O que esperar da expansão metroferroviária em São Paulo em 2024?

Após mais um ano sem inaugurações de estações, sistema deve ser expandido apenas na Linha 9-Esmeralda. Obras, no entanto, prometem evoluir em vários canteiros
Trens de São Paulo: expansão será pequena em 2024 (Jean Carlos)

O ano de 2023 foi mais um ano em que a malha metroferroviária não cresceu em São Paulo. Uma conjunção de fatores e erros do passado acabaram impedindo que o sistema sobre trilhos se expandisse.

A única inauguração possível, a estação Varginha da Linha 9-Esmeralda, acabou postergada para 2024, enquanto outras obras estão em estágio ainda muito distante da conclusão.

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Poderia ter sido diferente no entanto. A Linha 18-Bronze, por exemplo, teria grandes chances de ter sido entregue em 2023 se o ex-governador João Dória (na época no PSDB) tivesse assinado a ordem de serviço há muito esperada.

Em vez disso, Doria resolveu cancelar o ramal de monotrilho e rescindir um contrato em que o parceiro privado cumpria sua parte. Tudo para acomodar os interesses de um grupo empresarial do ABC Paulista, que controla o transporte coletivo de ônibus.

Governo poderia ter inaugurado ou estar perto de inauguar a Linha 18-Bronze se gestão Doria não a tivesse trocado por um corredor de ônibus (VEM ABC)

Quase quatro anos após a infeliz medida, o corredor de ônibus para o lugar da Linha 18 está sendo implantado a passos de tartaruga, a despeito da promessa do ex-tucano de inaugurá-lo em curto prazo.

São atitudes discutíveis e temerárias como essa que acabam atrasando os projetos de novas linhas ferroviárias em São Paulo. A estação Varginha é outra que já poderia ter sido aberta há anos não fossem decisões erradas que fizeram o projeto ficar parado por vários anos.

Mas o que esperar de 2024? Nada de muito especial já que as obras em curso atualmente têm seu horizonte de inauguração a partir de 2026, se não houver novas trapalhadas.

Veja a seguir o que pode ocorrer no ano que está começando:

Linha 1-Azul: a grande novidade no ramal mais antigo de São Paulo é o início da instalação de mais portas de plataforma dentro do contrato com o Consórcio Kobra.

Linha 2-Verde: é a linha que passa pela maior transformação, com a expansão até Penha e oito novas estações. Mas a inauguração só ocorrerá a partir de 2026, se não houver mais atrasos. Uma boa novidade seria o avanço do projeto executivo do trecho até Dutra, em Guarulhos.

Tuneladora Cora Coralina (Jean Carlos)
Tuneladora Cora Coralina (Jean Carlos)

Linha 3-Vermelha: o ramal está prestes a contar com o sistema CBTC, de sinalização, que atrasou. Com ele e as novas portas de plataforma, as viagens deverão se tornar mais rápidas e seguras.

Linha 4-Amarela: a grande promessa é o anúncio do início da construção da extensão até Taboão da Serra, que pode ocorrer em setembro, conforme disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Linha 5-Lilás: a ViaMobilidade está implantando uma nova área na estação Santo Amaro, mas ela não ficará pronta até o fim de 2024. Assim como a Linha 4, há expectativa pelo anúncio da extensão até Jardim Ângela.

Linha 6-Laranja: a Parceria Público-Privada com a LinhaUni avança com rapidez e devemos ver os dois tatuzões perto do fim da suas escavações. Inauguração, no entanto, só em 2026.

Pátio Morro Grande deverá ser principal base técnico-administrativa a Linha Uni (Jean Carlos)
Pátio Morro Grande deverá ser principal base técnico-administrativa a Linha Uni (Jean Carlos)

Linha 7-Rubi: o ramal deverá ser leilado junto ao Trem Intercidades Eixo Norte, em fevereiro. Mudanças, entretanto, só devem ocorrer a partir de 2025 e incluem o fim da parada em Luz.

Linha 8-Diamante: espera-se que a ViaMobilidade não apensa siga recuperando a infraestrutura do ramal como passe a colocar alguns Série 8900 prestando serviço nele. Hoje eles são exclusivos da Linha 9.

Linha 9-Esmeralda: é, como dissemos, o único ramal a crescer em 2024, com Varginha. Também deverá ver sua frota de trens cada vez mais formada pelos novos Série 8900. A esperança é que as falhas sejam reduzidas.

Linha 10-Turquesa: o ramal que atende o ABC está passando por modernizações pontuais em algumas estações, mas mudanças mais significativas somente numa futura concessão.

Linha 11-Coral: a novidade do ramal será a chegada em Barra Funda, que deve ocorrer em breve.

Trem da Linha 17 (BYD)

Linha 12-Safira: a linha, antes a mais precária da CPTM, tem visto seu intervalo cair, um movimento que continua acontecendo, graças às obras de modernização. Faltam trens mais modernos, no entanto.

Linha 13-Jade: ramal mais novo da CPTM, a Linha 13 deve ter como principal acréscimo a estreia do People Mover do Aeroporto de Guarulhos, que tornará sua viagem mais interessante para quem tem voo marcado. Uma redução nos intervalos também seria bem-vinda.

Linha 15-Prata: a única linha de monotrilho em serviço está devendo o início da operação plena dos novos aparelhos de mudança de via e de um serviço mais regular, veloz e com menores intervalos. As duas expansões em curso só ficará prontas a partir de 2026.

Linha 17-Ouro: se não ficará pronta tão cedo, a Linha 17 ao menos pode render boas manchetes como a chegada do primeiro trem e, quem sabe, uma viagem de teste em algum trecho do ramal. O governo só deve abri-la mesmo em 2026.

Os dois lotes da Linha 20-Rosa (CMSP)

Novas linhas

A Linha 19-Celeste, ligação metroviária entre Guarulhos e o centro da capital paulista, está numa etapa próxima de ser possível um leilão para construção, porém, o governador flerta com a prioridade à Linha 20-Rosa, que teve o projeto básico lançado dias atrás.

Portanto, será pouco provável que ocorra algum anúncio sobre as duas em 2024, além de lançamento de sondagens de mercado e estudos para encontrar uma forma viabilizá-las.

 

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  1. E vamos de ccr ganhando o leilão da linha 7 pro terror das pessoas que a utilizam. fora o fato de acabarem com o serviço 710 e terminarem a linha em barra funda ☠️

  2. a linha 20 com prioridade sobre a linha 19 é um absurdo! claramente um atraso para a malha e uma visão extremamente política de um problema complexo que é o transporte. eles preferem dar prioridade a um projeto fantasioso e astronomicamente maior e mais demorado do que dar foco a um projeto mais avançado e pé no chão que realmente ajudaria o povo paulistano. sem contar que a linha 2 chegando até a Dutra será um enorme peso a mais que a já saturada linha teria que aguentar, a linha 19 resolveria esse problema

    1. concordo que L19 deveria começar imediatamente
      Guarulhos tem quase(se não) 1,4 milhão de habitantes.
      ABC tem corredorES!, trem, serviço expresso, etc
      Depois a L20 , com 2 as duas fases ao mesmo tempo por empresas diferentes, uma faz oeste outra faz o leste.

  3. O que fizeram com a linha 18 bronze foi um desrespeito com a população do ABC em especial São Bernardo do Campo que não tem trem e sofre pra se deslocar pra São Paulo a tempos e ouve a anos promessas desde metrô e monotrilho e agora com corredor de ônibus, uma região importante porém desprezada por governantes que passaram, prometeram e não fizeram nada.

  4. O simples fato de referir-se ao governador com termos preconceituosos e pejorativos já desqualifica seu comentário desprovido de argumentos. Bons mesmo eram os tucanos né?

  5. Amigos, por favor, acreditar que dorie ou tarssisio estiveram ou estão interessados no sistema metroviario (e todo o sistema de locomoção urbana) da Grande São Paulo é o mesmo que acreditar em coelhinho da Páscoa.

    Eles estiveram e estão preocupados em ‘governar’ para o setor privado.

    Para este ‘tipo’: transporte, segurança, satisfação do usuário e qualidade de vida do cidadão é o que menos importa.

    Para este ‘tipo’: “Importa o que vamos ganhar. E o povo? KKKKKKKKKKK faz-me rir. Quanto pior o povo ficar, mais ricos ficaremos.”

    1. Perfeito Luís, é só analisar o histórico dos últimos anos que a intenção fica clara, mas alguns bajuladores insistem em não enxergar!
      A leitura das planilhas permite concluir que nenhuma das múltiplas linhas do Metrô-SP desde que o PSDB / Republicanos assumiu, e que já fazem 30 anos estão concluídas, e continuaram incompletas se mantidas estas incoerências, pois as Linhas 1 e 3 já existiam, o mesmo ocorre com a Linha 13-Jade da CPTM que além de incompleta possui baixíssima demanda, isto faz conforme argumentos de alguns entregar linhas incompletas para concessão seja motivo para permanentemente continuar extorquindo o Estado como ocorre atualmente ficando refém e injetando verbas continuamente.
      Levianamente estão utilizando teoricamente o EIA/RIMA e o EIA que deveria analisar que os impactos potenciais no meio sócio econômico dos empreendimentos, dando ênfase aos reflexos na infraestrutura viária de transporte e logística visando o bem-estar da população, porém na prática virou um órgão político manipulado oficial para se passar um verniz para justificar as concessões atabalhoadas retirando a prioridade do Transporte Metropolitano em detrimento dos TIC.

      1. Luis e Leoni, esta ideia que vcs citaram está mais presente na vice-presidencia do governo federal, vulgo vice do Lule, ou governo do painho haha

  6. Caro, você deveria ler e se informar um pouco mais…antigas linhas da CPTM sucateadas, em péssimas condições, pelo que sei em dois anos a CCR já investiu centenas de milhões nas linhas 8 e 9, coisa que a antiga estatal não fez em décadas.

  7. porque não falou da :
    – Linha 13 Jade – indo pra Bonsucesso!?
    que fase tá em 2024?
    – Linha 14 Onix – ABC Guarulhos (via São Miguel Pra)?
    – Linha pra Sorocaba? Linha pra Santos?
    – Linha Arco Norte? Center Norte, Carandiru, Anhembi?
    – não vai acontecer NADA em 2024?

  8. esses monotrilhos aéreos São péssimos, custam caro e demoram para ser implantados, melhor seria VLT de superfície nas grandes avenidas.

  9. O trecho da Linha 11-Coral até a Barra Funda está (ou pelo menos estava) previsto até o fim de 2024…mas não duvido atrasar…

    Já na Linha 8, segundo a Prefeitura de Itapevi tem o inicio das obras da nova Estação Ambuitá, já em janeiro de 2024, com previsão de entrega em 2025

  10. O governo deveria aproveitar essa experiência negativa de pedidos judiciais de ampliação da ragueb Chohfi para a linha 15 prata e já lançar o estudo ou licitação de ampliação da avenida após o pátio ragueb, pois com certeza será motivo de ações judiciais também, melhor encurtar o processo.

  11. Sobre a L15, o governo já deveria lançar a licitação para ampliação da ragueb apos o pátio Ragueb, levando em consideração a briga dos consórcios vencedores da ampliação dela do pátio até a estação colonial

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