A contagem regressiva para a inauguração da Linha 6-Laranja de metrô se aproxima. Se não houver atrasos, o ramal será parcialmente aberto em outubro de 2026, portanto, dentro de pouco mais de 18 meses.
Como vocês têm acompanhado no MetrôCPTM, as obras avançam em ritmo bastante acelerado e várias estações se aproximam de 80% de execução.
A Linha Uni, concessionária responsável pelo projeto e por sua operação, pretende abrir o trecho entre Brasilândia e Perdizes numa primeira etapa. O restante do ramal, com exceção da estação 14 Bis-Saracura, deve ficar pronto um ano depois.
Ou seja, São Paulo ganhará de uma tacada só nove estações de metrô e quase 10 km de trilhos.

Visão do futuro próximo
Mas como deverá ser a experiência de utilizar a nova linha paulistana? Ainda é cedo para ver isso ocorrer na realidade já que faltam os trens chegarem (a partir de junho), a conclusão das vias, instalação de sistemas e o acabamento dessas estações iniciais, entre outros serviços.
Mas uma ideia já podemos ter com as imagens publicadas neste artigo e cedidas pela concessionária.

Nelas podemos notar algumas características que veremos em breve. Tratam-se de projeções da estação Santa Marina, uma das mais adiantadas do projeto.
Na primeira ilustração vemos o mezanimo onde estação os bloqueios, o SSO e o primeio lance de acesso por escadas e elevadores.
O arranjo mostrado revela uma grande iluminação natural e um espaço bastante amplo para os usuários. O acesso ao nível se dará por um conjunto central de escadas após os bloqueios que lembra estações do Underground (Tube) de Londres.

Comunicação visual similar à Linha 4-Amarela
Na outra imagem vemos uma das plataformas laterais, aliás, que serão padrão nas 15 estações, todas com vias centrais. É possível que escadas rolantes e fixas estão em posições separadas, distribuindo melhor o fluxo.
A Linha Uni vai adotar um padrão de comunicação visual com o laranja dominando placas e inscrições em preto. Algo similar à Linha 4-Amarela.

Como virou praxe da rede metroviária de São Paulo, todas as estações contarão com portas de plataforma. Também é bem destacada a tubulação de ventilação na cor azul, outra solução vista em projetos mais recentes.
Não há, contudo, paineis eletrônicos na ilustração, algo que certamente a Linha Uni planeja usar. Espera-se, inclusive, que serviços úteis como tempo de espera pelo próximo trem e a lotação de cada carro estejam no radar da operadora.

Nos próximos meses, muito do que vimos aqui vão ganhar contornos reais e, espera-se, ainda mais empolgantes.

Bora começar as extensões, Acciona!
Precisamos destravar SP o quanto antes!
E que venha a linha 16 com a Acciona também…
Prefiro que eles entrem em um dos lotes da futura Linha 19-Celeste
o tatuzao furou o tunio mais rápido do que essa construção externa dos prédios da estação que lerdeza
na vizinhança tem prédios sendo levandado mais rapido
Essa inauguração até Perdizes vai criar um caos em Água Branca… Duvido conseguirem terminarem a expansão da estação na superfície a tempo.