O futuro próximo, agora: veja como ficará a Linha 6-Laranja do metrô

Projeções da estação Santa Marina antecipam visual que os passageiros encontrarão dentro de 18 meses
Plataforma da estação Santa Marina da Linha 6-Laranja
Plataforma da estação Santa Marina da Linha 6-Laranja (Linha Uni)

A contagem regressiva para a inauguração da Linha 6-Laranja de metrô se aproxima. Se não houver atrasos, o ramal será parcialmente aberto em outubro de 2026, portanto, dentro de pouco mais de 18 meses.

Como vocês têm acompanhado no MetrôCPTM, as obras avançam em ritmo bastante acelerado e várias estações se aproximam de 80% de execução.

A Linha Uni, concessionária responsável pelo projeto e por sua operação, pretende abrir o trecho entre Brasilândia e Perdizes numa primeira etapa. O restante do ramal, com exceção da estação 14 Bis-Saracura, deve ficar pronto um ano depois.

Ou seja, São Paulo ganhará de uma tacada só nove estações de metrô e quase 10 km de trilhos.

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Mezanino com os bloqueios da estação Santa Marina (Linha Uni)

Visão do futuro próximo

Mas como deverá ser a experiência de utilizar a nova linha paulistana? Ainda é cedo para ver isso ocorrer na realidade já que faltam os trens chegarem (a partir de junho), a conclusão das vias, instalação de sistemas e o acabamento dessas estações iniciais, entre outros serviços.

Mas uma ideia já podemos ter com as imagens publicadas neste artigo e cedidas pela concessionária.

Sala de segurança operacional (Linha Uni)

Nelas podemos notar algumas características que veremos em breve. Tratam-se de projeções da estação Santa Marina, uma das mais adiantadas do projeto.

Na primeira ilustração vemos o mezanimo onde estação os bloqueios, o SSO e o primeio lance de acesso por escadas e elevadores.

O arranjo mostrado revela uma grande iluminação natural e um espaço bastante amplo para os usuários. O acesso ao nível se dará por um conjunto central de escadas após os bloqueios que lembra estações do Underground (Tube) de Londres.

Estação será acessível e com grande iluminação natural (Linha Uni)

Comunicação visual similar à Linha 4-Amarela

Na outra imagem vemos uma das plataformas laterais, aliás, que serão padrão nas 15 estações, todas com vias centrais. É possível que escadas rolantes e fixas estão em posições separadas, distribuindo melhor o fluxo.

A Linha Uni vai adotar um padrão de comunicação visual com o laranja dominando placas e inscrições em preto. Algo similar à Linha 4-Amarela.

Todas as estações da Linha 6-Laranja terão plataformas laterais (Linha Uni)

Como virou praxe da rede metroviária de São Paulo, todas as estações contarão com portas de plataforma. Também é bem destacada a tubulação de ventilação na cor azul, outra solução vista em projetos mais recentes.

Não há, contudo, paineis eletrônicos na ilustração, algo que certamente a Linha Uni planeja usar. Espera-se, inclusive, que serviços úteis como tempo de espera pelo próximo trem e a lotação de cada carro estejam no radar da operadora.

Plataforma da estação Santa Marina da Linha 6-Laranja (Linha Uni)

Nos próximos meses, muito do que vimos aqui vão ganhar contornos reais e, espera-se, ainda mais empolgantes.

Estação Santa Marina nas últimas semanas (Acciona)
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4 comments
  1. Essa inauguração até Perdizes vai criar um caos em Água Branca… Duvido conseguirem terminarem a expansão da estação na superfície a tempo.

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