bases para as plataformas da estação da Linha 11 já estão adiantadas bem como o acesso subterrâneo que haverá entre esta linha e a Linha 2.
Em seguida, o drone mostra os dois prédios operacionais na superfície e que serão usados pelo Metrô (maior) e CPTM.
Na vala da estação da Linha 2-Verde, já é possível notar que o consórcio está prosseguindo com o fechamento da estação, incluindo pilares no nível da plataforma.
O tatuzão, que hoje está escavando em direção a Santa Clara, na primeira fase, terá a estação Penha como ponto início da segunda fase em direção ao Complexo Rapadura.
O canal mostrou também o VSE Penha, ao norte da estação, ao lado de um condomínio de prédios. Seria nele que a tuneladora partiria originalmente, mas a evolução das obras teria feito o Metrô rever a estratégia.
Possivelmente, a vala poderá receber o tatuzão que irá escavar em direção à estação Dutra, em Guarulhos. As obras do trecho de cinco estações deverão ter início em março de 2025.
Faz mto mais sentido essa nova estratégia de usar a vala penha pra botar o tatuzão funcionar em direção a dutra, q levem essa ideia pra frente mesmo assim elimina 150m de escavação entre a vala e a estação que sinceramente nunca fez sentido pra mim a escavação dessa vala só pra escavar as vias do estacionamento
Estão fazendo uma obra bem complexa de estações de integração (Penha) para depois a Linha 2 chegar a Guarulhos e, então, “descobrirem” que não vai dar para atender toda a demanda.
Assim, o que vão fazer? É simples: vão colocar portões em Penha e/ou Gabriela Mistral para barrar a integração com os trens metropolitanos nos horários de pico (assim como ocorre e continuará a ocorrer em Itaquera e Tatuapé).
Ou é isso, ou então é bom começar a tirar a Linha 5 de Klabin em direção à zona leste (passando pela Estação Ipiranga).
Alguma coisa vai ter de ser feita, senão a promessa de desconcentrar demanda irá para o ralo, já que ela ficará ainda mais concentrada, só que, no caso, só na Linha 2, enquanto desafoga todas as outras linhas cortadas por ela (L10, L3, L11, L12 e L13, e até o “Expresso Aeroporto”).
Mas o negócio é desafogar estações com estrutura, como a Sé, e (indiretamente) lotar estações sem estrutura para tal, como Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã.
Caramba, essa Linha 2 é o máximo mesmo!!!